quinta-feira, 9 de outubro de 2008

Oquestra Sinfônica Nacional faz sua estréia no exterior

A Orquestra Sinfônica Nacional, sob regência da maestrina Ligia Amadio , fez seu primeiro concerto internacional no último dia 25/09, desde que foi criada, em 1961. O concerto foi realizado no Teatro Avenida, em Buenos Aires, para um público de 2.000 pessoas. É uma espécie de pré-estréia da turnê internacional que o conjunto fará em junho de 2009, passando por Paris, Lisboa e Roma. A viagem tem apoio da diplomacia brasileira e representa um importante intercâmbio cultural para o país. Assim, o grupo retoma a missão de sua fundação, que é a de levar música brasileira para o exterior.
A solista convidada para as apresentações foi a pianista Linda Bustani. Uma prévia do repertório pôde ser conferida no dia 21/09, em concerto realizado no Teatro Municipal do Rio. O programa mescla peças de Heitor Villa-Lobos (Bachianas brasileiras nº 7) e Alberto Ginastera (Ollantay), ícones dos dois países, Brasil e Argentina. Traz ainda três danças de Camargo Guarnieri e o concerto para piano e orquestra, em sol, d o francês Maurice Ravel.
A regente conhece bem a platéia argentina. Já foi convidada para reger no Teatro Colón, atualmente em reformas, inúmeras vezes. A inclusão da peça de Ginastera é uma homenagem ao compositor, cuja produção – considerada completa por incluir obras para diversos instrumentos, orquestra, balé e ópera – influenciou até o rock progressivo de bandas como Yes, Genesis, Emerson Lake & Palmer e Pink Floyd

Jornal do Brasil
Disponível em: http://www.jbonline.com.br/ / Acesso em: 03.10.2008

Nenhum comentário: