segunda-feira, 18 de junho de 2012

O TRIO ATLÂNTICA É A ATRAÇÃO DE MAIS UM CONCERTO DA SÉRIE "MÚSICA NO MASP"




Formado em 2010 por jovens músicos muito promissores o Trio Atlântica tem por objetivo explorar o repertório escrito para a formação piano, violino e violoncelo escrito por composigtores brasileiros bem como por grandes compositores da história da música. Seus integrantes são:
o violinista Ariel Sanches, atualmente spalla da Camerata Fukuda, membro da Orquestra Experimental de Repertório e músico convidado das orquestras Sinfônica da USP e Jazz Sinfônica
o violoncelista Rafael Cesário, hoje membro da Orquestra de Ópera do Theatro São Pedro
e o pianista Paulo Henrique Almeida, que atualmente integra a Orquestra de Câmara da USP e é pianista co-repetidor no Theatro Municipal de São Paulo
        Grupo orientado pelo pianista Eduardo Monteiro (professor de piano e chefe do Departamento de Música da Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo), o Trio Atlântica vem fazendo história em seus dois anos de existência.
        Foi finalista na Categoria Conjunto de Câmara do concurso Pré-estreia 2011, realizado pela TV Cultura com objetivo de apresentar e valorizar os jovens intérpretes da música clássica brasileira. Já se apresentou em teatros como o do Conservatório de Tatuí, durante o VI Encontro Internacional de Pianistas. E participou de masterclasses com renomados professores, como Elisa Fukuda, Flávio Augusto e Gilberto Tinetti, no 13º Festival “Música nas Montanhas”, em Poços de Caldas, quando fez a abertura do concerto do pianista Gilberto Tinetti com o Ensemble São Paulo.

Duas obras-primas – Focado sempre no repertório original para o trio piano, violino violoncelo, o Trio Atlântica selecionou para seu concerto na Série Música no MASP as seguintes obras:
W. A. Mozart (1756-1791), Trio nº 4 em si bemol maior KV 502 – Peça em três movimentos de 1786, verdadeira obra-prima escrita quando Mozart tinha 30 anos de idade e estava no auge de sua maturidade musical.
R. Schumann (1810-1856), Trio nº 1 em ré menor Op. 63 – Obra em quatro movimentos, composta em 1847, é o mais conhecido dos três trios para piano e cordas de Schumann. É, por excelência, uma das grandes peças de câmara do repertório romântico.

S E R V I Ç O

Série MÚSICA NO MASP
Sempre às terça-feiras, 12:30 horas
19 de Junho
Trio Atlântica
Ariel Sanches, violino; Rafael Cesário, violoncelo; Paulo Henrique Almeida, piano
MASP (grande auditório, 374 lugares)
Av. Paulista 1578, Bela Vista, tels. 3266-3645 e 3266-3569
ENTRADA FRANCA
Retirada de ingressos na bilheteria do museu
Duração: ~60 min
Indicação etária: Livre para todos os públicos

Nenhum comentário: