terça-feira, 5 de junho de 2012

Ernesto Nazareth 150 anos.


Ernesto Nazareth

Guardião do acervo de Ernesto Nazareth, um dos compositores mais importantes do Brasil, o Instituto Moreira Salles sai na frente das comemorações dos 150 anos do compositor. Um dos marcos da comemoração é o lançamento do site www.ernestonazareth150anos.com.br, dedicado a biografia, musicografia e estudos sobre o compositor.

O site tem coordenação do pianista e pesquisador Alexandre Dias, especialista na obra de Nazareth, do violonista e arranjador Paulo Aragão, idealizador do portal, e de Bia Paes Leme, coordenadora do acervo de música do IMS. No site, o público poderá ter acesso às partituras das 211 composições de Nazareth na versão original para piano, além de 60 composições na inédita versão melodia e cifra, todas com a possibilidade de download em PDF – a obra completa, na versão melodia e cifra, estará disponível para consulta e download até o final de maio. Também poderão ser encontrados textos exclusivos sobre cada obra de Nazareth; acesso à discografia completa – são mais de duas mil gravações feitas até hoje que poderão ser ouvidas mais adiante em streaming; linha do tempo com a vida e obra do compositor elaborada pelo biógrafo de Nazareth, Luiz Antonio de Almeida; e um blog. Até o final do mês de maio, constarão ainda no site manuscritos de Nazareth; arranjos para formações instrumentais variadas; farto acervo de imagens e uma hemeroteca. Todas as atualizações serão notificadas pelo blog.

Algumas raridades constam neste site, entre elas, uma carta documentando um encontro até hoje desconhecido entre Ernesto Nazareth e o escritor Machado de Assis. Também serão publicados trechos de filmes que usaram a música de Nazareth (filmes de Fred Astaire, Walt Disney, Woody Allen, entre outros).

O IMS tem como parceiro e colaborador o portal Música Brasilis (http://www.musicabrasilis.org.br/), iniciativa da cravista e pesquisadora Rosana Lanzelotte, primeiro site a disponibilizar toda a obra de Nazareth na internet.

Sobre Ernesto Nazareth:

Ernesto Nazareth (1863-1934) é um dos compositores mais importantes do Brasil. Definido por Villa-Lobos como “a verdadeira encarnação da alma musical brasileira”, influenciou gerações e gerações de músicos, contribuindo decisivamente para a formação de nossa identidade musical. A despeito de seu protagonismo na história da música popular, Nazareth ainda é um universo a ser explorado. Apesar de ter composto algumas das peças brasileiras mais gravadas em todos os tempos – Brejeiro, Odeon e Apanhei-te cavaquinho – boa parte de suas mais de 200 obras permanece pouco conhecida. Nazareth foi contemporâneo do nascimento da música popular urbana no Rio de Janeiro imperial, da explosão da polca e da formação dos primeiros conjuntos de choro. Seus 150 anos, celebrados em 20 de março de 2013, se confundem simbolicamente com os 150 anos da música popular brasileira.

Apresentação do site www.ernestonazareth150anos.com.br 

Nenhum comentário: