quinta-feira, 24 de maio de 2012

MHAB abre seleção para artistas e grupos da área de música


Estão abertas as inscrições para o processo seletivo de grupos e artistas que desejam se apresentar, no segundo semestre deste ano, pelo projeto Domingo no MHAB. A Fundação Municipal de Cultura receberá de 23 de abril a 11 de junho, no Museu Histórico Abílio Barreto, de segunda a sexta-feira, das 10h às 12h e de 14h às 17h, exceto feriados e pontos facultativos, os envelopes com documentação e proposta dos interessados. Serão selecionados artistas e grupos da área de música, nos gêneros MPB e instrumental, para realizar apresentações artísticas destinadas ao público adulto. O edital foi publicado dia 23 de abril no Diário Oficial da União e pode ser visualizado na íntegra pelo site da FMC: www.pbh.gov.br/cultura.
As apresentações acontecerão no palco ao ar livre do Museu, no período de 22 de julho a 14 de outubro de 2012, aos domingos, sempre às 11h30. Poderão se inscrever músicos e/ou grupos musicais, sejam eles pessoas físicas ou jurídicas.

Criado em 1999, o projeto Domingo no MHAB tem como objetivo oferecer atrações culturais de qualidade a públicos diversos, com entrada franca, reafirmando o papel do Museu como lugar de disseminação e valorização da produção cultural local. O projeto é realizado quinzenalmente, alternando-se com o Brincando no Museu, concebido com o objetivo de promover o universo da cultura infantil, por meio de  espetáculos teatrais, contação de história e muita brincadeira.
Data: Até 11 de junho 
- segunda a sexta-feira, das 10h às 12h e das 14h às 17h, exceto feriados e pontos facultativos
Local: Museu Histórico Abílio Barreto
Av. Prudente de Morais, 202, Cidade Jardim BH MG
Informações:             (31) 3277-8573     

Edital de Chamamento 2012 – Seleção de Projetos Culturais Locais – SESI São Caetano do Sul



De 10/05 a 11/06, o SESI São Caetano do Sul recebe inscrições para o Edital Local de Seleção de Projetos Culturais. A unidade responsável selecionará projetos de artes cênicas – especificamente espetáculos de teatro de rua, teatro de animação e formas animadas, circo e dança – e música. Os selecionados integrarão a programação cultural de apresentações ao ar livre ou em espaços públicos adaptáveis.
A iniciativa visa estimular a produção cultural da cidade por meio da escolha de projetos não inéditos de grupos e companhias sediados no máximo a 180 km do Centro de Atividades da unidade.
Os interessados deverão encaminhar as propostas pelo correio para o endereço do SESI São Caetano com a especificação Edital de Chamamento 2012 – Modalidade (teatro ou música) escrita no item de informação do destinatário.

A entidade reserva para si o direito de não devolver a documentação enviada e de utilizar o carimbo de postagem dos Correios como data oficial de envio. As postagens carimbadas com datas posteriores ao prazo de vigência do edital serão desconsideradas
O edital completo e as fichas de inscrições estão disponíveis no site www.sesisp.org.br/saocaetano. O resultado da seleção dos projetos será publicado única e exclusivamente no mesmo endereço eletrônico no dia 03 de julho.
 Os espetáculos selecionados complementarão a agenda cultural do SESI São Caetano no segundo semestre de 2012 – com a possibilidade de prorrogação por mais um ano.  
Edital de Chamamento 2012 – Modalidade (teatro ou música)
Centro de Atividades Presidente Eurico Gaspar Dutra – SESI SÃO CAETANO DO SUL
 Rua Santo André, nº 810, Bairro: Boa Vista – Município: São Caetano do Sul – SP.
CEP: 09572-140

 A/C Centro de Atividades Culturais – Renata Boni
SERVIÇO
Edital de Chamamento 2012 – Seleção de Projetos Culturais Locais
Inscrições: De 10/05 a 11/06
Resultado: dia 03/07 pelo site www.sesisp.org.br/saocaetano
Mais informações:             (11) 4233-8000       ramal 8022

Concerto de Orgão deTubo

quarta-feira, 23 de maio de 2012

CAIXA LANÇA SELEÇÃO PÚBLICA DE PROJETOS CULTURAIS


Começou na sexta-feira último dia 04.05 as inscrições para a seleção pública de projetos culturais da CAIXA Cultural. Neste ano a CAIXA abrirá inscrições para quatro programas de apoio a projetos culturais que serão realizados ao longo de 2013. As inscrições poderão ser feitas até 15 de junho, exclusivamente via formulário eletrônico, disponível na página www.programasculturaiscaixa.com.br. O resultado será divulgado até 05 de novembro.
Os programas disponíveis são o de Ocupação dos Espaços da CAIXA Cultural, de Apoio ao Artesanato Brasileiro, Apoio a Festivais de Teatro e Dança e Apoio ao Patrimônio Cultural Brasileiro.
Os projetos para Ocupação dos Espaços da CAIXA Cultural podem ser das áreas de artes visuais (fotografia, escultura, pintura, gravura, desenho, instalação, objeto, videoinstalação, intervenção e novas tecnologias ou performances), artes cênicas (teatro, dança e performance de palco), música e cinema. Além destas modalidades, podem ser apresentados projetos de palestras, encontros, cursos, workshops, oficinas e lançamento de livros. O valor máximo de patrocínio será de R$ 300 mil por cidade solicitada.
O Programa CAIXA de Apoio ao Artesanato Brasileiro selecionará projetos que tenham como objetivo incentivar o desenvolvimento de comunidades artesãs, valorizar o artesanato tradicional e a cultura brasileira, contemplando várias etapas do processo produtivo. O valor máximo de patrocínio por projeto será R$ 50 mil. Para o Programa de Apoio a Festivais de Teatro e Dança, foi disponibilizado R$ 200 mil como valor máximo de patrocínio por projeto.
O Programa de Apoio ao Patrimônio Cultural Brasileiro selecionará projetos para museus, com execução em 2013/2014, que visem à implantação ou modernização de sistemas de segurança e monitoramento, acessos adaptados e exposição permanente com objetivo de permitir acesso de pessoas com necessidades especiais. O valor máximo por projeto é de R$ 400 mil.
Projetos 2012:

Em 2011, a CAIXA selecionou os projetos culturais que estão acontecendo desde o início do ano. Com mais de 2.600 projetos inscritos, o Programa de Ocupação dos Espaços da CAIXA Cultural contemplou 255 propostas, totalizando um investimento de mais de R$ 26 milhões.
O Programa de Apoio ao Artesanato Brasileiro selecionou 24 projetos, o que conferiu o investimento R$ 599.600,00. O Programa de Apoio aos Festivais de Teatro e Dança aplicará R$ 3.650 milhões ao longo do ano, contemplando 56 propostas, 30 de teatro e 26 de dança.
Novos espaços:
A CAIXA Cultural é um centro cultural único, e em 2013 atuará em sete cidades brasileiras levando arte a preços acessíveis e espaço nobre para que artistas possam desenvolver seus trabalhos. Os espaços estão localizados em Brasília, Curitiba, Rio de Janeiro, Salvador, São Paulo e, em 2012, a CAIXA Cultural chega a Fortaleza e Recife, ocupando prédios que fazem parte da história de cada cidade.

O violonista Wanderson Lopez lança o disco “Violão em Concerto Vol 1


No próximo dia 25, o violonista Wanderson Lopez lança o disco “Violão em Concerto Vol 1” no Theatro Carlos Gomes, Centro de Vitória. Um dos principais nomes da música instrumental no Espírito Santo, Wanderson nesse trabalho traça um caminho pela história do violão moderno, presenteando o público com uma apresentação em que executa, além de peças autorais, obras de grandes nomes da música escritas especificamente para o violão – Heitor Villa-Lobos, Egberto Gismonti, Radamés Gnattali, Marlos Nobre, Paulo Bellinatti, Baden Powell e Astor Piazzolla. O concerto contará ainda com a participação especial do violoncelista Sanny Souza.
Esse segundo disco de Wanderson (“Poemas brasileiros”, de 2010, é seu primeiro trabalho), lançado em 2011 em uma turnê que passou pela Espanha, França, Inglaterra e Itália, é uma belíssima ode ao violão. Marcada pelo vigor técnico e a virtuose do violonista, a obra expande as barreiras de gêneros musicais ao mesclar os contornos melódicos definidos das músicas dos grandes mestres com o  vocabulário jazzístico. Nele se destaca a maestria com que Wanderson transita entre a música erudita e a música popular, mostrando que não há senão beleza entre essas fronteiras – tão híbrídas, próximas e visitadas nas obras desses exímios compositores.
Serviço:  lançamento do disco “Violão em Concerto Vol. 1”, de Wanderson Lopez, com participação especial do violoncelista Sanny Souza.
Local: Theatro Carlos Gomes
Praça Costa Pereira, Centro de Vitória-ES.
Data: 25/05/2012.
Horário: 20h30min.
Valor: 20 reais (inteira) e 10 reais (meia).
Onde comprar: pelo site www.ingresso.com ou na bilheteria do Theatro Carlos Gomes, de quarta à domingo, de 14 às 20h.
Informações:
Coletivo Opiniães: Ariny Bianchi – 27 8187-9272, Moisés Nascimento –  27 9622-2522     

Ministério da Cultura lança o blog Cultura na Rio+20


Está no ar a partir desde 18.05 o blog Cultura na Rio+20, lançado pelo Ministério da Cultura (MinC), espaço voltado aos diálogos virtuais da Conferência das Nações Unidas sobre Desenvolvimento Sustentável, que será realizada entre os dias 13 e 22 de junho, no Rio de Janeiro.
O MinC terá presença marcante neste evento, com uma programação que acontecerá no Galpão da Cidadania, na região das docas, onde serão realizados 4 seminários:
 Desconferência Cultura e Sustentabilidade Rio+20, a ser promovida pela Secretária de Políticas Culturais;
 Debate Quilombos, Terreiros e Juventudes: justiça ambiental e práticas culturais africanas e afrodescendentes, a ser promovida pela Fundação Cultural Palmares;
Diálogos entre Brasil e União Europeia sobre Economia Criativa, a serem promovidos pela Secretaria de Economia Criativa;
- Seminário sobre Patrimônio, a ser promovido pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional.

O Blog Cultura Rio+20 é um espaço para a reflexão e debate sobre a importância da cultura como eixo estratégico do desenvolvimento sustentável. Seu objetivo é difundir e debater com os participantes da Rio+20 os projetos e ações desenvolvidas pelo Sistema MinC e acolher propostas que venham a colaborar com as políticas culturais.
No blog, você poderá acessar todas as informações relacionadas à intervenção da Cultura nesta Conferência, como programação, textos-base para os seminários, entre outros. Além disso, o blog traz uma plataforma de interação com o cidadão. Com a sua participação, será possível agregar novas ideias e tornar o debate mais dinâmico.
Veja o blog:
http://www.cultura.gov.br/riomais20/

Jazz Sinfônica recebe Toninho Ferragutti no Auditório Ibirapuera em homenagem a Luiz Gonzaga

 Luiz Gonzaga 

25 | SEX | MAI | 21h00
26 | SÁB | MAI | 21h00

FABIO PRADO, regente e diretor
Terceira apresentação da série Jazz+ 2012 celebra o centenário de nascimento de Gonzagão, o rei do Baião
Programa

CYRO PEREIRA
Prata da Casa
Suíte Brasiliana Nº 1 V- Baião
Solista: Luiz Guello, percussão

LUIZ GONZAGA
Asa Branca
Arranjo: Luiz Arruda Paes

TONINHO FERRAGUTTI
Na Sombra de Asa Branca
Arranjo: Adail Fernandes

TONINHO FERRAGUTTI
Forró Classudo
Arranjo: Adail Fernandes

LUIZ GONZAGA
Sinfonia Nº 3 - Rapsódia Gonzaguiana
Arranjo: Sivuca

LUIZ GONZAGA e HUMBERTO TEIXEIRA
Estrada de Canindé
Arranjo: Newton Carneiro

LUIZ GONZAGA e JOSÉ DE SOUZA DANTAS FILHO/ZÉ DANTAS
13 de Dezembro
Arranjo: Marcelo Ghelfi

LUIZ GONZAGA e HUMBERTO TEIXEIRA
Qui Nem Jiló
Arranjo: Rodrigo Morte

LUIZ GONZAGA e HERVÊ CORDOVIL
A Vida de Viajante
Arranjo: Tiago Costa

Nos dias 25 e 26 de maio (sexta-feira e sábado), às 21h, a Jazz Sinfônica apresenta, no Auditório Ibirapuera, 100 Anos de Luiz Gonzaga, o terceiro de oito concertos da temporada Jazz+2012. O convidado desta vez é Toninho Ferragutti, um dos grandes nomes do acordeom do Brasil. Eles homenageiam o rei do Baião, Luiz Gonzaga em seu centenário. A regência é do maestro adjunto, Fabio Prado, também diretor do espetáculo.
Nestas noites dedicadas a música nordestina, as obras do acordeonista carinhosamente conhecido como Gonzagão são apresentadas com uma roupagem moderna e orquestral, reforçando o quanto as suas melodias são ricas e propícias para a criação de arranjos sofisticados. O acordeom e o talento de Ferragutti para tocar esse mesmo instrumento, marca registrada de Luiz Gonzaga, atraíram a Jazz Sinfônica para chamá-lo como convidado especial da apresentação.
 “Toninho é um companheiro de longa data e, especialmente nesse momento em que celebramos Luiz Gonzaga, teremos um encontro muito feliz”, diz o maestro Fabio Prado. “Além de também tocar acordeom, ele compôs uma música em homenagem a Gonzaga (Na Sombra de Asa Branca), que vamos trazer para essa apresentação. Então, tenho certeza de que vai ser um concerto inesquecível”, conclui.
A Jazz Sinfônica abre as duas noites de espetáculo com Baião, um movimento da Suíte Brasiliana, de Cyro Pereira. Trata-se de uma das composições mais conhecidas do maestro fundador da Jazz. Esse momento da programação é chamado Prata da Casa quando, em cada espetáculo, uma música diferente destaca para o público o trabalho de um dos membros da orquestra. Neste concerto, o solo é do percussionista Luiz Guello.
Na sequência, os músicos da Jazz interpretam a tradicional Asa Branca, com arranjo de Luiz Arruda Paes. “A proposta dele foi fazer essa música viajar pelo tempo; pensando como seria se tivesse sido composta nos períodos clássico, romântico e moderno”, conta o maestro. “É uma peça emblemática da orquestra, já que foi executada, pela primeira vez, no primeiro concerto da Jazz. Iremos tocá-la na versão integral, mas com arranjo ampliado por mim para a formação atual da Jazz”, conta.
Acompanhada por Ferragutti, a orquestra apresenta um repertório composto por obras de Luiz Gonzaga com seus parceiros, como Rapsódia Gonzaguiana, Qui Nem Jiló, e composições do próprio Ferragutti, entre elas, Na Sombra de Asa Branca e Forró Classudo (veja programa completo abaixo).
A temporada Jazz +, em que a Jazz Sinfônica convida um músico diferente para cada espetáculo acontece até novembro. No total, até aquele mês terá realizado oito concertos, sempre às sextas-feiras e sábados no Auditório Ibirapuera

Fuvest divulga regras para isenção ou redução da taxa de inscrição


Alunos devem solicitar benefício entre os dias 11 de junho e 3 de agosto A Fuvest divulgou nesta terça-feira, 22, as regras para a redução ou isenção do pagamento da taxa de inscrição no vestibular de 2013.
Os interessados no benefício devem se cadastrar no site da instituição http://www.fuvest.br/ entre os dias 11 de junho e 3 de agosto.
É necessário comprovar insuficiência de recursos financeiros para o pagamento da taxa. Para isso, o candidato deve enviar os documentos exigidos por correio registrado para a Fuvest, que analisará o pedido.
O valor da isenção depende da renda familiar. A renda máxima familiar deve ser de
R$ 809,00 para isenção total, e de R$ 809,01 até R$  1.555,00, para abatimento de metade do valor da inscrição.
Os candidatos que se enquadrarem no que dispõe a Lei Estadual 12.782, com renda individual de, no máximo, R$ 1.244,00, poderão solicitar redução da taxa para 50% do seu valor.
Durante o período de inscrições, os candidatos podem enviar e esclarecer dúvidas pelo e-mail isento2013@usp.br.
O valor da taxa de inscrição ainda não foi definido, mas logo será discutido em reunião do Conselho de Graduação da Universidade de São Paulo.

17 livros de Aluísio Azevedo para download grátis

Aluísio Azevedo 

Conheça as obras de Aluísio Azevedo, escritor maranhense que possuía uma produção literária irregular, alternando entre o realismo e o naturalismo. Aluísio Azevedo (1857-1913) foi um romancista, contista, cronista, diplomata, caricaturista e jornalista nascido no Maranhão. O escritor trabalhou no comércio e durante esse tempo realizou estudos irregulares além de praticar pintura.
No ano de 1881 o autor mudou-se definitivamente para o Rio de Janeiro, onde se integrou a grupos boêmios da época, se dedicando, ao mesmo tempo, à elaboração de seus romances. Em 1895 passou a exercer a carreira consular e prestou serviços em diversos países, como Espanha, Japão, Inglaterra e Argentina, onde morreu.
Com a publicação de “O Mulato”, no mesmo ano em que se mudou para o Rio, Aluísio Azevedo foi consagrado como escritor naturalista. A partir desse momento, procurou viver se dedicando apenas à atividade de escritor e, para isso, recorreu ao jornalismo, além de escrever romances para publicações em folhetins.
A irregularidade de sua publicação literária, oscilante entre o realismo e o naturalismo, se deve a todos esses fatores. O autor precisou, muitas vezes, se sujeitar às exigências de um público heterogêneo e, portanto, acabava mesclando trechos de intensa morbidez romântica com outros predominantemente realistas.

Baixe 17 livros de Aluísio Azevedo grátis acessando:

http://canaldoensino.com.br/blog/17-livros-de-aluisio-azevedo-para-download-gratis

Boa Leitura

Senado decide não divulgar salários de funcionários

Senado Federal

Os salários dos servidores do Senado estão a salvo da Lei de Acesso à Informação Pública. A mesa diretora aprovou nesta quarta-feira, 16, um ato que regulamenta o processo de acesso às informações produzidas pela Casa, mas a diretora-geral, Doris Marize Peixoto, deixou claro que o Senado vê o vencimentos dos funcionários como uma informação protegida.

terça-feira, 22 de maio de 2012

MIS apresente Notas Contemporâneas hoje as 20h00

Gilberto Mendes

Abrindo a temporada de 2012, o programa Notas Contemporâneas recebe o compositor Gilberto Mendes, com um espetáculo ao vivo, onde serão gravados depoimentos do compositor por meio de entrevista realizada por Irineu Franco Perpétuo e apresentadas peças representativas de sua produção. A apresentação conta com os pianistas Beatriz D’Aléssio, Maurício De Bonis e Maestro Luiz Gustavo Petri; e as sopranos Taís Bandeira, Heloisa Petri e Carolina Di Comi.
O Notas Contemporâneas realiza a captura de depoimento oral, mídia esta que se destaca no Acervo MIS ao longo dos seus 40 anos. O projeto atual, com curadoria de Cleber Papa, irá coletar registros orais de artistas da música erudita contemporânea. Na primeira edição de 2012, Gilberto Mendes, um dos mais expressivos compositores brasileiros aborda sua trajetória musical de estilo instigante e inovador e revela o porquê é considerado o mais prestigiado nome da chamada música nova.
Antes do espetáculo, o público poderá acompanhar uma apresentação do artista acompanhado de uma conversa com um jornalista com o compositor a respeito da sua carreira e da música erudita. A gravação acontece no dia 8 de novembro, terça-feira, às 20h30.
Encontro com artista / música

23mai2012
20h
auditório MIS
R$ 4,00 (50% de desconto para estudantes)
Entrevistador: Irineu Franco Perpétuo

O Centro Cultural Ibeu recebe, no dia 24 de maio (quinta-feira), às 19h, a ORQUESTRA DE BOLSO


O Centro Cultural Ibeu recebe, no dia 24 de maio (quinta-feira), às 19h, a ORQUESTRA DE BOLSO, formação mais reduzida da família das cordas que pode dar um “tom” de uma grande orquestra: o quinteto.
Desde 1995, a ORQUESTRA desenvolve um repertório que mescla Música Brasileira Erudita, popular e instrumental. O grupo já gravou com Paulo Sergio Santos, Camerata Gama Filho, Bibi Ferreira, Claudio Nucci, entre outros. Acompanhou a bailarina Ana Botafogo no espetáculo Ana In Concert e participou de amostras como o II Festival de Jazz do Rio de Janeiro. Lançou seu primeiro CD em 2005. Atualmente, o grupo é formado por:
Nikolay Sapoundjiev e Brigitta Calloni - violinos
Gabriel Marin – viola
Emilia Valova – cello
Lipe Portinho – contrabaixo (arranjos)

Participação especial:

Ana Azevedo – piano
Daniel Garcia – saxofone soprano

No repertório, destaque para as obras Quinteto de Dvorak – Op. 77, Sem Dormir, Disparada, Amor até o Fim, Libertango, Vivo Sonhando, Corsário, Vatapá, Samba do Avião, entre outras. A apresentação é gratuita e terá início às 19h. Haverá distribuição de senhas na portaria do prédio do Ibeu 1h antes do show.
Endereço:
Avenida Nossa Senhora de Copacabana, 690 – 11º andar Auditório

Copacabana, Rio de Janeiro

Informações:

(21) 3816-9458       | cultural@ibeu.org.br
http://centroculturalibeu.blogspot.com

Cem anos de Nelson Rodrigues

Nelson Rodrigues

Programação grátis este mês no Sesi-SP, que homenageia Nelson Rodrigues com circuito de leitura e debates sobre sua vida e obra.
Sempre às 20h30:
14/5 – Debate com o tema “Nelson Proibido – As batalhas contra a censura”
15/5 – Leitura dramática do texto “Perdoa-me Por Me Traíres”
16/5 – Debate com o tema “Nelson Jornalista – O gênio na redação”
23/5 – Leitura dramática do texto “A Serpente”
30/5 – Debate com o tema “Nelson no Futebol – O gênio da crônica esportiva”
Leituras e Debates Nelson Rodrigues 100 anos
Teatro do Sesi São Paulo
Av.Paulista, 1.313 - Metrô Trianon-Masp
Capacidade: 456 lugares
Informações: (11) 3146-7405 / 7406

Carlinhos Antunes, Orquestra Mundana, Orquestra Metropolitana e Convidados se apresentam no Sesc Pinheiros nos dias 24 e 25 de maio de 2012


Concertos em comemoração aos 35 anos de carreira de Carlinhos Antunes e lançamento dos Cds “Muvuca” e Brazilian Theory” O músico multi-instrumentalista Carlinhos Antunes  faz dois concertos  nos dias 24 e 25 de maio, no SESC Pinheiros, para divulgar as novas composições de dois álbuns inéditos: ““Muvuca” – selo Mundano e  “ Brazilian Theory”, pelo selo escocês Hairst Blinks Music, gravado ao vivo em Glasgow, bem como, comemorar seus 35 anos de carreira, com quase três mil apresentações em sua carreira musical, Carlinhos Antunes percorreu o Brasil de Norte a Sul e já viajou para mais de 30 países, passando pelo continente latino-americano, Europa e África.
Sua música é um caldeirão de misturas e ritmos que vão do samba às ragas indianas, passando pelo flamenco, pela  música árabe e africana,  com uma forte raiz brasileira e  instrumentos do  mundo inteiro, já lançou 12 cd’s,  3 dvd’s e 2 documentários sobre Burkina Faso em parceria com o SESCTV, que fala sobre música e projetos sociais no país.
O concertos serão divididos em duas noites
* Dia 24 (quinta-feira) – O Típico e o Atípico

É um espetáculo que une a Orquestra Metropolitana, dirigida pelo maestro Rodrigo Vitta, clássica com seus tradicionais instrumentos como: violino, viola, violoncelo e contrabaixo, e a Orquestra Mundana dirigida por Carlinhos Antunes, que trafega pelo mundo popular e utiliza uma gama de instrumentos musicais diferentes e de várias partes do mundo,  como a kora n’goni (harpa africana), o saz turco (tipo de alaúde), o cuatro venezuelano, a rabeca, o cavaquinho, o tiple colombiano, formando um só corpo para uma linda noite de espetáculo que irá surpreender o público presente.
Esta fusão será regida pelo maestro Rodrigo Vitta que dividirá arranjos e composições com o multi-instrumentista e Diretor da Orquestra Mundana, Carlinhos Antunes.
Teremos nesta noite, a participação especial do músico Douglas Félis (alaúde, voz e saz), as bailarinas flamencas Deborah Nefussi e Ursula Corrêa e a atriz Élida Marques.
Durante os concerto  serão feitas projeções dos documentários dirigidos por Antunes e  produzidos pelo SESC.
No Programa:
1º movimento - Quixeramobim e Bombaim

- Paisagens Brasileiras nº 3 - Caatinga- Rodrigo Vitta
- Nandus e Quixeramobim- Mynta-adap. Carlinhos Antunes - arranjo para cordas de Rodrigo Vitta
2º movimento - Terra Sonâmbula
- Africanita- Carlinhos Antunes – arranjo para cordas de Rodrigo Vitta
- Baião de cinco - Gabriel Levy - arranjo para cordas de Rodrigo Vitta
3º movimento – Amor e Loucur
- Dois Corações
- Male Betulia com Maria Rosa – Carlinhos Antunes
- Bispo do Rosário- Carlinhos Antunes - arranjo para cordas de Rodrigo Vitta
4º movimento - Zingaro
-Paisagens Brasileira n.1 Mangue - Rodrigo Vitta
- Sombras da Romãzeira - Carlinhos Antunes - arranjo para cordas de Rodrigo Vitta
- Bulgar  – Rodrigo Vitta Arranjo
* Dia 25 (sexta-feira) – Noite Afroamericana
Carlinhos Antunes e sua Orquestra Mundana convidam o cantor e compositor Renato Bráz a cantora e bailarina Fanta Konatê (Guiné), o percussionista Luiz Kinugawa, o músico Douglas Félis (alaúde, voz e saz) e as bailarinas Deborah Nefussi e Ursula Corrêa.
No Programa:
- Sombras da Romãzeira - Carlinhos Antunes
- Africanita- Carlinhos Antunes
- Male Betulia com Maria Rosa – Carlinhos Antunes
- Dois corações- Carlinhos Antunes  participação  Renato Bráz
-Andre Madalen-folclóre Basco- adaptação- Carlinhos Antunes
-Kini Kini- Fanta Konate- adaptação Carlinhos Antunes
-Caipira Ma non troppo- Carlinhos Antunes
-Salsa Malandra- Carlinhos Antunes
-Levyana- Carlinhos Antunes
-Jangou Jangadeiro- Carlinhos Antunes- participação Renato Bráz
-Choro pra Anita- Carlinhos Antunes
-Nandus Dance- adaptação Carlinhos Antunes
Serviço:
Produção : ADV Produções Artisticas
TEATRO SESC PINHEIROS
Dia 24/05/2012 às 21 horas (O Tipico e o Atipico)
Ingressos: R$ 24,00 (inteira); R$ 12,00 (usuário matriculado no SESC e dependentes, +60 anos, estudantes e professores da rede pública de ensino). R$ 6,00 (trabalhador no comércio e serviços matriculado no SESC e dependentes).
Dia 25/05/12 às 21 Horas (Noite Afroamericana)
Ingressos: R$ 24,00 (inteira); R$ 12,00 (usuário matriculado no SESC e dependentes, +60 anos, estudantes e professores da rede pública de ensino). R$ 6,00 (trabalhador no comércio e serviços matriculado no SESC e dependentes).
SESC Pinheiros - SP
Rua Paes Leme nº 195
Pinheiros – SP – SP
Telefone: (11) 3095-9400     
Ingressos à venda no local
Informações pra Imprensa:
Alessandra Z. Vitta
Email.: azvitta@terra.com.br
Cel.:  (11) 8258-3037     

segunda-feira, 21 de maio de 2012

"MÚSICA NO MASP" RECEBE ATRAÇÃO INTERNACIONAL: O CORO AFRO-AMERICANO DA UNIVERSIDADE MORGAN STATE


A programação musical de São Paulo tem desde 2007 uma saborosa série gratuita de concertos e shows de música instrumental. Idealizada e realizada pela Art Invest, a série Música no MASP tem suas apresentações realizadas sempre às terças-feiras, às 12h30, no Grande Auditório do MASP.
O público primário do projeto é o grande número de pessoas que circula cotidianamente no horário de almoço pela Avenida Paulista, um fluxo estimado em mais de 1,5 milhão de pessoas por dia. Mas a série atrai também os paulistanos apaixonados pela boa música, bem como umm crescente número de turistas que vêm à Capital para visitas ao Museu.
Foco na preservação do patrimônio dos spirituals – O coro afro-americano The Morgan State University Choir, atração internacional da série Música no MASP na terça-feira 22 de Maio, é um dos mais prestigiados conjuntos corais universitários dos Estados Unidos. A Universidade Morgan State tem seu campus na cidade de Baltimore. Com tradição de quase 150 anos, é uma das mais conceituadas universidades negras nos Estados Unidos.
        O grupo é formado pelo Coro da Universidade, com 130 vozes, e pelos Cantores Morgan, cerca de 40 vozes. Fazem parte do repertório do grupo obras do repertório clássico, canções gospel e peças de música popular contemporânea compõem o repertório do coro. Mas o coro é reconhecido principalmente por sua ênfase na preservação do património dos spirituals.
       O Morgan State University Choir já fez apresentações no mundo inteiro, em constantes turnês por Canadá, África, Ásia, Europa e América do Sul. Aclamado por suas performances, atua com grande frequência junto a grandes orquestras – entre elas as filarmônicas de Nova York e de Los Angeles –, bem como com grandes nomes da música americana – como Jessye Norman, Kathleen Battle, Regina Carter, Billy Taylor e Dave Brubeck.
        Os cerca de 50 anos de atividades do Morgan State University Choir têm inúmeros fatos marcantes. Na temporada 1999-2000, o Coro realizou a première de “All Rise”, de Wynton Marsalis, com a Filarmônica de Nova York e Kurt Mazur. Em 2006, apresentou-se em New Orleans em concerto em benefício das vítimas do furacão Katrina. Em 2007, fez concertos em Gana, no 50º aniversário da independência do país africano. Em 2008, cantou no Carnegie Hall a Missa de Réquiem de Fauré, com Bobby McFerrin e a Orquestra de St. Lukes.
        No mesmo ano voltou ao Carnegie Hall junto à Sinfônica de Baltimore sob regência de Marin Alsop, em concerto com a Missa de Leonard Bernstein, na celebração dos 90 anos do compositor – a gravação do concerto, lançada em CD pela Naxos, recebeu indicação para o Grammy de Melhor Álbum Clássico. Em 2009 o Coro excursionou pela África do Sul e cantou para nelson Mandela nas comemorações de seus 90 anos. Em 2010 apresentou-se pela primeira vez na China e na Rússia.
        Atualmente em sua primeira turnê pelo Brasil, o Morgan State University Choir apresenta-se com 60 vozes atua sob regência de Eric Conway, que atua também ao piano. Conway é diretor artístico e regente do Morgan State desde 2005, quando sucedeu a Nathan Carter (1936-2004), que foi seu diretor por 35 anos.

Allegro IV | Carl St. Clair, Nicola Benedetti e Leonard Elschenbroisch


quinta, 24 de Maio de 2012.
20:30 até 22:30
Dois dos maiores expoentes da música erudita internacional se unem para executar o Concerto duplo de Brahms regido pelo maestro convidado Carl St. Clair. A Filarmônica executa uma das mais desafiadoras sinfonias do repertório do século XX: a Quinta de Prokofieff.

Carl St. Clair, regente convidado

 Nicola Benedetti, violino
 Leonard Elschenbroisch, violoncelo

TICHELI | Estrelas cadentes

 BRAHMS | Concerto duplo para violino e violoncelo em lá menor, op. 102
 PROKOFIEFF | Sinfonia nº 5 em Si bemol maior, op. 100

Ingressos: R$ 54,00 (Plateia I), R$ 37,00 (Plateia II) e R$ 25,00 (Plateia superior). Meia-entrada para estudantes e maiores de 60 anos, mediante comprovação.
Ingressos à venda na bilheteria do Palácio das Artes, de segunda a sábado, das 10h às 21h, e através da internet: http://​www.ingresso.com.br/ Informações: (31) 3236-7400

Fundação Osesp apresenta o 43º Festival Internacional de Inverno de Campos do Jordão


Entre os dias 30 de junho e 29 de julho acontece o 43º Festival Internacional de Inverno de Campos do Jordão, um dos principais eventos musicais do País. Nesta edição, o festival está sob a direção da Fundação Osesp – como nas décadas em que esteve sob o comando do maestro Eleazar de Carvalho, cujo centenário é celebrado por nós neste ano.  Estabelecendo vínculos mais estreitos com a Osesp, o festival foca no caráter pedagógico através de convênios estabelecidos com quatro instituições internacionais – Royal Academy of Music (Londres), Conservatório de Amsterdã, Conservatório Real de Haia e Peabody Institute (EUA). A direção artística do festival será de Arthur Nestrovski, a direção executiva de Marcelo Lopes e a direção pedagógica de Cláudio Cruz.
Marin Alsop, regente titular da Osesp, será a consultora artística do evento.  A regente norte-americana também ministrará palestras e cursos de regência, assim como o inglês Sir Richard Armstrong e o costa-riquenho Giancarlo Guerrero. Eles comandarão a Orquestra do Festival em três sucessivas semanas de ensaios e apresentações com destacados solistas: a soprano Susanne Bernhard, o violoncelista Johannes Moser e o pianista Nelson Freire.
O convênio com as instituições internacionais visa possibilitar a troca de experiências e a criação de vínculos entre músicos do Brasil e do exterior. Neste ano, o evento contará com 115 bolsistas de 14 a 30 anos, cerca de 25% deles estrangeiros. As inscrições para os estudantes ficarão abertas até o dia 15 de maio.

A Orquestra do Festival funcionará como um ponto de encontro entre os melhores alunos brasileiros e seus pares internacionais, provenientes de instituições de referência no ensino musical. A Orquestra do Festival utiliza-se dos recursos do Sistema Paulista de Música, incentivados pelo Governo do Estado de São Paulo.
A programação detalhada com atrações, locais e horários estará disponível em www.festivalcamposdojordao.org.br

sexta-feira, 18 de maio de 2012

Recitais Eubiose apresentam Ricardo Marçal

Ricardo Marçal

No dia 19 de maio, sábado, às 20h, os Recitais Eubiose apresentam a violonista Ricardo Marçal. No repertório obras de Luys de Narváez, Domenico Scarlatti, Giulio Regondi, Manuel Ponce, Francisco Mignone e Isaac Albeniz. Ingressos a R$ 20,00 e R$ 10,00 (Meia-entrada para terceira idade, estudantes, e associados).

Nos Recitais Eubiose já se apresentaram artistas como os pianistas, Álvaro Siviero, Daniel Gonçalves, Eny da Rocha, Eudóxia de Barros, Fábio Luz, João Antônio Parizotto Filho e o italiano Salvatore Percacciolo; os cantores Eduardo Janho-Abumrad e Marivone Caetano, o violinista Luíz Fílip e a violista Thaís Coelho. Também realizaram a Semana Guiomar Novaes - 100 anos do 1º. Prêmio do Conservatório de Paris com recitais e exposição sobre a pianista dirigidos por Ciro Gonçalves Dias Jr..
A Sociedade Brasileira de Eubiose sempre esteve ligada às atividades artísticas como música, canto, exposições e teatro. Além dos Recitais Eubiose, a Sociedade promove cursos, palestras, master
classes e workshops de temas variados.

Programa
Luys de NARVÁEZ - (1555 - 1560)         
Seys Diferencias sobre el Himno O Gloriosa Domina (1538)

Domenico SCARLATTI - (1685 - 1757)
Sonata K. 87, L 33, Andante mosso
Sonata K. 11, L 352, Allegretto

Giulio REGONDI - (1822 -1872)
Étude Nº 8: Allegretto con moto (cc. 1854)

Manuel PONCE - (1882 – 1948)
Sonata Mexicana (1923)
            I. Allegro moderato
            II. Andantino Affettuoso
            III. Intermezzo. Allegretto in tempo di serenata
            IV. Allegretto un poco vivace

Francisco MIGNONE - (1897 – 1986)
Três dos 12 Estudos para violão (1970)
            Nº 4 – Allegro Scherzoso
            Nº 11: Spleen – Andante
            Nº 9 – Allegro Moderato
Isaac ALBENIZ - (1860-1909)
Torre Bermeja

Ricardo Marçal (Violão)
O violonista belo-horizontino Ricardo Marçal tem se dedicado a uma crescente agenda de concertos pelas mais diversas regiões do Brasil, cativando a simpatia do público e atraindo a atenção de meios de imprensa como os programas “Violões em Foco” e o tradicional “Música e Músicos do Brasil”, ambos da Rádio MEC-FM. É bacharel em Música pela UFMG na classe do professor Fernando Araújo, foi bolsista do Festival Internacional de Inverno de Campos do Jordão por dois anos, prossegue seus estudos regulares como aluno particular do aclamado violonista Fábio Zanon e, a convite do maestro Oscar Ghiglia, tem se aperfeiçoado nos cursos anuais de verão da Accademia Musicale Chigiana de Siena, na Itália. Como solista tem se apresentado regularmente em importantes séries por Minas Gerais, Paraná, Pernambuco, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul, Rondônia e São Paulo. Seus projetos para 2012 incluem ainda uma temporada de 16 recitais por todos os Centros Culturais da Prefeitura de Belo Horizonte, dando continuidade a um projeto iniciado no ano passado, e a 2ª turnê do quarteto de violões Corda Nova, do qual é membro fundador. Além disso, fará turnês estaduais com o Quarteto Barros e com seu duo recém-formado com a soprano Cátia Neris. Como pesquisador, Ricardo está elaborando um trabalho de pesquisa sobre o repertório de música de câmara com violão do início do séc. XIX em parceria com o historiador Gerson Castro e é professor dos cursos de história da música e apreciação musical da Academia de Ideias. Além disso, coordena a criação de uma série de música de câmara nos municípios mineiros de Betim, Brumadinho, Contagem, Crucilândia e Esmeraldas.
A Sociedade Brasileira de Eubiose aprofunda, através de cursos e práticas, o estudo da Cosmogênese (origem dos universos) e da Antropogênese (origem do homem) para o oferecimento de subsídios com vistas a uma construção crítica do autoconhecimento ancorada no crescimento coletivo e na fraternidade universal dentro de uma visão espiritualista comprometida com a realidade. Com esse foco se dedica também a ações sociais, culturais e artísticas.

Osesp neste final de Semana


Marin Alsop – Regente
Cédric Tiberghien – Piano

Aaron Copiland
Fonfare for the Common Man

Joan Tower
Fanfare for the Uncommon Woman

Wolfgang A. Mozart
Concerto nº 20 para piano em Ré Menor, Kv 406

Johanes Brahms
Sifonia nº 2 em Ré Menor – Op. 73

Sala São Paulo
Praça Júlio Prestes, s/n
São Paulo - SP

Metrô entra em greve na quarta-feira


Em assembleia, metroviários rejeitaram a proposta de reajuste da empresa e aplaudiram colega que conseguiu frear trem pela manhãEm assembleia realizada na noite de desta quarta-feira, 16, os metroviários de São Paulo decretaram estado de greve e resolveram que vão cruzar os braços a partir das 00h00 da quarta-feira que vem, dia 23. A categoria reivindica reajuste salarial de 5,13%, mas o Metrô ofereceu 4,15% - proposta que foi rejeitada por unanimidade durante assembleia na sede do sindicato da categoria, no Tatuapé, zona leste da capital.