terça-feira, 19 de junho de 2012

Experiências brasileiras da economia criativa na Rio+20



Ministérios da Cultura e do Planejamento, Orçamento e Gestão, em conjunto com a União Europeia e a Secretaria de Estado de Cultura do Rio de Janeiro, realizam conferência Diálogos Setoriais União Europeia-Brasil sobre Economia Criativa

As experiências brasileiras da área da economia criativa serão apresentadas no primeiro dia da conferência Diálogos Setoriais União Europeia-Brasil sobre Economia Criativa, que ocorre dias 21 e 22 de junho, durante a Rio+20.
No dia 21, o primeiro diálogo é a apresentação dos Programas Rio Criativo (Secretaria de Estado de Cultura do RJ), Porto Mídia (Porto Digital) e Sapiens Artis (Sapiens Parque). O segundo tema é Criatividade e Sustentabilidade, com Bia Lessa, diretora de teatro e cinema; Guti Fraga, fundador do Grupo de Teatro Nós do Morro; Heloísa Buarque de Hollanda, escritora e pesquisadora; Fred Gelli, designer, Oskar Metsavaht, estilista e diretor criativo da Osklen e Leo Feijó, diretor do Grupo Matriz e Gerente do Rio Criativo. Eventos Culturais para Cidades Criativas estarão em debate no terceiro diálogo do dia 21, com a participação de Rodrigo Oliveira, CEO do Grupo Inhotim; Mauro Munhoz, diretor da Festa Literária Internacional de Paraty (Flip) e Cristina Braga, idealizadora do Festival Vale do Café.

No encerramento do primeiro dia serão lançadas as edições em inglês e espanhol do Plano da Secretaria da Economia Criativa – Políticas, diretrizes e ações para 2011 a 2014. Também haverá a conferência Perspectivas nacionais e internacionais para o desenvolvimento da economia criativa brasileira e suas conexões com a sustentabilidade ambiental, com a participação de Ana Paula Zacarias, chefe da Delegação da União Europeia no Brasil; Edna dos Santos-Duisenberg, chefe do Programa de Economia Criativa da Unctad, a secretária da Economia Criativa do MinC, Cláudia Leitão, e a secretária de Estado de Cultura do Rio de Janeiro, Adriana Rattes.

Os Diálogos Setoriais União Europeia-Brasil sobre Economia Criativa fazem parte da programação do Ministério da Cultura durante a Rio+20 e serão realizados no Galpão da Cidadania. As inscrições para participar do encontro estão encerradas mas, no dia do evento, o Ministério da Cultura poderá abrir para vagas remanescentes. A conferência é uma promoção dos ministérios do Planejamento, Orçamento e Gestão e da Cultura, em conjunto com a União Europeia e a Secretaria de Estado de Cultura do Rio de Janeiro.

Nenhum comentário: