Em parceria com a Embaixada do Brasil em Moscou, a Linhas Comunicação leva à capital russa sucessos do cinema nacional
A Linhas Comunicação, em parceria com a Embaixada do Brasil em Moscou e o Departamento Cultural do Ministério das Relações Exteriores, realiza pelo quarto ano consecutivo a Mostra de Cinema Brasileiro na Rússia, entre os dias 23 e 28 de novembro, em Moscou. A abertura oficial do evento acontece na noite do dia 23 de novembro, com coquetel para convidados e exibição do filme "A Suprema Felicidade", de Arnaldo Jabor.
O projeto, que integra esforços da iniciativa privada e do poder público, tem como objetivo disseminar a cultura brasileira na Rússia, apresentando a produção cinematográfica contemporânea a uma das mais importantes economias emergentes do mundo. "A Mostra já faz parte do calendário cultural oficial da capital russa. Nestes quatro anos, já são mais de cinquenta filmes apresentados. Desde a primeira edição, o público mostrou uma receptividade e um interesse imensos pelo cinema brasileiro e isso nos motiva a continuar contribuindo para essa troca de experiências", afirma o curador da Mostra de Cinema Brasileiro na Rússia, Ederaldo Kosa, sócio da Linhas Comunicação.
Programação
Serão dez filmes, com áudio em português e legendas em russo. Pela primeira vez, as películas serão apresentadas em formato digital, possibilitando uma maior qualidade de imagem para exibição.
Entre os filmes selecionados estão grandes lançamentos do cinema nacional em 2010 com Chico Xavier, de Daniel Filho; A Suprema Felicidade, de Arnaldo Jabor; O Bem Amado, de Guel Arraes e Viajo Porque Preciso, Volto Porque Te Amo, de Marcelo Gomes e Karim Aïnouz . Além dos lançamentos, a mostra também traz obras já consagradas como O Primo Basílio, também de Daniel Filho; Jean Charles, de Henrique Goldman e O Contador de Histórias, de Luiz Villaça.
Programação paralela
Assim como nas edições anteriores, estão programadas sessões de debates entre o público e artistas brasileiros. Este ano, os convidados especiais da Mostra serão Denise Fraga, produtora do filme "O Contador de Histórias", e o diretor do mesmo filme, Luiz Villaça. Além deles, Henrique Goldman, diretor de Jean Charles, também estará no Festival debatendo o filme que conta a história de Jean Charles de Menezes, morto em 2005 pela Scotland Yard no metrô de Londres ao ser confundido com um terrorista.
Personalidades como os diretores Eduardo Coutinho, Beto Brant e Sandra Kogut, os atores Vinícius de Oliveira, Andre Abujamra e Dan Stulbach e as atrizes Bruna Lombardi e Letícia Sabatella, já participaram do Festival.
Sobre a Mostra de Cinema Brasileiro na Rússia
A Mostra de Cinema Brasileiro na Rússia aconteceu pela primeira vez em 2008, em Moscou. Desde então, foram três edições na capital e uma em São Petesburgo (2009).
Fruto da parceria entre a Linhas Comunicação, o Ministério das Relações Exteriores e a Embaixada do Brasil em Moscou, o projeto conta também com o apoio da TAP Portugal.
Nenhum comentário:
Postar um comentário