quinta-feira, 12 de abril de 2012

Antonio Meneses vive momento virtuoso na carreira, entrevista cedida ao Valor


O violoncelista pernambucano Antonio Meneses, de 54 anos, está em São Paulo para três concertos com a Orquestra Sinfônica do Estado de São Paulo (Osesp), de quinta a sábado na Sala São Paulo (onde sola o concerto de Dvorák regido pela primeira vez por Marin Alsop) e hoje, para um concerto de câmara com obras de Villa-Lobos, Shostakovich e César Franck ao lado do pianista José Feghali.
 Feliz, anuncia ao Valor que já gravou, em janeiro, "o primeiro CD da minha parceria com a pianista portuguesa Maria João Pires, radicada no Brasil, que será lançado ano que vem pela Deutsche Grammophon, com obras de Schubert, Brahms, Mendelssohn e Bach". Meneses deve comemorar mesmo, pois fecha um círculo virtuosíssimo.
 Depois de 30 anos, volta a lançar um CD pela Deutsche Grammophon, a mais ilustre das gravadoras clássicas, que possui o famoso selo amarelo em todas as suas capas. É que, em 1982, ele estreou na DG, como os insiders a chamam, já no topo: gravou o concerto duplo de Brahms ao lado da violinista Anne-Sophie Mutter e a Filarmônica de Berlim, regida por Herbert Von Karajan. Isso aconteceu logo após ter vencido contra todas as probabilidades uma penca de russos (e dezenas de outros violoncelistas do mundo inteiro) no Concurso Internacional Tchaikovsky de Moscou - o mais importante concurso musical do planeta.
 Meneses confessou, ainda em 1982, que não se sentira à vontade com a interpretação de Karajan. Sua timidez bem pode ter sido o motivo de não ter deslanchado logo em seguida na carreira internacional, mesmo com o prêmio musical mais cobiçado no mundo em sua bagagem.
Quem o conhece bem sabe que nada o abala. Ele continua calmo e introspectivo. E nestes últimos 30 anos construiu com paciência uma carreira sólida e notável. Galgou degraus consistentes. Registrou sua visão pessoal da "bíblia" do instrumento, as seis suítes para violoncelo solo de Bach nos anos 1980, no Japão; e, já no século XXI, revisitou-as de modo definitivo, em deslumbrante e amadurecida interpretação (disponível em álbum duplo nacional do selo Clássicos). Associou-se à última formação do lendário Beaux Arts Trio, que durante meio século foi liderado pelo maravilhoso pianista Menahem Pressler. Gravou vários CDs com o trio para a Philips. Mas tem preferência clara pela integral das sonatas para violoncelo e piano de Beethoven que registrou com Pressler já octogenário (também disponíveis em álbum duplo nacional).
Ele encerrou semana retrasada em Paris uma turnê com a Orquestra Nacional da França sob regência de Daniele Gatti em várias cidades suíças (Zurique, Berna, Lucerna e Genebra). "Depois do Brasil, irei tocar e dar masterclasses pela primeira vez em Taiwan e em seguida realizarei uma turnê no Japão" - onde tem imenso prestígio. Meneses deu esta entrevista ainda antes de desembarcar em São Paulo, o que aconteceu no sábado dia 7. A seguir, os principais trechos:
Valor: Como está seu ritmo de concertos e gravações nesta temporada 2012?
Antonio Meneses: Tenho dois CDs novos no forno, um que sai agora em maio e outro no ano que vem. O primeiro é um CD com dois concertos: o primeiro é arquiconhecido, do inglês Edward Elgar [1857-1934], mas meu entusiasmo maior é por um concerto inédito, primeiríssima gravação mundial, do austríaco Hans Gal [1890-1987]. É um compositor de origem judaica que só está sendo redescoberto agora. Sua obra é de primeira grandeza, muito romântica e de incrível beleza. A orquestra será a Northern Sinfonia, com a qual gravei também os dois concertos de Haydn e o do pernambucano Clóvis Pereira, e o regente é o nosso querido Claudio Cruz [spalla da Osesp], que fez um magnífico trabalho. Sairá pela Avie no mercado internacional e pelo selo Clássicos no Brasil. Foi gravado em janeiro passado.
Valor: O segundo CD deve ter significado especial para você...
Meneses: Sim. Têm sido muito importantes os recitais na Europa com Maria João Pires, momentos mágicos dessa temporada. Este CD, também gravado em janeiro, é o primeiro da minha parceria com ela.
Valor: Você passa duas semanas inteiras com a Osesp neste ano. Além dos concertos desta semana, você retorna em novembro, e está sendo anunciado como "artista em residência da Osesp".
Meneses: Os concertos com a Osesp são três, além do recital com o Feghali. Existe muito mais o conceito de compositor em residência. O de artista/solista é algo novo para mim, mas não deixa de ser interessante, pela diversidade da programação, já que tocarei obras conhecidas, como o concerto de Dvorák, e uma inédita, como o concerto do Marco Padilha em novembro. Isso tudo além da música de câmara em forma de recital. Uma coisa que me agrada é tocar o segundo violoncelo do maravilhoso Quinteto de Schubert.
Valor: Como nasceu o teu interesse na obra do compositor campineiro Marco Padilha?
Meneses: Nos últimos anos tenho me voltado muito para a música brasileira. O concerto do Padilha foi terminado já há uns três ou quatro anos e passou por diversas etapas de criação. É uma obra em um movimento contínuo com acompanhamento de uma orquestra grande. É tecnicamente bastante difícil, e por culpa minha, pois uma versão anterior me pareceu fácil demais e por isso pedi ao compositor que explorasse melhor as possibilidades do instrumento. Exige muito do solista.
Valor: Você já tocou com José Feghali antes ou esta apresentação da terça será a estreia de um novo duo? E com a nova titular da Osesp, também será a primeira vez?
Meneses: Em princípio, este será o meu primeiro recital com o Feghali. Ainda quando garotos, tocamos uma vez no Rio de Janeiro uma sonata de Beethoven, mas acho que ele mesmo concordaria que esse não valeu. O de São Paulo, portanto, será nosso "début". Também será minha primeira vez com Marin Alsop. Só a conheço de nome e pela ótima reputação que tem. Estou realmente feliz com essa parceria e tenho certeza de que será uma ótima experiência para mim.
Valor: O que te agrada mais hoje: ser solista com orquestra ou fazer música de câmara?
Meneses: Gosto das duas coisas, mas o que mais importa é a qualidade musical e artística da parceria, tanto no caso de concertos com orquestra como na música de câmara. Confesso que já participei, por exemplo, de concertos de música de câmara que me deixaram muito infelizes, pela falta de ensaios e de vontade de todos os participantes para se atingir o máximo possível de expressão musical. No reino das orquestras, acontece muito de regentes deixarem só aquela última meia horinha do ensaio para trabalhar a obra com o solista, o que demonstra descaso para com a música em geral. É impossível atingir assim um nível musical e técnico mais alto!
Antonio Meneses e José Feghali
Série de Câmara
Sala São Paulo
praça Júlio Prestes, 16, SP,
tel. (11) 3223-3966 
R$ 54 a R$ 62
Marin Alsop rege Bernstein - Antonio Meneses (artista em residência)
Sala São Paulo;
qui. (dia 12) e sex. (dia 13), às 21h; sáb. (dia 14), às 16h30.
R$ 26 a R$ 149

4 cursos gratuitos de Alemão e Francês


DEUTSCHE WELLE
Os recursos oferecidos por este site ajudam tanto iniciantes quanto estudantes avançados da língua alemã. São áudios, vídeos e textos que treinam, de forma autodidata, a compreensão, a conversação e a pronúncia. O site pode ser configurado em diversos idiomas, inclusive o português.

FRANÇAIS INTERACTIF

O internauta aprende o idioma e a cultura ao acompanhar estudantes da Universidade do Texas em um programa de verão em Lyon, na França. Há vídeos e áudios. O site está em inglês.
FRANCO CLIC

Destinado aos alunos e professores interessados na aprendizagem e no ensino da língua francesa e das culturas francófonas. É resultado de uma parceria entre a Embaixada da França no Brasil e o Ministério brasileiro da Educação
LEARN FRENCH

Esse site, em inglês, oferece lições básicas da língua francesa. É possível aprender conjugações de verbo, frases para as situações mais comuns e a pronúncia das palavras. As aulas estão disponíveis em áudio e vídeo.

quarta-feira, 11 de abril de 2012

Edital do Prêmio Funarte de Composição Clássica 2012


A Fundação Nacional de Artes - Funarte -  lança o Prêmio Funarte de Composição Clássica 2012. Serão selecionadas trinta obras inéditas para conjuntos orquestrais e camerísticos e para solistas, a serem executadas nos concertos da XX Bienal de Música Brasileira Contemporânea. Programada para o segundo semestre de 2013, a Bienal é considerada a mais importante mostra de música erudita do Brasil. Podem concorrer compositores brasileiros ou radicados no país há no mínimo três anos. As inscrições podem ser feitas até 28 de setembro.

Este ano, o Prêmio de Composição Clássica contemplará obras inéditas para orquestra sinfônica, orquestra de sopros, orquestra de câmara, orquestra de cordas, conjuntos de intérpretes, solistas, duos e trios, quartetos e quintetos, além de composições de música eletroacústica, mista ou acusmática. Os selecionados receberão entre R$ 8 mil e R$ 30 mil.
A análise dos trabalhos inscritos caberá a uma comissão externa, composta por integrantes de notório conhecimento sobre música clássica. Entre os critérios de avaliação estão a qualidade da obra e a viabilidade de sua execução. O investimento total da Funarte no Prêmio é de R$ 1.130.100,00.

Sono ajuda a fixar o aprendizado do dia

Enquanto dormimos, cérebro revisa palavras aprendidas e as grava na memória linguística

O sono ajuda a fixar no cérebro os conhecimentos adquiridos durante o dia e serve para melhorar as habilidades linguísticas, diz um novo estudo.
Essas são as conclusões do trabalho do pesquisador belga Nicolas Dumay, do Centro Basque de Cognição, Cérebro e Linguagem (BCBL, na sigla em inglês), de San Sebastián, na Espanha.

A pesquisa buscava investigar as funções que o cérebro desenvolve enquanto dormimos, uma questão sobre a qual a Ciência ainda não tem uma resposta completa.
Os experimentos, diz o autor, demonstram que durante as horas de sono o cérebro revisa as palavras aprendidas durante o dia, e as fixa na memória linguística.

O cientista empregou a aprendizagem de palavras novas para comprovar a hipótese sobre a atividade cerebral durante o sono, assinala em nota divulgada pelo centro de investigação.
Segundo Dumay, que desenvolveu a pesquisa com vocabulário em inglês, "as palavras lutam entre elas pelo acesso à memória em nosso cérebro", e a pesquisa demonstra que "somente após dormir as palavras recém aprendidas conseguem o status de palavra assimilada".

"De certo modo, o sono torna as palavras reais", acrescenta. A pesquisa de Dumay, publicada no periódico científico Cognition, especializado no estudo do cérebro, comprovou que durante as horas de sono o cérebro revisa as palavras aprendidas durante o dia, melhora as habilidades linguísticas e fixa as palavras aprendidas.
Na fase experimental, desenvolvida na Universidade de York, no Reino Unido, o pesquisador mostrou 36 palavras novas a 32 pessoas. Uma delas foi "numesstac", que não tem significado algum em inglês, mas que em sua composição aparece a palavra "mess", muito comum, que significa desastre ou desordem.

Cinco minutos depois de escutar palavras desse tipo, os participantes lembravam de 7% dos novos termos. Mas 24 horas mais tarde, ou seja, após dormir, a taxa de lembrança subiu a 12%.
O mais significativo, segundo o autor, foi que as pessoas foram muito mais lentas em reconhecer as palavras que já conheciam, como "mess", que estavam inseridas nos termos propostos.

Segundo Dumay, essa lentidão no reconhecimento das palavras já conhecidas deve-se a que durante o sono os participantes da pesquisa assimilaram os novos termos como "numesstac," que deixou de ser uma palavra nova para transformar-se em uma palavra assimilada, o que dificultou o reconhecimento do termo "mess".

Baseados nessa conclusão e em outros estudos anteriores sobre o sono e a mente, Dumay assegura que o cérebro assimila mais facilmente as palavras aprendidas durante a noite, antes de dormir, já que durante o dia o cérebro tem muitos outros estímulos que interferem nas palavras aprendidas pela manhã.
Dumay é autor de várias pesquisas relacionadas com o aprendizagem, a linguística e o cérebro. Algumas de suas conclusões estão sendo aplicadas no desenvolvimento de novas técnicas de ensino de línguas.

O Réquiem de Verdi

Guiseppe Verdi

A “Missa de Réquiem” de Guiseppe Verdi foi composta em1873-74 em homenagem ao recém-falecido escritor Alessandro Manzoni (1785-1873). As origens da obra remontam, contudo ao passamento, em 1868, de outra figura central da cultura italiana do século XIX, o compositor Gioachino Rossini A morte de Rossini ocorrera em um momento muito particular, quando o interesse pela ópera nacional começava a decair na Itália Como reação a essa tendência, Verdi propôs que alguns compositores, entre os quais ele mesmo, escrevessem um Réquiem para Rossini, uma espécie de tributo nacional ao autor de “0 Barbeiro de Sevilha”. Coube a Verdi compor a parte final “Libera me, Domine” desse Réquiem coletivo.  Todavia, apesar de os compositores envolvidos no projeto terem cumprido suas partes, a obra não foi apresentada na ocasião para a qual havia sido idealizada no aniversário de falecimento de Rossini, e terminou abandonada. Alguns anos mais tarde, a morte de Manzoni levaria Verdi a retomar a ideia de celebrar um grane artista nacional. Aproveitando o “Libera me, Domine” composto para Rossini, Verdi completou a “Missa de Réquiem” a tempo de ser executada o primeiro aniversário da morte de Manzoni, na Igreja de São Marcos (Milão), sob regência do próprio compositor.
Embora durante a infância tenha sido instruído nos princípios do catolicismo, Verdi possuía opiniões bastante liberais. Não por acaso, talvez, alguns contemporâneos viram pouca religiosidade na “Missa de Réquiem”.  O célebre maestro Hans von Bülow chegou a afirmar, irônico e severo, que a obra era uma “opera sob veste de igreja”. Ainda que Verdi insistisse que a apresentação de “Réquiem” não fosse teatral, a obra possui de fato um caráter marcadamente dramático.
Para exprimir as poderosas emoções transmitidas pelo texto, Verdi emprega recursos musicais próprios de suas óperas, como as melodias sublimes, os ritmos vigorosos, a sonoridade grandiosa e, sobretudo, os contrastes dramáticos. Nesse sentido, a suavidade inicial do “Réquiem / Kyrie” segue-se ao terrível “Dies Irae” em fortíssimo, a evocar o dia do Juízo Final. O “Ofertório”, por sua vez recupera o lirismo do começo da Missa, mas em chave serena e ainda mais intimista; dessa forma, enquanto no “Dies Irae” predominam as massas sonoras dos metais e do coro a escrita do “Ofertório” privilegia as madeiras, as trompas, as cordas e os cantores solistas, ao passo que o coro silencia.
As melodias simples e modestas do “Ofertório” dão lugar, em seguida, à majestosa e complexa polifonia do “Sanctus” em que retoma a grandiosidade do “Dies Irae”, mas o tom, agora, é alegre e triunfal. Vale mostrar     que Verdi demonstra grande virtuosismo na composição da complicada fuga em oito partes (com o coro dividido em duas partes) que se desenvolve nesse movimento da Missa. Após a tempestade do “Sanctus” a música se apazigua novamente no “Agnus Dei” angelical e no indeciso “Lux Aeterna”. Por fim, os contrastes entre as sonoridades pujante e recolhida, entre as texturas polifônica e melodiosa, entre os estados de angústia e serenidade, contrastes que se verificam entre as partes da Missa, concentram-se no último movimento da obra, o “Libera me” (que Verdi compusera para o Réquiem em memória de Rossini, e que ele aproveita na Missa de Réquiem com algumas alterações). Ao tema infernal ”Dies Irae” que retorna, contrapõe-se ao sussurro, em melodia consoladora, da frase inicial da obra, “Réquiem Aesternam”, reminiscência dos primeiros compassos da Missa. Após uma fuga esplendorosa, o “libera me” extingue-se em pianíssimo de modo que a Missa de Réquiem, monumental em tantos aspectos, se encerra em murmúrio, a beira do nada.

terça-feira, 10 de abril de 2012

Hoje, Camerata Bariloche no Masp


Música no Masp

Camerata Bariloche

Dia 10.04 – terça-feira - 12H30
Grande Auditório – Masp – SP
Entrada Franca

Quarteto de Cordas da Cidade de São Paulo na USP


Dia 11.03 – Quarta-feira - 18H30
Departamento de Música da ECA/USP
Cidade Universitária
Entrada Franca

80 mil documentos de Einstein publicados na net

Cerca de 80 mil documentos que compõem o arquivo de Albert Einstein, incluindo correspondência pessoal com amantes e um postal comovente para a mãe que estava doente, vão ser publicados online.
A Universidade Hebraica de Jerusalém, que detém a colecção de Einstein, está a disponibilizar online, em alta resolução, fotografias, artigos científicos e textos do cientista sobre vários temas como o armamento nuclear ou o conflito israelo-árabe, entre outros.

Os responsáveis pelo projecto defendem que o arquivo na web vai ser bastante útil para estudantes de todo o mundo que assim passam a ter acesso ao trabalho de um dos maiores génios de sempre.
Muitos destes documentos estavam fechados num armazém da universidade e apenas alguns estavam disponíveis na internet.

A universidade publicou ainda o inventário completo dos 80 mil documentos.


Balé Jovem de São Vicente apresenta coreografias premiadas


O Balé Jovem de São Vicente realiza no dia 12 de abril, às 20h, no Teatro Municipal Brás Cubas, o espetáculo "Balé Jovem e Convidados".  Na ocasião, serão apresentadas  as coreografias premiadas no festival Tanzolymp em Berlim e as coreografias que serão apresentadas no festival Youth American Grand Prix (YAGP) em Nova Iorque.
A apresentação irá reunir vários estilo de dança como: balé clássico, jazz, contemporâneo, repertórios e sapateado. Uma noite especial que será representada por escolas de dança de toda a região: Academia Contra Passo, Cia Santista de Sapateado, Escola Livre de Dança, Ballet Eliana Marques, Engenharia da Dança e Palco e Cia. Um encontro único onde a dança da baixada se reune em prol dos bailarinos de São Vicente que irão representar nosso país.
Os cinco bailarinos que irão para Nova Iorque: Noan Alves, Verônica Vasconcelos, Larissa Machado, Sarah Campos e Giovanna Costa estão ensaiando cinco horas diárias desde o mês de junho de 2011 para poder realizar esse sonho. Já se classificaram entre os 30 brasileiros que vão para o YAGP, agora, antes de pisar nos palcos de Nova Iorque se apresentam para a cidade e região que sempre apoiaram seus sonhos.
Os convites custam R$12 e estão sendo vendidos nas academias convidadas e na escola do Balé Jovem de São Vicente - Av. Prefeito José Monteiro, 70.
O Balé Jovem contou com um apoio parcial da Prefeitura Municipal de São Vicente para realizar a viagem, porém, devido ao alto custo da viagem ainda falta uma parte para que os bailarinos embarquem para os EUA. Toda a renda do espetáculo será revertida para a viagem e taxa de inscrição dos bailarinos.
Para mais informações sobre o YAGP e sobre o Balé Jovem: 13 33048113 ou www.balesaovicente.blogspot.com

Prêmio Agente Jovem de Cultura


Edital que premiará inciativas culturais de jovens tem inscrições prorrogadas para 30 de abril
O Ministério da Cultura, por meio da Secretaria de Cidadania Cultural (SCC/MinC) publicou no DOU de hoje, 29/02 (seção 1, páginas 13 e 14) portaria prorrogando para  até o dia 30 de abril o prazo para os interessados se inscreverem no edital Prêmio Agente Jovem de Cultura: Diálogos e Ações Interculturais que premiarará 500 iniciativas de jovens entre 15 e 29 anos.
O edital é uma parceria entre o MinC – que investirá R$ 2,9 milhões – e os ministérios da Saúde (R$ 1 milhão) e do Desenvolvimento Agrário (R$ 600 mil), além da Secretaria-Geral da Presidência da República/Secretaria Nacional de Juventude (R$ 500 mil).
Podem concorrer ao prêmio iniciativas existentes e já concluídas nas áreas de comunicação, tecnologia, pesquisa, formação cultural, produção artística, intercâmbio e sustentabilidade. Cada selecionado irá receber premiação no valor de R$ 9 mil. Os premiados poderão se inscrever de acordo com a faixa etária: serão 200 bolsas para jovens entre 25 e 29 anos, número igual para aqueles que têm entre 18 e 24 anos e outras 100 para os jovens de 15 a 17 anos. As inscrições poderão ser feitas pela internet, por meio do SalicWeb, ou pelos Correios. O MinC lembra aos interessados que as inscrições online só serão efetivadas depois que o inscrito clicar no botão “Enviar”.
O edital terá duas fases: habilitação das propostas (análise documental eliminatória) e seleção (eliminatória e classificatória). Os projetos serão avaliados a partir dos seguintes critérios: criatividade, inovação e boas práticas; impacto social da iniciativa; comprovação da qualidade e efetividade das estratégias de comunicação e de estratégias que promovam o empoderamento para o autocuidado; sustentabilidade valorização da cidadania e da diversidade cultural brasileira.
Para a secretária de Cidadania Cultural do MinC, Márcia Rollemberg, é importante identificar e valorizar o que vem sendo feito por jovens que trabalham com a cultura no Brasil. “Esse prêmio é o primeiro passo de um processo de ação mais ampla e permanente, que vai envolver trabalhos de fortalecimento da formação do agente jovem de cultura, incluindo bolsas de formação, com uma parceria, também, do Ministério da Educação (MEC)”, afirma Rollemberg.
Leia mais acessando o site do MinC

segunda-feira, 9 de abril de 2012

Fim de uma era: Enciclopédia agora, só a virtual

A Enciclopédia Britânica, ou Barsa, como ficou conhecida no Brasil, foi lançada em 1768. É a mais antiga enciclopédia generalista ainda em produção. Ou era.
A Britannica original (que nasceu na Escócia, mas é, gerida por uma empresa americana) decidiu que a edição lançada em 2010 foi a última em papel. Afinal, foram vendidos apenas oito mil dos doze mil conjuntos de volumes então impressos em língua inglesa. Para contrastar, em 1990, o ano de maior popularidade, foram vendidas 120 mil enciclopédias só nos EUA.

“É um ritual de passagem para esta nova era”, afirmou Jorge Cauz, presidente da Encyclopaedia

Britannica, em declarações ao New York Times. “Algumas pessoas vão ficar tristes e nostálgicas com isto.

Mas agora temos uma ferramenta melhor. O site é atualizado constantemente, é mais expansível e tem conteúdos multimídia”.

Após 244 anos, e tendo percebido que não pode competir com rivais gratuitos como a Wikipédia, por exemplo, a transição para o mundo virtual está completa.

Imprimir enciclopédias era responsável por menos de 1% das receitas da empresa. Cerca
de 85% dos lucros vêm da venda de produtos para currículos escolares, o restante vem de
assinaturas do site, explicou a empresa.

Cerca de meio milhão de famílias pagam uma taxa anual de US$ 70, que inclui o acesso,
pelo computador ou dispositivos móveis, ao banco de dados completo de artigos, vídeos e
documentos originais.

Teatro Guaíra vai ser revitalizado; obras começam no ano que vem


O edital para reforma e restauro do Teatro Guaíra, que abrange Guairão, Guairinha e Miniauditório, vai ser lançado dentro de 15 dias. Serão reformados os banheiros dos três auditórios e a entrada de carga e descarga. Por ser na Rua Amintas de Barros, traz problemas para as produções artísticas e também para os motoristas que trafegam na região. As demais obras devem ser apenas de restauro.

Simpósio de Musicologia chama para trabalhos

O III Simpósio será realizado de 13 a 16 de agosto na Escola de Música.

Está aberto e vai até 13 de maio o prazo para sub­missão de tra­ba­lhos ao III Sim­pósio In­ter­na­ci­onal de Mu­si­co­logia da UFRJ. Mar­cado para agosto, o evento é uma ini­ci­a­tiva do Pro­grama de Pós-Gra­du­ação em Mú­sica (PPGM) e dis­cu­tirá o tema “Pa­trimônio Mu­sical na Atu­a­li­dade: Tra­dição, Me­mória, Dis­curso e Poder”.
O texto deve ser inédito, enfocar questões relacionadas ao assunto do simpósio e apresentado em português, inglês ou espanhol.
O encontro propõe uma reconceituação das noções de “patrimônio cultural” e “patrimônio musical”, bem como “uma ampliação e aprofundamento das questões teóricas e metodológicas da pesquisa musical, buscando maior inserção nas políticas públicas e ações comunitárias relativas aos bens culturais e as formas de saber, fazer e criar atinentes à música”.
Como nas edições anteriores, O III Simpósio reunirá especialistas do Brasil, Europa e Estados Unidos. Estão previstas também as participações de compositores, músicos e dirigentes de instituições culturais e especialistas de áreas afins com objetivo de propiciar um debate interdisciplinar e amplo.
A comissão científica do encontro inclui os seguintes pesquisadores: Maria Alice Volpe (UFRJ), presidente, Marcos Nogueira (UFRJ), Régis Duprat (USP), Ilza Nogueira (UFPB), Diósnio Machado Neto (USP-Ribeirão Preto), Mary Angela Biason (Museu da Inconfidência, Ouro Preto) e Robin Moore (Universidade do Texas, Austin, EUA). Já a comissão organizadora está composta por Marcos Nogueira (UFRJ), presidente, André Cardoso (UFRJ), Maria Alice Volpe (UFRJ), João Vidal (UFRJ), Pedro Bittencourt (UFRJ), Ana Paula da Matta Machado Avvad (UFRJ).
As normas de apresentação das contribuições podem ser consultadas aqui e maiores esclarecimentos obtidos através do e-mail volpe@musica.ufrj.br, da presidência do evento.

CRONOGRAMA
Prazo para submissão dos trabalhos: 13 de maio de 2012.
Divulgação do resultado dos trabalhos aprovados: 31 de maio de 2012.
Envio da versão revisada do trabalho para publicação: 13 de junho de 2012.
Realização do evento: 13 a 16 de agosto de 2012.

quinta-feira, 5 de abril de 2012

Coro de Câmara da Unesp no CEU Meninos

`
Para melhor visualização ckieque sibre o Banner

Projeto de incentivo a novos escritores


A Câmara analisa proposta que cria o Programa de Apoio e Incentivo a Novos Escritores Brasileiros (Paineb), com o objetivo de estimular novos talentos literários a desenvolverem, divulgarem e publicarem os próprios trabalhos. De acordo com o PL 3199/12, do deputado João Paulo Lima (PT-PE), será considerado novo escritor quem não possuir mais de três obras publicadas ou quem tiver pelo menos um livro concluído e ainda não publicado.

O texto determina que a União poderá oferecer apoio financeiro para permitir a publicação de obras selecionadas. O apoio financeiro envolverá todas as todas as etapas relacionadas à publicação – correção ortográfica, confecção de capa, diagramação de página e aquisição do ISBN (International Standard Book Number). O benefício será concedido aos novos escritores que tenham concluído e registrado a obra no Escritório de Direitos Autorais e que comprovarem renda até um dois salários mínimos.
Na opinião do autor, o Brasil é um país de talentos, sobretudo nas artes, mas, em muitos casos, os autores enfrentam diversas dificuldades em razão do preço cobrado pelas editoras para publicar livros de autores desconhecidos. “Essas dificuldades afetam principalmente jovens escritores que não têm suporte financeiro da família”, argumenta Lima. “O objetivo é exatamente democratizar as oportunidades, estendendo a novos escritores incentivos que normalmente são restritos a escritores já reconhecidos do mercado editorial e do livreiro”, completa.

Dedução do IR
Ainda conforme o programa, editoras, agências literárias e pessoas físicas ou jurídicas de finalidade similar poderão deduzir do imposto de renda devido, sob a forma de patrocínio ou doação, às quantias efetivamente despendidas com a publicação de novos autores. O valor máximo das deduções será fixado anualmente com base em um percentual da renda tributável.

Novos escritores
Entre outros mecanismos de estímulo ao surgimento de novos talentos literários, o Paineb prevê a concessão de prêmios voltados exclusivamente para novos escritores. O texto ainda prevê a realização de palestras e eventos de divulgação do programa em escolas da rede pública e privada.

Lançado edital do Prêmio Funarte de Composição Clássica 2012


A Fundação Nacional de Artes - Funarte -  acaba de lançar o Prêmio Funarte de Composição Clássica 2012. Serão selecionadas trinta obras inéditas para conjuntos orquestrais e camerísticos e para solistas, a serem executadas nos concertos da XX Bienal de Música Brasileira Contemporânea.

Programada para o segundo semestre de 2013, a Bienal é considerada a mais importante mostra de música erudita do Brasil. Podem concorrer compositores brasileiros ou radicados no país há no mínimo três anos. As inscrições podem ser feitas até 28 de setembro.

Este ano, o Prêmio de Composição Clássica contemplará obras inéditas para orquestra sinfônica, orquestra de sopros, orquestra de câmara, orquestra de cordas, conjuntos de intérpretes, solistas, duos e trios, quartetos e quintetos, além de composições de música eletroacústica, mista ou acusmática. Os selecionados receberão entre R$ 8 mil e R$ 30 mil.

A análise dos trabalhos inscritos caberá a uma comissão externa, composta por integrantes de notório conhecimento sobre música clássica. Entre os critérios de avaliação estão a qualidade da obra e a viabilidade de sua execução. O investimento total da Funarte no Prêmio é de R$ 1.130.100,00.

MIS inaugura novo espaço expositivo com novidades na programação


Evento marca o lançamento de festival multimídia que fica em cartaz até dia 27

Museu inaugura novo espaço expositivo no térreo da unidade
Fundado em 29 de maio de 1970, o Museu da Imagem e do Som (MIS) acolhe valioso patrimônio áudio-visual da cultura brasileira, distribuidos entre filmes, fotografias, músicas e outros formatos.

O espaço expositivo do museu está com ambiente novo e será inaugurado nesta terça, 3, às 20h, e anuncia novidades em sua programação com atrações multimídia que têm entrada Catraca Livre.
Simultâneamente à inauguração, ocorre a abertura do festival de arte colaborativa “®Nova – Cultura Contemporânea, da ROJO®”, que fica em cartaz até 27 de abril. Diversas linguagens artísticas ganham destaque na programação como música, artes plásticas, cinema e performance.

Novos artistas que desenvolvem projetos nas áreas de cinema, música e games também terão novas janelas de possibilidades entre as novas iniciativas do museu. Em abril, o espaço abre inscrições para os editais “LABMIS Curtas”, “LABMIS Estúdio” e “LABMIS Games”. Detalhes sobre as diretrizes dos projetos também poderão ser conferidos nesta noite.
Vídeos, ritmos latinos e batidas eletrônicas agitam o público com a apresentação do grupo peruano “Dengue Dengue Dengue!”, às 21h.

Orquestra Jovem Tom Jobim e Os Cariocas

Os Cariocas

Orquestra Jovem Tom Jobim e Os Cariocas
Roberto Sion – regente
Memorial da América Latina
06.04 – Sexta-feira
21H00
Entrada Franca

Pedro e o Lobo de Prokofiev


Espetáculo musical de cantigas populares
Direção Carlos Bouzys
Direção Musical Fábio Saltini, Julia Duarte, Ricardo Nonastero e Isabley Tomazzi
Teatro das Artes – Shopping Eldorado
06.04. – Sexta-feira
16H00
R$ 40,00

Orquestra Jovem do Estado apresenta concerto especial de Páscoa


Sob regência de Cláudio Cruz, jovens interpretarão As Sete Últimas Palavras de Cristo na Cruz, de Joseph Haydn, no dia 6 de abril, Sexta-feira Santa, às 18 horas
Após estreia na Sala São Paulo sob regência de Frank Shipway, os músicos da Orquestra Jovem do Estado, grupo ligado à EMESP Tom Jobim, escola do Governo do Estado de São Paulo e da Secretaria da Cultura, se preparam para interpretar a peça As Sete Últimas Palavras de Cristo na Cruz, do compositor austríaco Joseph Haydn. A apresentação gratuita será realizada na Sexta-feira Santa, dia 6 de abril, às 18 horas, na igreja Santuário do Sagrado Coração de Jesus, no bairro de Campos Elíseos.
Cláudio Cruz, diretor musical do grupo, fará também a regência do concerto. Ele explica que a peça selecionada foi criada exatamente para a Sexta-feira Santa. “O aspecto consolatório e meditativo da obra traz a atmosfera do Calvário, lugar da crucificação de Cristo. Este aspecto dramático e trágico é inserido na obra de forma que cada uma das sonatas remete a uma das falas de Cristo na cruz”, conta o regente.

Composta em 1787, As Sete Últimas Palavras de Cristo na Cruz consiste de uma introdução, sete sonatas e um finale que conta com a inserção de tímpanos e trompetes.
Programa:
JOSEPH HAYDN
As Sete Últimas Palavras de Cristo na Cruz

Música erudita aos domingos no CCSP


Programação faz parte do projeto "Domingo na Praça"

A música erudita vai ecoar pela biblioteca do Centro Cultural São Paulo com o projeto “Domingo na Praça” – realizado mensalmente, sempre aos domingos, às 18h, com entrada Catraca Livre.

A temporada de concertos de abril reúne nomes como Laura de Souza e Dana Radu,  9 Motetos para a Semana Santa, Sujeito a Guincho, Lívia Lanfranchi, Nelson Rios, Peter Pas, Alberto Kanji e Felipe Scagliusi.

Fundação oferece 40 bolsas de estudos para intercâmbio nos EUA e na Espanha

Prédio da Fundação Botín, na Espanha

A Fundação Botín, primeira fundação privada da Espanha, abriu o processo seletivo para a terceira edição do programa Fortalecimento da gestão pública na América Latina, que dará 40 bolsas de estudos para um curso intensivo de dois meses para os universitários de administração e gestão pública.
As inscrições vão até o dia 4 de maio e a indicação dos estudantes é feita pelos reitores das universidades, que podem apresentar até três candidatos entre os alunos com melhor desempenho acadêmico e que tenham inclinação para o serviço público. O cadastro deve ser feito no site da fundação. 
O resultado da seleção será divulgado no dia 14 de junho e o curso acontece de 8 de outubro a 30 de novembro deste ano, nos Estados Unidos e na Espanha
O conteúdo do programa engloba educação, aspecto jurídico, institucional, economia e sociedade civil. A fundação financiará a matrícula e todas as despesas de viagem, hospedagem e alimentação dos alunos.

Após participarem do curso, os estudantes passam a fazer parte da rede internacional de gestores públicos, criada em 2011, que visa ampliar o compartilhamento de experiências vividas pelos estudantes durante o programa. A rede também procura contribuir para o lançamento e a implementação de todos os projetos feitos durante o curso. A cada edição, novos estudantes passam a compor a rede.
A rede envolve, ainda, a criação de uma usina de ideias que pretende promover o curso como referência na concepção de um polo de pensamento orientado para as administrações públicas na América Latina. O conjunto de integrantes poderá participar na criação de instituições e fóruns para formação de agentes sociais interessados na gestão pública e no fortalecimento das instituições.

Na última edição do programa, participaram 318 faculdades e 917 candidatos concorreram as bolsas. Desde a primeira edição, o programa já recebeu US$ 3 milhões e ofereceu, ao todo, 120 bolsas de estudos.

CRÍTICA E MÚSICA - COM LILIANA BOLLOS


Crítica e Música é uma oficina de ideias, análise e compreensão de resenhas e confecção de redações argumentativas. O objetivo fundamental do curso é cultivar a capacidade de compreensão de textos do público em geral, assim como de introduzir os interessados no universo da crítica cultural. Público alvo: profissionais e estudantes das áreas de Letras, Comunicação e Música ou público em geral. Inscrições na Central de Atendimento, a partir de 13/3. 20 vagas. Centro de Música. R$ 24,00; R$ 12,00 (usuário matriculado, a partir de 60 anos e estudantes). R$ 6,00 (trabalhador no comércio e serviços matriculado e dependentes, a partir de 60 anos e estudantes).

Dia(s) 07/04, 14/04, 21/04, 28/04 Sábados, às 15h30.
SESC Vila Mariana

Concerto com a Orquestra Sinfônica de Ribeirão Preto e o Coro da Cia Minaz


GIOACCHINI ROSSINI (1792-1868)
Abertura de O Assedio de Corinto

STABAT MATER para Solistas, Coro e Orquestra
Gian Luigi Zampieri - regente
Adélia Issa - soprano
Gisele Ganade - mezzo-soprano
Ozório Christóvam - tenor
Carlos Eduardo Marcos - baixo
Dia 7 de abril, sábado, às 21:00h
Theatro Pedro II de Ribeirão Preto-SP

quarta-feira, 4 de abril de 2012

Orquestra Sinfônica de Sergipe - Patrimônio Cultural do Povo Sergipano


O mês de abril começa com uma programação cultural de encantar os amantes da boa música. Na próxima quarta-feira, 4 de abril, a partir da 20h30, a Orquestra Sinfônica de Sergipe leva ao palco do Teatro Tobias Barreto, através de sua série Mangabeiras, dois importantes músicos do cenário artístico nacional: o regente Jamil Maluf e a pianista Karin Fernandes. O intuito dessa série é apresentar obras inéditas para o público sergipano, visando a formação de público e popularização do acesso.O intuito dessa série é apresentar músicas inéditas para o público sergipano em diferentes dias da semana, visando a formação de público e popularizando o acesso a todos.
Segundo o regente titular e diretor artístico da ORSSE, Guilherme Mannis, “O concerto aliará o melhor da música moderna a dois grandes ícones do romantismo, Wagner e Liszt. Além disso, trará dois grandes músicos: o maestro Jamil Maluf, cujo trabalho com a Orquestra Experimental de Repertório, em São Paulo, é irrepreensível e formou gerações de excelentes profissionais, e a pianista Karin Fernandes, que é um dos grandes ícones da nova geração”.
A Orquestra Sinfônica é mantida pelo Governo de Sergipe, através da Secretaria de Estado da Cultura (Secult), com patrocínio do Instituto Banese e Banese Card. Com estes apoios, o organismo continua a potencializar com destreza a música clássica no Estado, proporcionando à população experiências com renomados artistas nacionais e internacionais.

Programa
A apresentação chega como o segundo concerto da série Mangabeiras e traz ao público peças importantes do mundo sinfônico como Abertura da ópera “Os Mestres Cantores de Nuremberg”, de Richard Wagner; o concerto para piano nº1, S.124, em mi bemol maior, de Franz Liszt; e a suíte orquestral “O Pássaro de Fogo”, de Igor Stravinsky. Ambas as peças são marcantes e remontam, cada uma ao seu tempo, parte da trajetória destes importantes compositores. O concerto também, é a primeira apresentação do ano com regentes convidados, reforçando o projeto da Orquestra que visa intercambiar com renomados músicos e regentes do cenários nacional e internacional.

O repertório se firma em três grandes compositores, dois românticos e um modernista. Do alemão Richard Wagner teremos a abertura da ópera "Os Mestres Cantores de Nurembergue", obra rica e que demostra toda a característica do período romântico alemão, faz parte da ópera inspirada em um conto da cidade de Nuremberg, na época em que ela era uma cidade imperial livre e o principal centro renascentista do norte da europa, Wagner foi maestro, diretor de teatro e ensaísta, conhecido principalmente por suas óperas ou "dramas musicais", que são notáveis pela qualidade, harmonias ricas, complexidade técnica e orquestração, e por elaborar o uso de motivos condutores - leitmotifs, que são temas musicais associados à personagens individuais, lugares, ideias ou elementos do enredo.
A pianista convidada Karin Fernandes executará o Concerto para Piano nº 1 de Franz Lizst, com cerca de 20 minutos, apesar de conciso é um concerto completo, possui quatro movimento sem intervalos entre si. A estreia dessa peça foi na cidade de Weimar, Alemanha, em 1855, sob a regência de Hector Berlioz e com o próprio Liszt ao piano.

Encerrando a noite, teremos a Suíte Orquestral do ballet " O Pássaro de Fogo", um deslumbramento em forma de música, provocado pelas fortes harmonias, pelos ritmos estranhos e pela orquestra rutilante, continua moderna e interpretada pelas principais orquestras do mundo. Da versão de música de câmara, Stravinsky tirou uma suíte para orquestra que modernizou a obra. Nela encontramos o tema da dança infernal de Kastchei, cuja intensa pulsação rítmica anuncia a "Sagração da Primavera" (1913). Certamente a influência de Rimsky- Korsakov ainda é grande, a começar pelo assunto mágico, pela fulgurante orquestração do balé e por certos orientalismos. Os parentescos harmônicos e orquestrais com Debussy e Ravel são igualmente notáveis, mas o futuro Stravinsky já está presente nas concordâncias de ritmos totalmente inusitados. Quando terminava a partitura deste balé, surge a ideia inicial da "Sagração da Primavera". Foi a primeira obra que lhe rendeu contentamento e grande êxito na Paris do séc. XIX.
Serviço:
Teatro Tobias Barreto 
"Mangabeiras II"
04, quarta-feira, 20h30
Ingressos R$20 e R$10

JAMIL MALUF, regente convidado
KARIN FERNANDES, piano 

Richard WAGNER
Abertura da ópera Os Mestres Cantores de Nurembergue

Franz LISZT
Concerto para piano nº1, em mi bemol maior

Igor STRAVINSKY
“O Pássaro de Fogo”, suíte orquestral (1919)

Telefones:
Teatro Tobias Barreto: 79 3179.1490/ Bilheteria: 79 3179.1496 (13h-20h)
Orquestra Sinfônica de Sergipe: 79 3179.1480
Secult: 79 3179.1930

Ministério Público investiga reitor da USP por suposto mau uso de verba pública

O reitor da USP, João Grandino Rodas
O reitor da USP (Universidade de São Paulo), João Grandino Rodas, está sendo investigado pelo MPE-SP (Ministério Público Estadual de São Paulo) por suposto uso indevido de verba pública. Ele teria, de acordo com a denúncia feita ao MPE, utilizado boletins institucionais para fazer ataques a professores da FD (Faculdade de Direito), da qual o reitor já foi diretor.
O informativo é editado pela assessoria de imprensa da USP.

Tanto a faculdade quanto o reitor vêm trocando farpas desde que o professor foi declarado persona non grata pela Congregação da FD. Em um dos boletins, a reitoria afirma que a atual direção do Direito “descontinuou” projetos da gestão Rodas.
 “Percebe-que que a faculdade, ou parte dela, sente a perda de dois anos e compreendeu a involução e a situação precária de sua infraestrutura predial, lógica, de bibliotecas etc. Tudo poderia ter sido diferente se, ao invés da teoria da terra arrasada e da confrontação, tivesse havido diálogo e compreensão”, diz um trecho do boletim.

Após a divulgação do texto, o diretor da FD, Antonio Magalhães Gomes Filho, disse ao jornal “O Estado de S. Paulo” que o boletim era uma “agressão muito rude”.
Outro lado
Questionada sobre a investigação do MPE, a assessoria de imprensa da USP afirmou que “a Reitoria já prestou os devidos esclarecimentos ao Ministério Público, em relação às edições do referido boletim, que demonstram sua regularidade”.

Cursos de árabe e de hebraico


A Fundação Casa de Rui Barbosa (FCRB) promove, a partir de 4 de abril, os cursos de árabe e de hebraico. A iniciativa, do Núcleo de Estudos em Oriente Médio da FCRB, tem como objetivo promover a alfabetização nos idiomas como instrumental em pesquisa.
As aulas serão às quartas-feiras, na sala de cursos da Fundação, nos seguintes horários:
 18h às 19h30 – Hebraico, ministrado pela professora Sônia Levinbuk – nível iniciante;

 19h30 às 21h – Árabe, ministrado pelo professor Nimatullah Antoine Hanna – nível iniciante.

A duração é de três meses e a mensalidade é de 80,00 por idioma.
nscrições a partir de 26 de março, no Centro de Pesquisa da FCRB, com Deise (Rua São Clemente, 134 – Botafogo – RJ. Tel: 21 3289-8641).

CCJ abre inscrições para oficinas de técnicas circenses


Inscrições podem ser feitas até o dia 15 de abril; aulas incluem técnicas de acrobacia, jogos teatrais, malabarismo e equilibrismo
O Espaço Aberto de Circo (EAC) do Centro Cultural da Juventude Ruth Cardoso reinicia, a partir do dia 17 de abril, as suas oficinas de técnicas circenses, em parceria com a Trixmix Produções. As aulas incluem técnicas de acrobacia de solo, aparelhos aéreos (tecido, lira e trapézio), jogos teatrais voltados ao universo do palhaço, malabarismo e equilibrismo.
As oficinas são gratuitas e direcionadas a todos os interessados com mais de 14 anos. As inscrições podem ser feitas de 3 a 15 de abril, na recepção do CCJ. O critério de seleção é a ordem de inscrição.
Para as modalidades de jogos teatrais (palhaço), malabarismo e equilibrismo, que serão ministradas às quartas-feiras, das 15h30 às 17h, há 15 vagas disponíveis. As oficinas de aparelhos aéreos (lira, tecido e trapézio) ocorrerão às terças-feiras, das 19h30 às 21h30 (10 vagas); às quintas-feiras, das 19h30 às 21h30 (20 vagas); e às sextas-feiras, das 15h30 às 17h (10 vagas). Técnicas de acrobacia de solo serão lecionadas durante as quartas e sextas-feiras, das 14h às 15h30 (15 vagas por dia).

Serviço: Centro Cultural da Juventude Ruth Cardoso. Av. Deputado Emílio Carlos, 3.641, Vila Nova Cachoeirinha. Zona Norte. Tel. 3984-2466. Próximo do Terminal de Ônibus Cachoeirinha.

20ª Bienal: programas de incentivo à composição


Programas de fomento apoiarão 70 composições inéditas na próxima edição da Bienal de Música Brasileira Contemporânea.
Se depender dos programas de apoio, a 20ª Bienal de Música Brasileira Contemporânea tem tudo para ser um grande sucesso. Patrocinado pela Funarte, a mais importante mostra da produção para concerto do País conta para sua próxima edição, prevista para 2013, com o incentivo de duas linhas de fomento já disponibilizadas pela instituição. Com a primeira, 30 composições inéditas serão escolhidas em concurso; a segunda possibilitará a encomenda de mais 40 peças a músicos consagrados.
As Bienais, que contaram desde o início com o apoio ativo da Escola de Música (EM), foram sempre experiências ecléticas que, recusando o unilateralismo estético e ideológico, acabaram por se afirmar como exposição das mais variadas correntes da nossa produção contemporânea. Esta preocupação também norteia o Prêmio Funarte de Composição Clássica, cujo edital da edição 2012 já foi publicado, e contemplará duas obras sinfônicas, uma das quais poderá ser para orquestra de sopros; três obras para orquestra de câmara e três para orquestra de cordas; seis obras para conjuntos de seis a dez intérpretes; oito para coros ou para trios, quartetos ou quintetos instrumentais e/ou vocais, ou para música eletroacústica mista; oito para solos e duos instrumentais e/ou vocais, ou para obras acusmáticas. Cabe mencionar que o instrumental pode incluir o órgão Tamburini, do Salão Leopoldo Miguez (Veja box). As inscrições vão até 28 de setembro, sendo que as obras selecionadas serão executadas na 20ª Bienal.

Podem concorrer compositores brasileiros ou radicados no país há no mínimo três anos e as premiações variam de R$ 8 mil a R$ 30 mil. As partituras ou CDs/DVDs (nos casos de música eletroacústica ou acusmática) deverão ser entregues sem informações que possibilitem identificar seu compositor. A análise dos trabalhos inscritos caberá a uma comissão externa, composta por integrantes de notório conhecimento. Entre os critérios de avaliação estão a qualidade da obra e a sua viabilidade de execução.
A Funarte encomendará também a 40 compositores obras para orquestra sinfônica, de sopros, de câmara e de cordas; conjuntos de dois a dez intérpretes vocais e/ou instrumentais, coro, música eletroacústica mista ou acusmática e solos. A escolha dos que receberão a encomenda será feita, mediante votação, por um colégio formado por 74 compositores que participaram de cinco ou mais Bienais, e por nove regentes que atuaram em duas ou mais Bienais. Cada um dos 83 participantes desse colégio indicará ao Centro da Música da Funarte 10 nomes merecedores, a seu critério, de receber encomenda. O Centro da Música computará os 830 votos recebidos e distribuirá as encomendas de acordo com a votação atribuída a cada indicado. Como no caso do Prêmio Funarte de Composição Clássica, os incentivos variarão entre R$ 8 mil e R$ 30 mil.

terça-feira, 3 de abril de 2012

Andrea Matarazzo deixa cargo; Marcelo Araújo, diretor da Pinacoteca, é o novo Secretário de Cultura


O diretor da Pinacoteca do Estado de São Paulo, Marcelo Mattos Araújo, é o novo Secretário de Cultura do Estado de São Paulo. Ele assume o lugar deixado por Andrea Matarazzo [foto], que deve se candidatar a vereador e acompanhar a campanha de José Serra. Advogado, museólogo e doutor pela Faculdade de Arquitetura e Urbanismo (FAU) da Universidade de São Paulo (Universidade de São Paulo  - USP), Marcelo Araújo foi diretor do Museu Lasar Segall e integra os conselhos da Fundação Bienal de São Paulo, da Fundação José e Paulina Nemirovsky, do Liceu de Artes e Ofícios de São Paulo e do Acervo Artístico-Cultural dos Palácios do Governo do Estado.

Festival Internacional de Cinema e Vídeo Ambiental chega a sua 14ª edição


Cinema e Meio Ambiente

Estão abertas as inscrições para o 14º Festival Internacional de Cinema e Vídeo Ambiental (FICA), que será realizado na Cidade de Goiás entre os dias 26 de junho a 1º de julho. Os interessados em participar podem inscrever, até o próximo dia 9 de abril, filmes nos gêneros ficção, animação ou documental com temática ambiental produzidos em qualquer parte do mundo. Paralelamente à mostra competitiva, o FICA também promoverá ações de difusão, produção, formação e capacitação na área do audiovisual.
O maior destaque entre os trabalhos apresentados receberá o prêmio Cora Coralina, no valor de R$ 50 mil. O melhor longa-metragem receberá o troféu Carmo Bernardes e R$ 35 mil; o melhor média-metragem ganhará o troféu Jesco Von Putkamer e mais R$ 25 mil; enquanto o curta-metragem mais bem avaliado será premiado com o troféu Acari Passos e mais R$ 25 mil. A melhor produção do estado de Goiás será agraciada com o troféu José Petrillo e R$ 40 mil; e a melhor produção da Cidade de Goiás receberá o troféu João Bênnio e R$ 40 mil. A melhor série ambiental para TV vai ganhar o prêmio Bernardo Élis e mais R$ 25 mil.
Serão consideradas como curtas-metragens as obras de até 29 minutos, médias-metragens de 30 até 59 minutos e longas-metragens com mais de 60 minutos. Um corpo de jurados será indicado pelos organizadores para selecionar as obras inscritas. Durante os cinco dias de festival estão programados a realização de fóruns, mostra de cinema brasileiro, exposição fotográfica, shows musicais, além de debates e mesas-redondas sobre cinema e a questão ambiental.
FICA – Idealizado por Luiz Felipe Gabriel, Jaime Sautchuk, Adnair França e Luís Gonzaga, o Fica despontou em 1999 como marco de um novo momento da cultura em Goiás, sob a coordenação do cineasta João Batista de Andrade. Como projeto do governo do estado, por meio da Agência Goiana de Cultura (Agepel), apresenta como objetivos valorizar o cinema, discutir amplamente a questão ambiental, conquistar o título de Patrimônio da Humanidade para a Cidade de Goiás, movimentar o setor cultural como um todo, gerar riquezas (como cultura e informação), empregos e fomentar o turismo. Longas como “Estamira”, de Marcos Prado, e “Tainá – Uma Aventura na Amazônia”, de Tânia Lamarca e Sérgio Bloch, já foram premiados em edições passadas do festival.

Em Santos, Orquestra Sinfônica da Cidade apresenta novo espetáculo: Grandes Mestres


A Orquestra Sinfônica Municipal de Santos vai apresentar novo espetáculo. Nesta terça-feira, às 20h30, no Teatro Coliseu, o conjunto, sob a batuta do novo regente assistente, Rodrigo Vitta, apresentará obras consagradas da série 'Grandes Mestres'.
A programação musical destaca dois períodos da história da música: o clássico e o romântico. O repertório começa com 'Abertura L'Italiana in Algeri', de Gioacchino Rossini, seguido da 'Dança Slava nº2', de Antonín Dvorák e 'Dança Húngada nº5', de Johannes Brahms. No final, o grupo executa a conhecida 'Sinfonia nº', de Beethoven; uma das sua mais populares canções.
Rodrigo Vitta
Mestre em comunicação e semiótica pela PUC/SP (Pontifícia Universidade Católica) e bacharel em composição pela FAAM – (Faculdade de Artes Alcântara Machado), atua como compositor e também é regente assistente do espetáculo ‘Aprendiz de Maestro – 2011’.
Serviço:
'Grandes Mestres, pela Orquestra Sinfônica Municipal de Santos'
02/04 - Terça-feira, no Teatro Coliseu, em Santos:
Maiores informações:
3226-8000 ou em www.santos.sp.gov.br/agendacultural.

Inscrições abertas para a terceira edição da Conta Cultura


Ação beneficia projetos culturais paranaenses aprovados nas leis Rouanet e do Audiovisual
A Secretaria de Estado da Cultura (SEEC) lança a terceira edição da Conta Cultura. Empreendedores culturais podem inscrever projetos previamente aprovados na Lei Rouanet e na Lei do Audiovisual, com o objetivo de ampliar o acesso à cultura paranaense por parte da população do Estado. As inscrições podem ser feitas até 19 de maio. O regulamento está disponível aqui.
O objetivo da Conta Cultura é facilitar a parceria entre empreendedores e empresas interessadas em patrocinar projetos culturais. Copel, Sanepar, Compagás, Agência de Fomento do Paraná, Banco Regional de Desenvolvimento do Extremo Sul (BRDE) e ELEJOR - Centrais Elétricas do Rio Jordão S.A. irão destinar recursos do imposto de renda para projetos paranaenses, conforme previsto nas metas de governo para a área da cultura. Podem participar pessoas físicas ou jurídicas, estabelecidas ou domiciliadas no Paraná.
Na Conta Cultura, a SEEC fica responsável por avaliar, selecionar e dar o aval para os projetos selecionados receberem o patrocínio. O valor que cada apoiador destina à Conta Cultura é previamente estipulado e o repasse do dinheiro é feito diretamente pelas empresas aos empreendedores culturais com projetos selecionados.
Proponentes que tiveram trabalhos recomendados para receber patrocínio na segunda edição da Conta Cultura de 2011 estão impedidos de inscrever projetos neste edital. Quem foi contemplado na primeira edição, também no ano passado, só poderá participar da Conta Cultura 2012 mediante a apresentação do Relatório de Atividades referente à execução do projeto, de acordo com o item 7 do regulamento.
2011 – As duas edições da Conta Cultura realizadas no ano passado propiciaram o atendimento de 63 projetos culturais de diversas regiões do Paraná, viabilizados com recursos de cerca de R$ 4,6 milhões, disponibilizados pelas empresas parceiras.
Serviço
Terceira edição da Conta Cultura.
Inscrições abertas até 19 de maio de 2012.
Regulamento e fichas de inscrição: aqui.
Informações: (41) 3321-4723.


ORQUESTRA ARS HODIERNA e maestro Jorge Lisbôa Antunes

ORQUESTRA ARS HODIERNA

CONCERTOS
03 | TER | 16h00
Maestro Jorge Lisbôa Antunes, regente
Henry Purcell
Two Suites from the Fairy Queen
Guilherme Carvalho
cos(t) + i.sen(t)
Frederico Richter
Nãnã-Giê
Guerra Peixe
Mourão

Serviço:
Escola Classe 113 Norte
Endereço: SQN 113, Área Especial - Brasília

ORQUESTRA ARS HODIERNA
13 | SEX | 20h00
Maestro Jorge Lisbôa Antunes, regente
Ottorino Respighi
Antiche Danze Ed Arie per Liuto

Jorge Antunes
Seresta pra Juvenil (1966)
Henry Purcell
Duas Suítes de A Fada Rainha
Benjamin Britten
Sinfonia Simples, op 4

Serviço:
Casa Thomas Jefferson
Endereço: SEP Sul 706/906 – Brasília
Entrada: Franca

ORQUESTRA ARS HODIERNA
17 | TER | 16h30
Maestro Jorge Lisbôa Antunes, regente
José Maurício Nunes Garcia
Abertura Zemira
Mozart Camargo Guarnieri
Suite Vila Rica, movimentos 2, 4, 6 e 7
Ludwig van Beethoven
Sinfonia nº 8



Serviço:
Centro de Ensino Fundamental 104 Norte
Endereço: SQN 104, Área Especial - Brasília.

ORQUESTRA ARS HODIERNA
24 | TER | 16h30
Maestro Jorge Lisbôa Antunes, regente
Richard Wagner
Siegfried’s Idyll
Antonin Dvorak
Suite Tcheca, op. 39

Serviço:
Centro Educacional do Lago Norte – CEDLAN
Endereço: SHIN CA 02, Lote 24, Lago Norte - Brasília

Trio Violino, Violoncelo e Piano


Marcello Guerchfeld é graduado e pós-graduado pela Juilliard School of Music. Atuou como spalla da Orquestra de Câmara de Bruxelas e como violinista e violista da Orquestra de Câmara de Zurique. De volta ao Brasil, foi professor de violino e viola do Departamento de Música do IA/UFRGS durante mais de trinta anos. Marcello tem sido professor e artista convidado de diversos festivais de música brasileiros, além de realizar recitais e concertos com orquestras ao redor do país. Em 2001, recebeu o Prêmio Açorianos de Música por suas atividades pedagógicas. Marcello se apresenta ao lado de Matias de Oliveira Pinto e Viviane Taliberti, dia 4 de abril, teatro Rondon Pacheco, entrada 01 quilo de alimento não perecível ou 01 litro de leite longa vida UHT.

segunda-feira, 2 de abril de 2012

Camerata Aberta explora teatralidade e ironia na abertura da temporada 2012


A Camerata Aberta, grupo residente da EMESP Tom Jobim, abre a temporada 2012 com Farsa para Orquestra, concerto que aborda a linguagem de teatro musical. Sob regência do maestro alemão Felix Krieger, o grupo, que está prestes a lançar seu primeiro CD pelo Selo SESC de música contemporânea, se apresenta no dia 4 de abril, quarta-feira, às 21 horas, no Sesc Vila Mariana.
O repertório traz obras contemporâneas carregadas de elementos cênicos e irônicos. “A apresentação conta com encenações dos músicos, dentro do limite de um concerto. Em Divertimento?, de Maurício Kagel, por exemplo, a relação entre regente e os instrumentistas é interpretada e levada ao limite do absurdo”, explica o diretor artístico do grupo, Sergio Kafejian.
A composição de Kagel traz esse suposto caos com bits e pedaços de melodias que se sobrepõem e colidem; rádios são sintonizados; apitos soam; violistas sustentam notas por uma eternidade. Ocasionalmente, atinge-se algo próximo de um consenso e então tudo cai por terra, ou se derrama por terra, ou se evapora. 

Já Archeologia del Telefono, de Salvatore Sciarrino, aborda com humor o problema da comunicação em um mundo dominado pelas novas tecnologias. Partindo de estruturas sonoras delicadas, ruídos e rumores instrumentais quase inaudíveis, a peça evolui para uma sonoridade em que arquétipos sonoros da comunicação telefônica como toques de telefones, linhas ocupadas e interjeições quase humanas são poeticamente recriados nos 13 instrumentos presentes na peça. 
A obra Areia II do compositor brasileiro Alexandre Lunsqui associa-se à peça de Sciarrino pelo uso de sonoridades não usuais e técnicas estendidas dos instrumentos. Areia II traz fragmentos da peça Três Estudos para Orquestra de Câmera, de Arnold Schoenberg, que o compositor utilizou para um projeto encomendado pelo grupo alemão Ensemble PianoPossibile, em 2006.

Em um processo de filtragem e readaptação do material, o compositor os utilizou dentro dos modelos rítmicos tirados dos pigmeus Aka, população oriunda da República Central Africana.
Programa
Salvatore Sciarrino
Archeologia del Telefono
Alexandre Lunsqui
Areia II
Intervalo
Maurício Kagel
Divertimento? 

SERVIÇO:
Camerata Aberta “Farsa para Orquestra”
 Data: 4 de abril (quarta-feira), às 21h
 Local: Sesc Vila Mariana
 Endereço: Rua Pelotas, 141– Vila Mariana - São Paulo
 Faixa etária: livre
 Ingressos: R$ 24,00 [inteira]
 R$ 12,00 [usuário inscrito no SESC e dependentes, +60 anos, professores da rede pública de ensino e estudantes com comprovante] R$ 6,00 [trabalhador no comércio de bens, serviços e turismo matriculado no SESC e dependentes]

Fundação Silvestre Gomes oferece cursos gratuitos


A Fundação Silvestre Gomes oferece cursos gratuitos para jovens, adultos e idosos, nas áreas de informática e audiovisual e música. Para se inscrever basta ir a sede da Fundação na Rua Frei Marcelino, 1511, Rodolfo Teófilo levando RG, comprovante de endereço e uma foto 3x4 nos horários de 9h às 12h e de 14h às 17h.
A Fundação Silveste Gomes é um equipamento não governamental sem fins lucrativos que se posiciona a favor do cidadão menos assistido, alimentando a ideia de responsabilidade social e impulsionando o acesso a informação, ao protagonismo artístico e a novas percepções quanto ao mercado de trabalho.
Cursos oferecidos:
Gestão de Mídias Sociais
O curso vai abordar as novas mídias: facebook, twitter, youtube, comunicação e escrita na web e estratégias de comunicação.

Informática Básica

Windows, Word e Excel e noções básicas de internet.
Informática para a terceira idade
Windows, Word e Excel e noções básicas de internet com didática para terceira idade.
Criação de Roteiro
Pensamento criativo, texto, apreciação de cinema.
Violão
Noções básicas de violão e avançado.
Serviço:

Cursos gratuitos na Fundação Silvestre Gomes , Rua Frei Marcelino, 1511, Rodolfo Teófilo.
Para se inscrever basta ir a Fundação levando RG, comprovante de endereço e uma foto 3x4 nos horários de 9h às 12h e de 14h às 17h.
Mais informações: 3223.5514

Inscrição de filmes para o Festival de Cinema de Maringá deste ano termina dia 14 de Abril

Podem ser inscritos longas-metragens e curtas-metragens de ficção, animação, documentários e experimentais produzidos em película ou em material digital.  Este ano o evento homenageara um dos mais importantes atores do cinema, Amácio Mazzaropi – O Mazzaropi.
As inscrições para a nona edição do evento que será realizada entre os dias quatro e 11 de junho devem ser feitas pelo site www.festcinemaringa.com.br.Outras informações podem ser obtidas pelo telefone 9909 4184.

Welton Fernando