sexta-feira, 28 de setembro de 2012

Orquestra Sinfônica Brasileira


Eiji Oue - regente

Programa
Dvorák e Brahms

Serviço

30.09 - sábado - 20h00
Teatro Municipal do Rio de Janeiro
Pça Marechal Floriano, s/n
21-3223-9191
Rio de Janeiro - RJ
R$ 20,00 a R$ 145,00

Orquestra Sinfônica de Santo André


Carlos Moreno - regente
Fabio Martino - piano

Programa
Beethoven.

Serviço

30.09 - sábado - 20h00
Teatro Municipal de Santo André
Pça IV Centenário, s/n
Estacionamento gratuito
11-4433-0789
Santo André - SP
Entrada Franca

Ópera Barbeiro de Sevilha, de Pasiello


Orquestra do Teatro São Pedro
Angelo Cavallaro - regente

Serviço

30.09 - sábado - 20h00
Teatro São Pedro
Rua Barra Funda, 171
São Paulo - SP
R$ 20,00  R$ 40,00

Orquestra de Camara da USP


Gil Jardim - regente
Alexandre  Ficarelli - oboé
Eliane Tokechi - violino
Ricardo Kubala - viola

Serviço

30.09 - sábado - 16h00
Masp - Grande Auditório
Av. Paulista, 1578
São Paulo - SP
R$ 10,00

Musica de Camara com a Osesp



Série "Um Certo Olhar"

Regiane Martinez - soprano
Emmanuele Baldini – violino
Soraya Landim – violino
Andrés Lepage – viola
Marialibi Trisoli – violoncelo
Ana Valéria Poles – contrabaixo
Marco Antônio Cancello - flauta e piccolo

Serviço:

30.09 – sábado – 14h45
Sala São Paulo
Pça Júlio Prestes, s/n
11-4003-1212
São Paulo – SP
R$ 48,00

VIOLÃO NO MASP E CONCURSO MASP



em homenagem ao Prof. HENRIQUE PINTO

EDIÇÃO 2012


Nos meses de outubro a dezembro de 2012, acontecerá no pequeno auditório do MASP, um dos movimentos violonísticos mais importantes do Brasil: “Violão no MASP e Concurso MASP em homenagem ao Prof. Henrique Pinto”.

A curadoria da edição 2012 do "Violão no MASP", está a cargo dos violonistas Paulo Martelli, Fernando Lima, Cecilia Siqueira (Duo Siqueira Lima), que também irão presidir a banca julgadora do Concurso MASP em homenagem ao Prof. Henrique Pinto” , com coordenação geral de Amália De Vincenzo.

No período de 01/09/12 a 14/11/2012 ficarão abertas as inscrições para o Concurso MASP em Homenagem ao Prof. Henrique Pinto. As inscrições deverão ser efetivadas por meio de material (comprovante de depósito e ficha de inscrição) a ser encaminhado via correio à ADV Produções Artísticas à rua Gal Camisão, 86 – Saúde – CEP – 04143-040 – São Paulo -SP.  No envelope deverá ter a frase de identificação “SELEÇÃO PARA O CONCURSO MASP – em homenagem ao Prof. HENRIQUE PINTO 2012”

A premiação é:

- Primeiro Colocado
Premio de R$ 4.000,00.
- Segundo Colocado
Premio de R$ 2.500,00.
- Terceiro Colocado
Premio de R$ 1.500,00. 

O Concurso de Violão, será desenvolvido em duas fases:
             * 1ª fase- eliminatória  (24 de novembro às 10:00 hs)
              * 2ª fase- final  (25 de novembro às 10:00 hs)
*Aberto ao público com entrada franca*

Todas as condições, ficha de inscrição e regulamento estarão disponíveis no site : www.advproducoes.com a partir do dia 01/09.

A série de recitais “Violão no MASP” terá sua abertura no dia 06/10/12 às 16 horas com recital do Duo Siqueira Lima, composto por Fernando Lima e Cecilia Siqueira e seu encerramento no dia 08/12/12, também às 16 horas, com um recital de Paulo Martelli e Quarteto Romanov.

E, no periodo de 13 de outubro até o dia 01 de dezembro de 2012, acontecerão os recitais premiados, no pequeno auditório do MASP, com a apresentação de 2 violonistas por recital, com duração de 45 minutos cada um, totalizando o recital em 90 minutos. Com ingressos a R$7,00(meia) e R$ 14,00 (inteira).

Os violonistas interessados a se apresentar em recitais na série “Violão no Masp”, deverão inscrever-se para a seleção, no período de 06/09/12 a 25/09/2012,  enviando material solicitado por regulamento (audio, video, ficha de inscrição, foto e curriculum artístico) à ADV Produções Artísticas à rua Gal Camisão, 86 – Saúde – CEP – 04143-040 – São Paulo -SP.  No envelope deverá ter a frase de identificação “SELEÇÃO VIOLÃO NO MASP 2012 - RECITAIS”.

Todas as condições, ficha de inscrição e regulamento, também estarão, disponíveis no site : www.advproducoes.com. Para os recitalistas selecionados/aprovados, haverá pagamento de cachê no valor de R$ 2.500,00.


Sobre o projeto “Violão no MASP”: foi idealizado há mais de 30 anos pelo violonista Isaias Sávio, tendo como continuidade a coordenação o Prof. Henrique Pinto, tendo hoje como responsabilidade de continuidade do projeto a ADV produções Artísticas, sob coordenação de Amália de Vincenzo e como curadores os violonistas internacionais Fernando Lima, Cecília Siqueira e Paulo Martelli.
Tem como objetivo principal, divulgar a música erudita e popular instrumental tendo como personagem principal o instrumento “violão”, bem como, inserir profissionais no mercado e apresentar artistas já renomados do universo violonístico. Seus anos de existência, contribuíram para um verdadeiro intercambio cultural, sendo hoje, considerado pelas maiores excelências da área, como o mais importante encontro de violonistas do país. Estiveram neste projeto, nomes de grande projeção nacional e internacional: Fabio Zanon, Giacomo Bartoloni, Paulo Martelli, Duo Siqueira Lima, Brasil Guitar Duo, Mario Ulloa, Guilherme Vincens, Quaternaglia, entre outros, dignos representantes da história do violão do Brasil. Os recitais têm como foco “o violonista”, podendo envolver em sua apresentação todo o tipo de instrumento da família de cordas, sopro ou percussão (duos, trios, quartetos, etc...), desde que sejam puramente acústicos, sem qualquer tipo de amplificação. Serão ouvidos, violonistas que começam a se destacar no cenário artístico e profissionais que já tenham larga experiência. O projeto “Violão no Masp” acontece uma vez ao ano, no pequeno auditório do Masp, aos sábados com a apresentação de 2 violonistas (45 minutos cada), totalizando 90 minutos de apresentação ao vivo. A programação é feita por envio de material em áudio, vídeo e curriculum à ADV Produções e selecionada por três curadores especializados na área. Buscando uma maneira de tornar o projeto mais completo e com o intuito de agregar mais valor e promover o relacionamento entre os violonistas.

 Sobre o projeto “VIOLÃO NO MASP”: criado em 2008, com curadoria do Prof. Henrique Pinto, integrou-se ao projeto “Violão no MASP” o ”CONCURSO MASP”. O concurso concentra o foco nas Escolas de Música, abrindo um canal de novos talentos. As inscrições são feitas através de material encaminhado via correio. Os inscritos farão uma eliminatória e no dia seguinte a final do concurso. Há premiação para os 3 primeiros lugares.

Sobre o Mestre e Prof. Henrique Pinto: foi mestre catedráta, coordenador de vários cursos de violão (nível nacional e internacional), autor de vários livros sobre violão, membro-presidente de Bancas Examinadoras para seleção de docentes universitários-cadeira de violão, membro da Academia Paulista de Música, ocupando a cadeira que pertenceu ao professor Isaias Sávio
                                

CONTATO PARA IMPRENSA:
ALESSANDRA ZIMMARO VITTA
Cel.: (11) 9 8258-3037

SESC Palladium recebe Concertos para a Juventude em setembro


O SESC Palladium recebe no dia 30 de setembro mais uma apresentação da série Concertos para a Juventude. Dessa vez, a Filarmônica de Minas Gerais convida RaviShankar, assistente de chefe de naipe dos Oboés da Orquestra, para interpretar concerto de Bach no instrumento. Como regente assistente estará Marcos Arkaki. No repertório, também estão incluidas obras de Dvorák, Ginastera, Saint-Saëns e Ravel.

Os Concertos para a Juventude são dedicados à família e possuem um repertório cuidadosamente selecionado. Realizados em manhãs de domingo, eles proporcionam ao público a oportunidade de assistir às apresentações com a qualidade característica da Filartmônica de Minas, porém, com ingressos a preços populares.



Concertos para a Juventude

Dia 30 de setembro, às 11h

SESC Palladium: Rua Rio de Janeiro, 1046, Centro

Ingresso: R$5,00

Projeto "Objetos Convergentes" em Campinas


A Potência da Cultura



E se a Cultura fosse prioridade em programas de governo? Ela seria reconhecida como o fio condutor que une o direito à saúde, ao transporte, à moradia, à educação, ao trabalho, à cidade… à cidadania. Cultura como arte, habilidades humanas, mas para além das artes e da expressão simbólica, Cultura como comportamento, como atitudes e valores que se expressam desde as mínimas relações no cotidiano à economia. Assim, teríamos programas de candidatos e candidatas às prefeituras que tratariam a Cultura em toda sua Potência, central e transversal.
Como primeira medida, o fortalecimento das Secretarias e órgãos de gestão da Cultura. Não é possível que a Cultura continue sendo tratada como mero ornamento, com políticas públicas acanhadas e concentradas, tanto no espaço geográfico, quanto social, ou restritas à realização de eventos e atividades artísticas pontuais.
Em São Paulo, por exemplo, se de um lado houve a positiva e necessária recuperação de espaços como o Teatro Municipal e a Biblioteca Mário de Andrade, além da incorporação da Virada Cultural (que, em meu modo de ver, deve ser mantida e aperfeiçoada) ao calendário da cidade; de outro, o investimento em Cultura, para além do centro da cidade ou para além de um grande evento anual, ficou praticamente abandonado.
E este é o retrato de praticamente todo o país. Em Campinas, a mediocrização da gestão cultural vem desde o final do século passado (e, infelizmente, enquanto paro para pensar em alguma exceção positiva, poucos exemplos me vêem à cabeça, talvez Suzano, na grande São Paulo, não muito mais que isso).
Ao menos em cidades mais dinâmicas, como São Paulo, outros agentes e instituições assumem um papel mais ativo que as prefeituras na vida cultural da cidade; como o SESC paulista e sua programação de vanguarda, ou a iniciativa privada financiada com recursos de renúncia fiscal (mas neste caso reduzindo a Cultura à dimensão Mercadoria), além de manifestações e organizações autônomas da sociedade (como os saraus literários de periferia ou os pequenos teatros de grupo).
Sem dúvida, em cidades com as dimensões de São Paulo esta pluralidade de agentes culturais, pode e deve ser estimulada; todavia, o que não pode mais continuar acontecendo é o fraco protagonismo do poder público municipal, não somente em São Paulo como em quase todos municípios do Brasil.
Tanta coisa boa poderia acontecer se as gestões municipais fossem estruturadas a partir de uma visão ampla integradora da Cultura, sob o conceito da cidadania cultural.
Nos próximos dias, exercitarei aqui um ensaio de como isso poderia se realizar na prática, em programas de governo. Penso em quatro macro-programas, interligados e transversais, não somente entre si, no âmbito de atuação das secretarias de Cultura, mas em inter-relação com as demais secretarias e programas do governo municipal. Estes programas matriciais deveriam se desdobrar em Ações e Iniciativas.

quinta-feira, 27 de setembro de 2012

Ensenble Pulcinella e Aphélie Garlard


Programa

Luly, Rameau De La Guerre, Barrière, Leclair e Lambert

Serviço

28.09  - sexta - 20h00
Espaço Tom Jobim
Rua Jardim Botânico, 1008
21-2274+4012
Rio de Janeiro - RJ
R$ 16,00 a R$ 30,00

Orquestra Rio Camerata


Israel Menezes - regente

Programa
Handel, Mozart e Beethoven

Serviço

28.09 - sexta - 19h00
Museu do Exército - Forte da Guanabara - Sala de Exposições
Pça Coronel Eugênio Franco. 1 - Posto 6
Guanabara - RJ
Entrada Franca

Quarteto do Rio de Janeiro


Programa

Nepomuceno, Zandonade, Marcus Ribeiro

Serviço

28.09 - sexta - 1500
Arena Jovelina Pérola Negra
Pça Enio, s/n
21-2886-3886
Rio de Janeiro - RJ
Entrada Franca

Jazz Sinfônica e Ithamara Koorax interpretam João Gilberto


João Maurício Galindo - regente

Programa
obras de João Gilberto

Serviço

28.09 - sexta - 21h00
Auditório Ibirapuera
Av. Pedro Alvares Cabral
Portão 2 - Parque do Ibirapuera
São Paulo - SP
R$ 20,00

Béjart Ballet Lausanne


Sociedade Cultura Artística

Gil Ramon - direção artística

Programa
Marurice Béjart, Mahler e Ravel

Serviço

28.09 - sexta - 21h00
Teatro Municipal de São Paulo
Pça Ramos de Azevedo, s/n
4003-5020
São Paulo - SP
R$ 150,00 a R$ 390,00

Orquestra Sinfônica do Estado de São Paulo


Lawrence Renes - regente
Jean-Luis Steverman - piano

Programa
Bernsteis e Adams

Serviço

28.09 - sexta-feira - 21h00
Sala São Paulo
Pça Júlio Prestes, s/n
11-4003-1212
São Paulo - SP
R$ 26,00 a R$ 149,00

Pianista ucraniana se apresenta com a OSBA no Teatro Castro Alves



A história de Valentina Lisitsa com a música começou cedo. Aos três anos de idade, a ucraniana começou a tocar piano e um ano depois já se apresentou com seu primeiro solo. Agora a talentosa pianista chega a Salvador.
No dia 30 de setembro, os soteropolitanos podem conferir o espetáculo musical de Valentina com a Orquestra Sinfônica da Bahia (OSBA).
A apresentação acontece na Sala Principal do Teatro Castro Alves. Para este concerto, a regência será do maestro Carlos Prazeres.
Valentina Lisitsa é conhecida também por dominar um repertório que vai de Bach a Mozart, de Shostakovich a Bernstein.
Como solista, já se apresentou em grandes teatros e casas de shows como o Carnegie Hall e o Avery Fisher Hall de Nova York, o Musikverein de Viena e o Concertgebouw de Amsterdam.
Também atuou com importantes orquestras como a Sinfônica de São Paulo (Osesp), Filarmônica da Nova Zelândia e a Orquestra de Câmara de Praga. Em 2011, ela foi uma das atrações do Festival Beethoven, no Rio e São Paulo, acompanhada da Orquestra Sinfônica Brasileira.

Valentina Lisitsa e OSBA
Onde - Sala Principal do Teatro Castro Alves
Quando - 30 de setembro, às 20h
Valor - R$100 e R$50 (Filas A a P), R$80 e R$40 (Filas Q a Z), R$60 e R$30 (Filas Z1 a Z11)

No MASP - O ESPECTRO DIVERSO - 600 ANOS DE CERÂMICA COREANA



De 17 de agosto, sexta-feira, a 25 de novembro de 2012, domingo.

Dinastias e estilos

Uma dos mais marcantes manifestações artísticas orientais, a arte cerâmica chega a São Paulo no próximo dia 17, sexta-feira, em exposição concebida especialmente para o MASP – Museu de Arte de São Paulo Assis Chateaubriand. Com mais de 70 obras-primas da coleção do Museu Nacional da Coreia, todas inéditas no Brasil, O espectro diverso – 600 anos de cerâmica coreana explora a tradição ousada e surpreendentemente moderna da cerâmica que floresceu na Coreia durante. Com curadoria de Heagyeong Lee, do Museu Nacional da Coreia a exposição integra as comemorações dos 50 anos da imigração coreana ao Brasil e fica em cartaz até 25 de novembro no museu paulista.

Destaque em museus como o Metropolitan de Nova York e Museu de História Natural de Washington, a cerâmica coreana ocupa lugar de destaque no gênero e pela primeira vez será mostrada no Brasil. Na visão de Teixeira Coelho, curador do MASP, “será uma ocasião singular para apreciar a manifestação da beleza em seu estado mais puro, apesar da funcionalidade que as peças mostradas possam ter”.

Em texto de apresentação da mostra, ele escreve: “A criação de recipientes em cerâmica é um dos mais antigos modos de unir a funcionalidade dos objetos aos mais elevados princípios estéticos e filosóficos. É nela que se distingue com clareza a ética da estética, ou a vinculação da busca da forma adequada e, se possível, perfeita, aos princípios que devem reger a vida e o comportamento humanos”.

O espectro diverso – 600 anos de cerâmica coreana é uma iniciativa conjunta do MASP, Fundação Coreia e Museu Nacional da Coreia e tem patrocínio da Korean Airlines.
As dinastias e ideologias religiosas e filosóficas eram fortes influenciadores das artes e manufaturas na Coreia e os motivos e técnicas usados nas porcelanas foram claramente pautados neste contexto. A Dinastia Joseon (1392-1910), que durou cinco séculos e sucedeu à Goryeo (918-1392), trouxe uma grande mudança de paradigmas e presenciou o desenvolvimento do que é considerada a época de ouro da produção ceramista.

Inicialmente, esta porcelana só era usado pela família real e pela corte, para cerimoniais, rituais e utensílios de mesa, como copos e jarras, principalmente. Mas com o crescimento e difusão da técnica a população passou a demandar porcelana branca dos artesãos. E assim a produção deste tipo de cerâmica, iniciada nas províncias centrais e do sul, se espalhou por todo o país.

A mostra apresenta também a continuidade desta expressão artística nos dias de hoje e revela que a cerâmica coreana contemporânea não só herdou os métodos tradicionais de produção e decoração como também se adaptou ao gosto de hoje, forjando uma nova estética.
Informações Gerais
Serviço Educativo

Como para as demais exposições temporárias e mostras de obras do acervo realizadas pelo MASP, O Espectro Diverso tem um programa educativo elaborado especialmente para atender aos visitantes, professores e alunos de escolas públicas e privadas. As visitas orientadas são realizadas por uma equipe de profissionais especializados. Informações: 3251.5644, ramal 2112.


MASP - Museu de Arte de São Paulo Assis Chateaubriand

Av. Paulista, 1578. Acesso a deficientes. Horários: De 3ªs a domingos e feriados, das 11h às 18h. Às 5ªs: das 11h às 20h. A bilheteria fecha meia hora antes. Ingresso: R$ 15,00. Estudante: R$ 7,00. Até 10 anos e acima de 60 anos. Às 3ªs feiras: acesso gratuito.

Informações ao público: www.masp.art.br Twitter:http://twitter.com/maspmuseu|Tel.: (11) 3251.5644
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Inscrições abertas para o Mestrado 2013



Estão abertas as inscrições para o processo seletivo de ingresso no Programa de Pós-Graduação em Música (PPGM) - mestrado acadêmico stricto-sensu, ano de 2013. As inscrições vão até 05 de outubro, podendo ser feitas pessoalmente na secretaria do Programa, de 10 às 16h, na Rua do Passeio, 98; ou via SEDEX encaminhado para o endereço: “Secretaria do Programa de Pós-Graduação em Música da Escola de Música da UFRJ - Rua do Passeio, 98, Lapa, CEP, 20021-290, Rio de Janeiro, Brasil”.

Dois séculos de jornais, revistas e periódicos digitalizados pela Fundação Biblioteca Nacional


A Hemeroteca Digital Brasileira

A Fundação Biblioteca Nacional oferece aos seus usuários a HEMEROTECA DIGITAL BRASILEIRA, portal de periódicos nacionais que proporciona ampla consulta, pela internet, ao seu acervo de periódicos – jornais, revistas, anuários, boletins etc. – e de publicações seriadas.
Na HEMEROTECA DIGITAL BRASILEIRA pesquisadores de qualquer parte do mundo passam a ter acesso, inteiramente livre e sem qualquer ônus, a títulos que incluem desde os primeiros jornais criados no país – como o Correio Braziliense e a Gazeta do Rio de Janeiro, ambos fundados em 1808 – a jornais extintos no século XX, como o Diário Carioca e Correio da Manhã, ou que não circulam mais na forma impressa, caso do Jornal do Brasil.
Entre as publicações mais antigas e mesmo raras do século XIX estão, por exemplo, O Espelho, Reverbero Constitucional Fluminense, O Jornal das Senhoras, O Homem de Cor, Marmota Fluminense, Semana Illustrada, A Vida Fluminense, O Mosquito, A República, Gazeta de Notícias, Revista Illustrada, O Besouro, O Abolicionista, Correio de S. Paulo, Correio do Povo, O Paiz, Diário de Notícias, e também os primeiros jornais das províncias do Império.
Quanto ao século XX, podem ser consultados revistas de grande importância como Careta, O Malho, O Gato, Revista da Semana, Klaxon, Revista Verde, Diretrizes e jornais que marcaram fortemente a história da imprensa no Brasil, como A Noite, Correio Paulistano, A Manha, A Manhã e Última Hora.
Periódicos de instituições científicas também compõem um segmento especial do acervo já disponível. São alguns deles os Annaes da Escola de Minas de Ouro Preto, O Progresso Médico, a Revista Médica Brasileira, os Annaes de Medicina Brasiliense, o Boletim da Sociedade de Geografia do Rio de Janeiro, a Revista do Instituto Polytechnico Brasileiro, a Rodriguesia: revista do Jardim Botânico do Rio de Janeiro, o Jornal do Agricultor, entre muitos outros. O pesquisador pode consultar também outras modalidades de publicação, como o Boletim da Illustríssima Câmara Municipal da Corte, os Relatórios dos Presidentes das Províncias (no Império) o Boletim do Museu Paraense de História Natural e Ethnographia, a Revista do Archivo Público Mineiro, a Gazeta dos Tribunaes: dos juízes e factos judiciaes, do foro e da jurisprudência (Rio de Janeiro) etc.
A consulta, possível a partir de qualquer aparelho conectado à internet, é plena e avançada. Pode ser realizada por título, período, edição, local de publicação e palavra(s). A busca por palavras é possível devido à utilização da tecnologia de Reconhecimento Ótico de Caracteres (Optical Character Recognition – OCR), que proporciona aos pesquisadores maior alcance na pesquisa textual em periódicos. Outra vantagem do portal é que o usuário pode também imprimir em casa as páginas desejadas.
Além da chancela do MINISTÉRIO DA CULTURA, a HEMEROTECA DIGITAL BRASILEIRA é reconhecida pelo MINISTÉRIO DA CIÊNCIA E TECNOLOGIA e tem o apoio financeiro da FINANCIADORA DE ESTUDOS E PROJETOS – FINEP, o que tornou possível a compra dos equipamentos necessários e a contratação de pessoal para a sua criação e manutenção. Neste momento do lançamento do portal – julho de 2012 –, são cinco milhões de páginas digitalizadas de periódicos raros ou extintos à disposição dos pesquisadores, número que se multiplicará com a continuidade da reprodução digital.

quarta-feira, 26 de setembro de 2012

Grammy Latino divulga lista de concorrentes com brasileiros em importantes categorias



A produção do Grammy Latino anunciou nesta terça-feira os concorrentes à premiação que acontece no dia 15 de novembro, no Mandalay Bay Events Center de Las Vegas. O Brasil tem duas categorias para que haja disputa entre artistas nacionais: Melhor Álbum de Música Popular Brasileira e Melhor Canção Brasileira. Nas categorias internacionais, o “Especial Ivete, Gil e Caetano” foi indicado a álbum do ano; Gaby Amarantos disputa como Revelação; e Ivete Sangalo ainda concorre a Gravação do Ano por “Atrás da Porta”.

Veja abaixo os indicados a todas as categorias:

Álbum do Ano

Independiente — Ricardo Arjona
Un Pokito De Rocanrol — Bebe
Chico — Chico Buarque
Eso Es Lo Que Hay — ChocQuibTown
¿Con Quién Se Queda El Perro? — Jesse & Joy
MTV Unplugged — Juanes
Déjenme Llorar — Carla Morrison
Peligro — Reik
Dear Diz (Everyday I Think Of You) — Arturo Sandoval
Especial Ivete, Gil e Caetano — Caetano Veloso, Gilberto Gil & Ivete Sangalo

Gravação do Ano

"Fuiste Tú" — Ricardo Arjona con Gaby Moreno
"Calentura" — ChocQuibTown Featuring Tego Calderón & Zully Murillo
"Que Te Vaya Mal" — Kany García
"En El Cielo No Hay Hospital" — Juan Luis Guerra
"¡Corre!" — Jesse & Joy
"Azul Sabina" — Juanes Featuring Joaquín Sabina
"Hasta Que Te Conocí" — Maná
"Atrás da Porta" — Ivete Sangalo
"No Me Compares" — Alejandro Sanz
"Bésame Mucho" — Zoé

Canção do Ano

"Azul Sabina" — Juan Luis Guerra, Juanes & Joaquín Sabina, cantores/compositores (Juanes Featuring Joaquín Sabina)
"¡Corre!" — Jesse & Joy & Tommy Torres, cantautores (Jesse & Joy)
"Creo En Tí" — Kiko Cibrián, Gilberto Marín, Julio Ramírez & Mónica Vélez, cantores/compositores (Reik)
"Déjenme Llorar — Carla Morrison, cantora/compositora (Carla Morrison)
"En El Cielo No Hay Hospital" — Juan Luis Guerra, cantor/compositor (Juan Luis Guerra)
"Estoy Hecho De Pedacitos De Ti" — Jose Luis Latorre, Antonio Orozco & Xavi Pérez, cantores/compositores (Antonio Orozco Featuring Alejandro Fernández)
"Extranjero" — Maycon Ananias & Cassyano Correr, cantores/compositores (Maria Gadú)
"Fuiste Tú" — Ricardo Arjona, cantor/compositor (Ricardo Arjona con Gaby Moreno)
"Invisible" — Amaury Gutiérrez & Gian Marco, cantores/compositores (Gian Marco)
"No Me Compares" — Alejandro Sanz, letrista (Alejandro Sanz)

Melhor Artista Revelação

Gaby Amarantos
Deborah De Corral
Elain
Ulises Hadjis
Los Mesoneros
Juan Magán
Rosario Ortega
Piso 21
3BallMTY
Ana Victoria

CATEGORIA POP

Melhor Álbum Vocal Pop Contemporâneo
En Acústico — Pablo Alborán
Chambao — Chambao
¿Con Quién Se Queda El Perro? — Jesse & Joy
Bela y Sus Moskitas Muertas — Beatriz Luengo
Reconocer — Pamela Rodríguez

CATEGORIA URBANO

Melhor Álbum de Música Urbana
Otro Nivel De Música Reloaded — J. Álvarez
The Original Gallo Del País — Tego Calderón
The Most Powerful Rookie — Farruko
MT02 New Generation — Don Omar
La Bala — Ana Tijoux

CATEGORIA ROCK

Melhor Álbum Pop/Rock
Porfiado — El Cuarteto De Nos
Turista Del Amor — Jotdog
Diciembre — Leiva
Camino A Encontrarte — Los Claxons
La Cuenta Atrás — Vega
CATEGORIA ALTERNATIVO
Mehor Álbum de Música Alternativa
Mundo Anfibio — Lisandro Aristimuño
Eso Es Lo Que Hay — ChocQuibTown
Cosas Perdidas — Ulises Hadjis
Sueño De La Máquina — Kinky
Déjenme Llorar — Carla Morrison
CATEGORIA TROPICAL
Melhor Álbum de Salsa
Eba Say Ajá — Rubén Blades & Cheo Feliciano
Soy y Seré — Luis Enrique
Watch Out! ¡Ten Cuidado! — Mambo Legends Orchestra
Busco En Pueblo — Victor Manuelle
Mi Última Grabación — Tito Nieves
Melhor Álbum de Fusão Tropical
Afronauta — Caseroloops
Ilusión+ — Fonseca
Una y Otra Vez — Sergent Garcia
The King Of Dance — Juan Magán
Phase II — Prince Royce

CATEGORIA REGIONAL MEXICANO

Melhor Álbum de Música Ranchera
Más De Un Camino — Pepe Aguilar
Así — Shaila Dúrcal
No Que No… — Pedro Fernández
Aquí En El Rancho — Miguel y Miguel
Trio Ellas — Trio Ellas
Mehor Canção Regional Mexicana
"Ay Mi Mexico" — Ismael Gallegos & Alberto "Beto" Jimenez Maeda, cantores/compositores (Mariachi Divas De Cindy Shea)
"Como Me Acuerdo De Ti" — Charlie Corona & Jesse Turner, cantores/compositores (Siggno)
"El Día Que Me Fuí" — Luis Carlos Monroy & Adrián Pieragostino, cantores/compositores (Shaila Dúrcal)
"El Mejor Perfume" — Luis Carlos Monroy & Adrián Pieragostino, cantores/compositores (La Original Banda El Limón De Salvador Lizárraga)
"Vivo Contenta" — Manuel Eduardo Toscano, cantor/compositor (Paquita La Del Barrio)

CATEGORIA BRASILEIROS

Melhor Álbum de Música Popular Brasileira
Oásis de Bethânia — Maria Bethânia
João Bosco 40 Anos Depois — João Bosco
Amorágio — Ivan Lins
O Que Você Quer Saber de Verdade — Marisa Monte
Raiz — Leila Pinheiro
Elo — Maria Rita
Especial Ivete, Gil e Caetano — Caetano Veloso, Gilberto Gil & Ivete Sangalo
Melhor Canção Brasileira (Idioma Português)
"A Doida" — Pretinho da Serrinha, Leandro Fab & Seu Jorge, cantores/compositores (Seu Jorge)
"Ai Se Eu Te Pego" — Antonio Dyggs & Sharon Axé Moi, cantores/compositores (Michel Teló)
"Ainda Bem" — Arnaldo Antunes & Marisa Monte, cantores/compositores (Marisa Monte)
"Amor é Pra Quem Ama" — Lenine & Ivan Santos, cantores/compositores (Lenine)
"Querido Diário" — Chico Buarque, cantor/compositor (Chico Buarque)

Regiane Martinez se apresenta com a Osesp

                                                             
A soprano Regiane Martinez, preparadora vocal do Voz Ativa Madrigal, está no mês de setembro como solista a frente da Orquestra Sinfônica do Estado de São Paulo, Osesp, por duas ocasiões.
Na primeira, nos dias 21 e 23 de setembro ao lado dos solistas Eliane Chagas, soprano, Clarissa Cabral, mezo-soprano, Rubem Araújo, tenor e Sabah Teixeira, barítono, Regiane Martinez interpretou, In Convertendo de Jean Phillipe Rameau, Litanie de la Vierge e Te Deum de  Marc Antoine Charpentier. O Coro e a Orquestra, sob a regência de Naomi Munakata,  apresentaram as obras, que possuem considerável grau de dificuldade técnica, de maneira competente o que promoveu calorosa manifestação do público ao final do concerto.
Já nessa semana, dias 27 e 29 de setembro, Regiane Martinez estará novamente na Sala São Paulo na série “Um Certo Olhar”, série dedicada à  música de câmara. A solista será acompanhada por Emmanuele Baldini e Soraya Landim, violinos, Andrés Lepage, viola, Marialibi Trisolio, violoncelo, Ana Valéria Poles, contrabaixo e Marco Antônio Cancello, flauta e piccolo e interpretará Tenebre de Oswaldo Colijov, às recitas acontecerão às 19H00 e 14H45 respectivamente.  

Orquestra Jovem do Estado de São Paulo em Paulínia, dia 30




A Orquestra Jovem do Estado de São Paulo volta ao Theatro Municipal de Paulínia para o encerramento da temporada dos ‘Grandes Concertos Sinfônicos’ no domingo, 30 de setembro, às 20 horas. Sob regênciadomaestro Cláudio Cruz, o concerto terá a participação dos pianistas solistas HibikiTamura e KyoshiroHirama, considerados meninos prodígios da música erudita no Japão, que fazem sua primeira turnê pelo Brasil.

Dedicado a obras de Franz Liszt, o programa inicia com a participação do solista HibikiTamura para a apresentação do Concerto para piano n. 1 em mi bemol maior S. 124. Em seguida, com o solista KyoshiroHirama, a Orquestra Jovem do Estado de São Paulo executará o Concerto para piano n. 2 em lá maior S. 125.

HibikiTamura, grande vencedor do renomado Concurso Internacional de Piano LongThibaudCrespin em Paris na França, nasceu em 1986. Iniciou o aprendizado do piano aos 3 anos de idade com sua mãe. Após um curto período com NaohitoFukaya, continuou seus estudos com Cláudio Lisbôa Soares, pianista brasileiro radicado no Japão. Depois de se formar no departamento de música de Aichi, estudou na Universidade Mozarteum de Salzburgo, com ChristophLieske. O currículo de Tamura é vasto. Em 2003, foi escolhido como pianista do ano e no ano seguinte lançou seu primeiro álbum, "DebutAlbumHibikiTamura". Suas apresentações bem sucedidas incluem concertos com a Sinfônica de Osaka, Japão Filarmônica, Filarmônica de Nagoya, KansaiPhilharmonicOrchestra e TokyoPhilharmonicOrchestra, além de várias orquestras européias.

KyoshiroHirama, nascido em 1998, começou a tocar piano aos quatro anos de idade com HirokoKojima. Entre 2005 e 2010 foi finalista e laureado no Concurso Nacional de Piano PTNA recebendo respectivamente a medalha de ouro nas classes A1, B e F, a medalha de prata na classe E e diploma de honra ao mérito na classe D, além de ter sido laureado como Melhor Dueto. Em 2008 foi laureado com a medalha de prata no Concurso para Jovens Solistas da Fundação Yamaha, tendo executado o Concerto No. 8 de Mozart Piano e orquestra. Recentemente apresentou-se na televisão e nas cidades de Fukui, Shiga e Osaka. KyoshiroHirama estuda com o professor Cláudio Lisbôa Soares.

Claudio Cruz, spalla da Osesp desde 1990 e atual regente e diretor musical da Orquestra Jovem do Estado de São Paulo, figura na lista dos mais importantes violinistas brasileiros e tem atuação cada vez mais expressiva como regente. Além disso, Cláudio também se apresenta em recitais e quartetos, inclusive ao lado dos ‘Solistas de Paulínia’. Cláudio Cruz acaba de reger a Orquestra Sinfonia Varsóvia, com a participação dos solistas: Maria João Pires (piano), Teddy Papavrani (violino) e AntonioMeneses (violoncelo), num dos mais importantes festivais da Europa, o Festival de Musique de Menton, na França.

A Orquestra Jovem do Estado de São Paulo encerra a temporada dos ‘Grandes Concertos Sinfônicos’ em Paulínia, depois de duas apresentações na Alemanha, em agosto. O ano de 2012 marca um importante momento na história da Orquestra Jovem do Estado. Após 33 anos de muito trabalho e superação, a proposta pedagógica da Orquestra Jovem finalmente atinge um nível de excelência.

Formada por 90 músicos e ligada à Escola de Música do Estado de São Paulo Tom Jobim (EMESP Tom Jobim), a Orquestra Jovem do Estado é uma das raras orquestras brasileiras dedicadas à experimentação musical para estudantes. Sob direção do maestro Cláudio Cruz, o grupo oferece aos jovens uma experiência fundamental para a formação musical. Fundada em 1979, a Orquestra Jovem do Estado representou o Brasil no 2° Encontro Latino Americano de Orquestras Juvenis, realizado na Argentina, e foi responsável por apresentações brasileiras de primeiras audições de obras de Dvorák e Händel. Atualmente, tem se apresentado com solistas de renome como Antonio Del Claro, Gilberto Tinetti, Marcelo Jaffé, Gretchen Miller, Adélia Issa e CélineImbert, entre outros.



Programa:

Franz LISZT (1811-1886)

Concerto para piano n. 1 em mi bemol maior S. 124 - Solista: Hibiki TAMURA

Franz LISZT (1811-1886)

Concerto para piano n. 2 em lá maior S. 125 - Solista: Kyoshiro HIRAMA

Claude DEBUSSY (1862 - 1918)

PetiteSuite L. 65

Cesar GUERRA-PEIXE (1914 - 1993)

Suíte Sinfônica nº 2 "Pernambucana"


S E R V I Ç O

CONCERTOS PAULÍNIA 2012

Série "GRANDES CONCERTOS SINFÔNICOS"

Domingo, 30 de setembro, 20 horas

ORQUESTRA JOVEM DO ESTADO DE SÃO PAULO

Solistas: HibikiTamura, piano (Japão)

KyoshiroHirama, piano (Japão)

Regência: Cláudio Cruz

THEATRO MUNICIPAL DE PAULÍNIA

Av. Prefeito José Lozano de Araújo, 1551, Paulínia, tel. (19) 3933-2140

Nº de lugares: 1.367

Indicação etária: não recomendado para menores de 10 anos

INGRESSOS:

Setor A - R$ 30,00

Setor B - R$ 20,00

Setor C - R$ 10,00

Hoje, às 14h30, Peter Brunt ministra master class de violino na EMESP Tom Jobim.


Estudou no Conservatório de Amsterdã com Davina Van Wely e Herman Krebbers. Posteriormente estudou na Juilliard School (NY), com Dorothy Delay, e com Sandor Vegh em Salzburgo. Venceu o Concurso “Oskar Back”, além de outros importantes concursos internacionais. Foi spalla dos segundos violinos na Orquestra Concertgebouw. Também tocou com a Filarmônica de Roterdã, a Orquestra de Câmara da Holanda e a Sinfonietta Amsterdã. Se apresentou com o Osis Trio no Carnegie Hall, Wiener Konzerthaus, entre outros. É professor de violino no Conservatório de Amsterdã.

Data: 26/9/2012
Horário: 14:30:00
Local: EMESP Tom Jobim

Mostra em SP reúne grupos de dança nacionais e latinos



A dança contemporânea não tem público? Então, é só chamar que o povo vem. Foi com este espírito que se iniciou, em maio, a mostra Interlocuções Poéticas, cujo objetivo é ocupar a sala Renée Gumiel do Complexo Cultural Funarte, nos Campos Elísios, região central da cidade, com apresentações de grupos de diversos Estados brasileiros. Agora, na reta final do projeto, o foco são as companhias "hermanas" para atrair especialmente o pessoal da vizinhança do centro cultural.

Assim, desta terça a domingo, a Dança à Deriva - 1.ª Mostra Latino-Americana de Dança Contemporânea traz grupos dos nossos vizinhos Uruguai, Colômbia e Venezuela, além de companhias nacionais, que vão não somente realizar suas apresentações gratuitamente, mas também trocar suas experiências artísticas com a plateia, em workshops e debates.

"A ideia é de que o público não vá até a Funarte apenas para assistir ao espetáculo, mas que ele adentre um pouco mais o universo criativo de cada artista, de cada companhia, perceba mais o que acontece, no sentido até de ter uma fruição melhor ou maior da arte, nesse caso, da dança contemporânea", afirma a produtora cultural Solange Borelli, coordenadora-geral e responsável pela concepção do projeto.

Da capital colombiana, Bogotá, participam os grupos Estantres Danza - que apresenta terça, às 19h30, o espetáculo "Sin Aire... Pero Con Más Vida" - e Colectivo Carretel. Da Venezuela, vem o Agente Libre, sediado em Caracas. E, de Montevidéu, chega a companhia Daniela Marrero & Florencia Delgado. Já os representantes brasileiros são todos de São Paulo: Núcleo Luís Ferron, Núcleo de Improvisação e Contato (NIC), Aldeia Krukutu e Cia. Mundu Rodá. Esta última faz nesta terça um workshop, das 15h às 18h, e, à noite, às 20h30, apresenta o espetáculo "Donzela Guerreira".

Até sexta-feira, das 10h30 às 13h, serão realizadas as conversas Derivas Compartilhadas, com a troca de experiências entre os grupos. No sábado, a atividade acontece na parte da tarde, a partir das 14h30. Durante o evento, a programação poderá ser conferida no blog interlocucoespoeticas.blogspot.com.br. As informações são do Jornal da Tarde.

DANÇA À DERIVA - 1.ª MOSTRA LATINO-AMERICANA DE DANÇA CONTEMPORÂNEA
Funarte (Alameda Nothmann, 1.058, Campos Elísios). Tel.             (011) 3662-5177      . De terça a domingo. Grátis (retirar o ingresso 1h antes do espetáculo).

Funarte MG recebe a 1ª edição do Festival Internacional das Artes – FESTIA



Evento dedicado à cooperação cultural internacional e ao intercâmbio cênico elege a Austrália o primeiro país convidado a compartilhar suas essências artísticas no Brasil
Quebrar barreiras geográficas e promover o encontro de duas culturas é a proposta do Festival Internacional das Artes  - FESTIA, que será realizado na Funarte MG, de 28 a 30 de setembro, com entrada gratuita. O Festival, que a cada ano vai convidar um país diferente para trazer à Belo Horizonte mostras da sua base artística, recebe nesta primeira edição representantes da Austrália.

De acordo com o diretor artístico do FESTIA, Richard Santana, o evento busca mostrar, através da plataforma Brasil-Austrália, um pouco da essência cultural do país selecionado. “Além do estabelecimento de diálogos, buscamos o intercâmbio de ideologias, linhas e práticas afins, entre artistas de ambos os países”, complementa.

A grade de programação do Festival Internacional das Artes conta com a apresentação de três espetáculos: “Sanctus – The Ultimate Miracle”, com a participação de atores brasileiros e australianos; “Trilogia de Alice”, com atuação de artistas do Brasil – ambos com direção do australiano/brasileiro Carlos Gomes – e “Controlled Falling Project”, do grupo ThisSideUp Acrobatics, da Austrália. A companhia convidada tem apresentações marcadas na Funarte MG e fará uma apresentação especial na Escola Estadual Christiano Guimarães, em Sabará, no dia 26 de setembro, às 16h.

Participação especial desta edição, Carlos Gomes, é especialista em teatro físico – característico do país – e sempre focou em explorar o diálogo do multiculturalismo e da diversidade das formas artísticas em seus trabalhos. Gomes fez mestrado em Teatro na Universidade de New South Wales, na Austrália, onde fundou a companhia Theatre Kantanka.

Memória Viva!

Também integra a programação do Festival Internacional das Artes (FESTIA) o Programa Memória Viva!, que a cada edição irá homenagear um personagem das artes cênicas mineiras. Nesta edição, a exposição fotográfica “Cenas de uma Trajetória Artística” vai prestar homenagem ao diretor mineiro, Carlos Rocha, com imagens dos espetáculos dirigidos por ele. Carlão, como é conhecido, atua no mercado cultural brasileiro há mais de 40 anos, sendo um dos idealizadores do Festival Internacional de Teatro Palco & Rua de Belo Horizonte (FIT-BH) e é antigo diretor do Teatro Francisco Nunes.

O Festival Internacional das Artes é uma realização da 3 Fases Consultoria Artística e Educativa, com apresentação do Oi Futuro e patrocínio da Usiminas.

Sobre os espetáculos

Controlled Falling Project (Austrália)

O espetáculo Controlled Falling Project, da companhia australiana ThisSideUp Acrobatics, foi desenvolvido com a colaboração do renomado diretor australiano de circo, Robin Laurie. É um espetáculo teatral-circense, adequado para todas as idades e tipos de público. O espetáculo é uma combinação de teatro, circo, clowning, dança e percussão.

Sinopse: ambientado em um antigo laboratório, três cientistas conduzem testes em si. Um cientista misterioso mede os limites físicos dos outros três, utilizando instrumentos curiosos. Juntos, eles exploram a física e desafiam as leis da gravidade. Um equilíbrio perfeito entre a energia impulsiva e ações sistemáticas, Controlled Falling Project é uma demonstração emocionante de habilidade acrobática de alto nível realizada com vitalidade.

SANCTUS – The Ultimate Miracle (Austrália-Brasil)

A montagem do espetáculo teatral SANCTUS – The Ultimate Miracle, tem roteiro e direção de Carlos Gomes, fundador e diretor artístico do Co Theatre Kantanta, com sede em Sidney. Participam do espetáculo cinco atores, entre brasileiros e australianos. SANCTUS é um teatro visual e físico, baseado na peça “Frei Bentinho de Santo Antonio”, texto de Di Frattinsi. O espetáculo explora a natureza da fé e o milagre no mundo contemporâneo, usando humor, teatro físico, música e dança. A peça busca, através da pesquisa do barroco brasileiro, criar a estética do espetáculo. Esta nova montagem aprofundará ainda mais no rico sincretismo das religiões no Brasil, em que o sagrado e o profano andam de mãos dadas na cultura brasileira. O espetáculo vem celebrar e dar vazão aos rituais populares para criar um espetáculo teatral exuberante e contemporâneo.

Sinopse: uma carta misteriosa leva o humilde servo a uma missão. Frei Bentinho deixa o claustro do monastério para uma aventura pelo esplendor do mundo e sua fé começa a ser testada. Sua missão é restaurar uma capela abandonada e às ruínas. Ao chegar, as coisas não parecem ser como são: quatro santos estão a lhe esperar.

Trilogia de Alice (São Paulo)

A peça Trilogia de Alice possui texto do irlandês Tom Murphy, direção de Carlos Gomes.

Sinopse: Trilogia de Alice faz uma radiografia psicológica de seu personagem central, Alice, em três momentos centrais de sua vida. Alice aos 25 anos: uma dona de casa entediada. Alice aos 40 anos: uma mãe resignada. Alice próxima dos 60 anos: uma senhora com uma existência cheia de dores empilhadas. Vencedor do 12º Festival da Cultura Inglesa 2008, o espetáculo flagra três etapas diferentes na existência de uma dona de casa insatisfeita no cotidiano da Irlanda suburbana.

Serviço:

Programação – Festival Internacional das Artes – FESTIA

26 de setembro, quarta-feira

Local: Escola Estadual Christiano Guimarães – Rua José Victor Hamacek, s/n – Sagrado Coração de Jesus (Sabará/MG)

16h – Controlled Falling Project / ThisSideUp Acrobatics (Austrália)

28 de setembro, sexta-feira

Local: Funarte MG - Rua Januária, 68 – Floresta (Belo Horizonte/MG)

19h30 – Controlled Falling Project / ThisSideUp Acrobatics (Austrália)

20h – Exposição fotográfica “Cenas de uma Trajetória Artística”

29 de setembro, sábado

Local: Funarte MG - Rua Januária, 68 – Floresta (Belo Horizonte/MG)

16h – Controlled Falling Project / ThisSideUp Acrobatics (Austrália)

18h – Sanctus – The Ultimate Miracle (Austrália – Brasil)

20h – Trilogia de Alice (Austrália – Brasil)

10h às 21h30 – Exposição fotográfica “Cenas de uma Trajetória Artística”

30 de setembro, domingo

Local: Funarte MG - Rua Januária, 68 – Floresta (Belo Horizonte/MG)

11h – Controlled Falling Project / ThisSideUp Acrobatics (Austrália)

16h – Sanctus – The Ultimate Miracle (Austrália – Brasil)

18h – Trilogia de Alice (Austrália – Brasil)

9h às 20h – Exposição fotográfica “Cenas de uma Trajetória Artística”

Entrada Franca / Vaga Limitadas
Retirada de ingressos na bilheteria, 1 hora antes de cada apresentação

segunda-feira, 24 de setembro de 2012

Jazz Sinfônica e IthamaraKoorax apresentam concerto em homenagem à obra de João Gilberto, no Auditório Ibirapuera



Poucos artistas no mundo podem se dar ao luxo de dizer que inventaram um gênero musical. João Gilberto é um deles. Apontado como o criador da Bossa Nova, ao lado de Tom Jobim e Vinícius de Moraes, João Gilberto tem uma discografia que se confunde com a história da MPB. É dentro dessa trajetória musical que a série Jazz+, da Jazz Sinfônica, corpo artístico do Governo do Estado de São Paulo e Secretaria da Cultura, apresenta seu sexto concerto e recebe como convidada a cantora IthamaraKoorax, dias 28 (sexta-feira) e 29 (sábado), às 21h, no Auditório Ibirapuera.

Koorax é considerada pela crítica uma das maiores cantoras de jazz do mundo, comparada a nomes como Diana Krall e Cassandra Wilson. Em 2009, lançou o CD “Bim Bom – The Complete João Gilberto Songbook”, com o qual se apresentou em turnê pelo mundo nos dois anos seguintes. É esse repertório que a cantora traz agora para o palco com novos arranjos ao lado da Jazz Sinfônica.

Sob a regência do maestro João Maurício Galindo, a Jazz vai apresentar um programa que inclui não apenas composições autorais consagradas, mas músicas que ficaram famosas na voz de João, como “Garota de Ipanema” (que completa 50 anos agora em 2012), “Aos Pés da Cruz”, “Chega de Saudade”, “Desafinado”, “Estate”, “Meditação” e “O Pato”.

Galindo destaca que a Bossa Nova foi um divisor de águas na história da MPB. “Por isso vamos trazer duas canções do período pré Bossa Nova que mostram bem essa transição. ‘Aquarela de Sambas’, de Cyro Pereira, toda feita em cima de melodias de Ary Barroso e ‘A Noite do Meu Bem’, de Dolores Duran, um samba-canção bem característico da época”, lembra o maestro.

Os arranjos são assinados por Marcelo Ghelfi, Roberto Sion, Gil Evans e ClausOgerman. A violinista Graziela Rodrigues será a solista prata da casa.

A temporada da série Jazz +, em que a Jazz Sinfônica convida um músico diferente para cada espetáculo, acontece até novembro. Neste ano já recebeu o Zimbo Trio (março), Proveta (abril), Toninho Ferragucci (maio), Toninho Horta (julho) e Diego Schissi (setembro). Confira a programação dos próximos concertos emhttp://www.jazzsinfonica.org.br/.



SOBRE A JAZZ SINFÔNICA - Desde sua criação em 1990, pela Secretaria do Estado da Cultura, a Orquestra Jazz Sinfônica do Estado de São Paulo se propõe a dar um tratamento sinfônico à música popular brasileira e universal. Sua formação é bastante singular, pois une a orquestra nos moldes eruditos a uma big band de jazz, produzindo uma sonoridade ímpar.

Esta característica tem lhe conferido protagonismo na criação de uma nova estética orquestral brasileira. Quem teve a primazia de transpor as melodias populares de compositores como Luiz Gonzaga, Tom Jobim ou Pixinguinha para a grandiosidade do som sinfônico foi Cyro Pereira, o grande maestro dos Festivais da Record da década de 60 e fundador da orquestra. Ele criou o repertório fundamental da orquestra. Depois dele, a Jazz Sinfônica formou uma equipe de orquestradores de excelência, que trabalham diariamente para a formação do seu repertório.

A lista de músicos brasileiros e internacionais que já dividiram o palco com a Jazz Sinfônica é imensa: Tom Jobim, Gal Costa, João Bosco, Diane Schuur, DeeDeeBridgewater, PaquitoD’Rivera,  entre muitos outros. O diretor artístico e regente titular da Orquestra Jazz Sinfônica do Estado de São Paulo é João Maurício Galindo e Fábio Prado é seu regente adjunto. Desde janeiro de2012, aorquestra é administrada pela Organização Social de Cultura Instituto Pensarte.

MAESTRO JOÃO MAURÍCIO GALINDO - João Maurício Galindo, um dos mais ativos diretores de orquestra brasileiros, está à frente da Orquestra Jazz Sinfônica do Estado de São Paulo há 11 anos, levando em seu currículo a honra de ter sido convidado a assumir este posto pelos próprios músicos da orquestra.

Embora envolvido em diversas outras atividades, tem a Jazz Sinfônica como centro de suas atenções, por acreditar ser ela o mais importante centro de criação musical da atualidade em nosso país. Mais do que reger concertos, dirigir a Jazz Sinfônica é estabelecer conexões com grandes intérpretes, compositores e arranjadores de todo o mundo, promovendo a criação de um repertório novo e estimulante.

Além deste trabalho com a Jazz Sinfônica, Galindo é também regente titular da Orquestra Sinfônica do Conservatório de Tatuí.  Foi regente da Orquestra Amazonas Filarmônica, da Orquestra Sinfônica Jovem do Estado de São Paulo, e atuou como convidado frente a muitas outras, como a Sinfônica de Campinas, Sinfônica do Paraná, Petrobrás Sinfônica do Rio de Janeiro, Filarmônica de Belgrado, Sinfônica de Bari (Itália) e Orquestra Sinfônica de Roma.

Foi também regente da Orquestra de Alunos dos Festivais de Campos do Jordão em 1998, 2000 e 2002.

Acreditando que a boa música não deve ser privilégio de elites, empenha-se em levá-la a um número cada vez maior de pessoas. Assim, mantém dois programas radiofônicos de sucesso na Rádio Cultura de São Paulo, “Pergunte ao Maestro” e “Encontro com o Maestro”. Na TV Cultura apresenta o “Pré-Estreia”.

Foi um dos criadores da série de concertos infantis beneficentes “O Aprendiz de Maestro”, realizada há 10 anos na Sala São Paulo, produzida pela “TUCCA”, associação que cuida de crianças e adolescentes com câncer. Em 2009 publicou pela Melhoramentos o livro “Música, pare para ouvir”.

Com muitos anos dedicados à atividade pedagógica, Galindo é um dos maiores especialistas brasileiros em ensino de instrumentos de cordas, tendo trabalhado nessa atividade no Sesc e no Projeto Guri. Foi também professor do Instituto de Artes da Unesp.

Galindo é Bacharel em Composição e Regência pela UNESP, e mestre em musicologia pela USP.

ITHAMARA KOORAX - Eleita pela imprensa mundial uma das melhores cantoras do mundo, IthamaraKoorax já realizou shows e gravações com sua madrinha Elizeth Cardoso, Luiz Bonfá, Tom Jobim, Hermeto Pascoal, Martinho da Vila, Edu Lobo, João Donato, Tito Madi, Dom Um Romão, Guinga, Paulo Moura, Marcos Valle, Raul de Souza, Ron Carter, Dave Brubeck, Larry Coryell, Sadao Watanabe e muitos outros, além de concertos com orquestras sinfônicas. Lançou 15 CDs, participou de outros 200 discos, gravou trilhas para 8 filmes e 10 novelas da TV Globo.

IthamaraKoorax já se apresentou em alguns dos principais palcos do planeta – do Teatro Municipal (Rio) ao Jazz Café (Londres), do Martinus Concert Hall (Helsinki) ao CarreauduTemple (Paris), do EBS Space (Seul) ao Sanyo Hall (Tokyo), do U StarePani (Praga) ao Mahogany Hall (Berna), do Unterfahrt (Munich) ao Moods (Zurich), passando pela Sala Cecília Meirelles, Mistura Fina, Bourbon Street e Citibank Hall, festivais de jazz em países como Sérvia, Bulgária, República Tcheca, Portugal e Inglaterra (no prestigiado “Camden Town Jazz Festival”), além de ter realizado sete excursões pelo Japão e Coréia.

Em 2010 e 2011, rodou o Brasil e o mundo com a “Bim Bom World Tour”, divulgando o CD “Bim Bom – The Complete João Gilberto Songbook”, no qual homenageia o grande mestre da bossa nova, que completou 80 anos em 2011. Foram 87 shows no Brasil e 53 no exterior, com o disco sendo aclamado pela crítica internacional. Devido ao sucesso, prorrogou a excursão por este ano de 2012, somando mais 72 shows a esta marca impressionante.

SERVIÇO

ORQUESTRA JAZZ SINFÔNICA

Dia: 28 e 29 de setembro, às 21h

Local: Auditório Ibirapuera

Classificação etária: 10 anos

Duração: 90 minutos
Capacidade: 806 lugares

Ingressos: R$ 20 (inteira) e R$10 (meia-entrada)

Na bilheteria do Auditório Ibirapuera e através do site da Tickets for Fun (www. ticketsforfun.com.br) ou pelo telefone 4003-5588

Bilheteria: Não abre na segunda-feira.

Terça a Quinta: das 11h às 18h

Sexta: das 11h às 22h

Sábado: das 9h às 22h

Domingo: das 9h às 20h
Telefone:             (11) 3629-1075      

Orquestra KlangVerwaltung toca em Santos no dia 29


A Orquestra KlangVerwaltung de Munique foi fundada há 15 anos e desembarca em Santos no dia 29 de setembro, no Sesc Santos, a partir das 20 horas.
Fundada pelos violinistas Andreas Reiner e Josef Kröner, a orquestra concretiza os  conceitos musicais do regente titular EnochzuGuttenberg. Os membros da KlangVerwaltung vieram das principais orquestras, tais como a Filarmônica de Viena, a de Berlim e de Munique, e também solistas e músicos de câmara internacionalmente renomados.
Os ingressos custam R$ 7,50 a R$ 30,00 e podem ser comprados na bilheteria do Sesc Santos, que fica na Rua Conselheiro Ribas, 136, Aparecida. Mais informações pelo telefone             (13) 3278-9834      .

Museu de Arte Moderna convida visitante a refletir a história colonial do país



 Em uma das paredes do Museu de Arte Moderna (MAM) de São Paulo, uma pintura apresenta um velho mapa-múndi, com um corte exatamente no meio da tela. Como se a tela fosse um corpo, o corte vertical passa a expor as vísceras, a carne e o sangue da obra. A pintura, chamada de Mapa de Lopo Homem 2, da artista carioca Adriana Varejão, cria uma simbologia para a violência da história colonial no Brasil.

Esta é apenas uma das 42 obras da artista que estão expostas no MAM, no Parque Ibirapuera, até o dia 16 de dezembro. “Tecnicamente, é muito interessante como ela faz isso. Ela estrutura a pintura, usa resina e verniz. Parece realmente que são vísceras que saem de dentro do quadro”, explicou Felipe Chaimovich, curador do Museu de Arte Moderna (MAM) de São Paulo, em entrevista à Agência Brasil.

É a primeira vez que a artista faz uma exposição panorâmica tão abrangente, com uma retrospectiva que abarca obras desde o início de sua carreira, nos anos de 1990. A exposição Adriana Varejão – Histórias às Margens tem curadoria de Adriano Pedrosa. O título da mostra refere-se, nas palavras da própria artista, ao mar, “mas também àquilo que está fora do centro”.

“[Os visitantes] vão encontrar trabalhos de todas as fases da Adriana Varejão, desde o início dos anos 1990, sempre ligado à ideia das histórias às margens, ou seja, esse comentário que ela faz sobre uma série de histórias que vão aparecendo, como a história colonial, a história do Brasil, a história da pintura, e de como isso tudo vai ganhando um corpo. Esse é o fio que leva o visitante ao longo dessas 42 obras que estão sendo expostas no MAM”, disse o curador do museu.

Alguns desses trabalhos são inéditos no país, vindos de coleções do Guggenheim Museum, em Nova York, e da Tate Modern, em Londres, entre outros. A exposição apresenta também telas produzidas especialmente para a ocasião, tal como um painel de azulejos. “Ela fez para o MAM, agora, uma série de azulejos em um painel de 18 metros, uma obra monumental”, disse Chaimovich.

Para ele, as obras de Adriana Varejão, que mostram pinturas, azulejos, cenas de canibalismo, vísceras, linhas geométricas e cerâmicas, provocam uma grande reflexão sobre a história do Brasil. “Ela é realmente uma artista que tem conhecimento muito profundo sobre essa circulação de imagens do mundo colonial e traz visivelmente uma reflexão com grande relevância sobre a história do Brasil”, disse.

A entrada para a exposição é gratuita. Mais informações podem ser conferidas no site www.mam.org.br.

USP lança cinco canais online e acervo com mais de 7 mil vídeos



Todos os vídeos estarão disponíveis para download na nova versão da IPTV
Depois de cinco anos em fase experimental, a IPTV USP entra na segunda fase de execução e promove o lançamento de cinco canais de televisão online simultâneos. São os canais: Arte e Cultura, Saúde, Ciência, Tecnologia e TV USP, se firmando como uma eficiente ferramenta para disseminar conhecimento e democratizar o conteúdo produzido na universidade. A IPTV pode ser acessada no endereço www.iptv.usp.br.

Veja também: 
Na primeira fase, iniciada em 2007, a IPTV (sigla para Internet Protocol Television) tinha duas grandes marcas: a transmissão de eventos que ocorriam na USP – como palestras, conferências e encontros – e um acervo de vídeos feitos sob demanda. Essas modalidades permanecem e acrescentam-se os novos canais.

Na cerimônia de lançamento, que ocorreu na última sexta-feira, 21, o coordenador da IPTV, professor Gil da Costa Marques, ressaltou a importância do projeto, bem como os ganhos para a comunidade em geral. “É uma grande realização para a universidade, que colocará à disposição da sociedade tudo o que vem produzindo”, afirma o professor. Para ele, o conteúdo é de “uma riqueza monumental, muito grande e importante”.

Coordenadora do novo projeto da IPTV, a professora Regina Melo Silveira adere ao discurso de Marques. “É um projeto que permite o acesso democrático ao conteúdo que se produz na USP”, comenta, apontando para o cumprimento de um dos papéis da universidade pública.

Todo o conteúdo será aberto, gratuito e irrestrito, exceto alguns vídeos voltados a disciplinas específicas, como, por exemplo, uma cirurgia em que a identidade do paciente deve ser preservada. A nova plataforma suporta até 100 mil acessos simultâneos e todos os vídeos estarão disponíveis para download.

Acervo e pioneirismo

Com a inauguração desta segunda fase do IPTV, a USP tem atuação pioneira no Brasil e no mundo com relação aos canais de televisão online. “Não conheço outras iniciativas tão ousadas em outras universidades como esta da USP”, relata Marques. “Nos Estados Unidos isso existe, mas são canais mais voltados para o público universitário, que mora nas faculdades. Nosso projeto é mais voltado para a sociedade, para divulgar conhecimento e melhorar a cultura científica do país.”

Outro ponto de destaque para o coordenador é o envolvimento da comunidade USP na produção de conteúdo. “Temos muitos recursos aqui, vindos da ECA, da Poli, da Medicina. É uma riqueza que nos eleva a outro patamar na produção em nível digital”, acrescenta Marques.

Com os cinco anos da fase experimental, o acervo reúne uma biblioteca de mais de sete mil vídeos e conta com uma integração ao Portal e-Aulas, que coloca à disposição do público videoaulas de professores da USP. Parte dessas aulas serão transmitidas nos canais durante a programação diária, respeitados os critérios de interesse e complexidade.

Segundo o docente, as disciplinas devem ser “interessantes para o público geral e não tão difíceis de entender, para que o conteúdo não fique restrito aos acadêmicos. Temas como astronomia, artes e saúde, são temas de interesse de todos e que podem ser facilmente compreendidos”, explica.

Canais

Todos os canais terão programação 24 horas por dia, sendo que novos conteúdos serão gerados a cada 6 ou 8 horas, dependendo do canal. Algumas unidades terão papel de destaques em alguns deles. O canal Saúde, por exemplo, será gerenciado pela Faculdade de Medicina e conterá programas como “conheça o SUS”, “saúde e mistérios” e “dia a dia com a saúde”.

Já o canal Arte e Cultura será gerido pela Escola de Comunicação e Artes (ECA) da USP e terá uma produção diária inicial de seis horas. Nele estão presentes manifestações de artes cênicas, artes visuais, audiovisual, informação cultural e memória, jornalismo, e música, entre outros temas. O canal “Tecnologia” terá forte contribuição da Escola Politénica da USP e conta em sua grade com programas como “história da tecnologia” e “princípio de funcionamento de equipamentos”.

O canal Ciências é um dos mais abrangentes e terá duas horas de aulas (do Portal e-Aulas) diárias, além da produção que inclui “história da ciência”, “biografias” e “esclarecimentos sobre desenvolvimentos científicos recentes”.

A TV USP, que existe desde 1997, continuará com a produção de suas reportagens e programas como Caminhos, que trata sobre turismo alternativo, e Quarto Mundo, produzido por alunos do ensino médio em parceria com alunos da ECA. Outros núcleos da TV USP, como o de Bauru, Ribeirão Preto e Piracibaca também terão intensa colaboração na produção de conteúdo para o canal.