quinta-feira, 6 de setembro de 2012

Orquestra Sinfônica Brasileira se apresenta em São Luís


Apresentação acontecerá na Lagoa da Jansen hoje

Como parte das comemorações dos 400 anos de São Luís, a Orquestra Sinfônica Brasileira vai se apresentar na capital maranhense, no próximo dia 6, às 20h, na Lagoa da Jansen. A apresentação contará com a participação de um dos maiores violonistas brasileiros, o maranhense Turibio Soares Santos, e outros mais de 20 artistas maranhenses entre músicos, arranjadores, percussionista e orquestrador, que integrarão uma equipe com 85 músicos.

De acordo com o diretor-artístico da Orquestra Sinfônica Brasileira, Fernando Bicudo, a expectativa é de fazer algo “histórico”. “É a primeira vez na história que nós vamos ter a música do Maranhão em um concerto sinfônico totalmente voltado para o Maranhão, para os ritmos maranhenses, para os artistas maranhenses. Isso é algo, realmente, inédito e que vai mostrar a força da criatividade do povo maranhense”, afirma.

Para a apresentação em São Luís, o repertório – que vai durar duas horas – terá uma novidade: haverá uma adaptação dos ritmos do Maranhão. “Nós vamos fazer um repertório em que vamos começar com um ‘Parabéns’ para São Luís, em ritmos maranhenses, que vai ser algo interessante, com a orquestra tocando um ‘Parabéns’ em ritmo de bumba meu boi, de tambor, de reggae, tudo misturado, mostrando a força e a diversidade da música da ‘Ilha do Amor’. Depois, apresentamos uma suíte de danças concertantes, com violão e orquestra, composta pelo Turibio Santos, que será interpretada por ele próprio. É a primeira audição dessa peça no Maranhão”, afirma.

A orquestra

Fundada em 1940, pelo maestro José Siqueira, a Orquestra Sinfônica Brasileira é o mais tradicional conjunto sinfônico do país, reconhecida pelo pioneirismo de suas ações, como realizar turnês pelo Brasil e exterior, apresentações ao ar livre e projetos de formação de plateia. Em sete décadas, foram quatro mil concertos realizados.


Nenhum comentário: