quinta-feira, 10 de fevereiro de 2011

Governo do Estado de São Paulo abre 8 mil vagas para cursos gratuitos de música em Polos do Guri na Grande São Paulo

O Governo do Estado de São Paulo está com inscrições abertas, até 14 de fevereiro, para novos alunos nos cursos de música dos Polos do Guri da Grande São Paulo. São 8 mil vagas distribuídas em 53 polos na capital e em 10 municípios da Região Metropolitana. Os cursos são gratuitos e se destinam a crianças e adolescentes que estejam cursando o Ensino Fundamental e Médio, com idades entre 6 e 18 anos.
Os interessados poderão se inscrever em aulas de canto, violão, violino, viola, violoncelo, contrabaixo, flauta transversal, clarinete, saxofone, trompete, trompa, trombone, tuba, eufônio e percussão.
Os cursos estão divididos em duas categorias. A primeira, de iniciação, é destinada a crianças de 6 a 9 anos, com duração de dois anos e duas aulas semanais. Conhecer, tocar e construir instrumentos, cantar canções brasileiras e de outros países, ampliar a percepção auditiva e desenvolvimento rítmico-motor são alguns dos temas trabalhados com os alunos.
Já para as crianças e adolescentes de 10 a 18 anos, o Guri oferece os cursos sequenciais, com aulas coletivas diárias de segunda a sexta-feira ao longo de oito semestres. Além de estudar instrumentos específicos, neste programa os alunos têm aulas de canto coral, teoria musical e prática de conjunto.GuriCom mais de 50 mil alunos distribuídos por todo o Estado de São Paulo, o Guri é considerado o maior programa sociocultural brasileiro. São milhares de guris, centenas de polos e 15 anos de um trabalho que tem na música seu instrumento de transformação e nos guris sua obra prima. O Programa é uma iniciativa do Governo do Estado de São Paulo e é administrado por duas organizações sociais ligadas à Secretaria de Estado da Cultura. A gestão das unidades da capital, com cerca de 15 mil vagas, é realizada pela Organização Social Santa Marcelina Cultura.
A Santa Marcelina Cultura é responsável pela gestão de dois programas de formação musical do governo do Estado de São Paulo. Criada em 2008, a OS administra o programa Guri na região metropolitana de São Paulo, com 53 polos e cerca de 15 mil alunos, e a Escola de Música do Estado de São Paulo – Tom Jobim (EMESP Tom Jobim). Com esta, organiza o Festival Internacional de Inverno de Campos do Jordão e os Grupos Jovens ligados à Escola: Orquestra Jovem do Estado, Coral Jovem do Estado, da Banda Sinfônica Jovem do Estado e Orquestra Jovem Tom Jobim. Debaixo de todos estes programas está o projeto de criar um ciclo virtuoso para a formação musical no estado de São Paulo, combinado a um sólido projeto de inserção social, com o respaldo da tradição de ensino das Irmãs Marcelinas.

Período de inscrições:
31/01 a 14/02
Quem pode se inscrever:
jovens de 6 a 18 anos matriculados no ensino fundamental e médio
Documentos exigidos:
1 foto 3x4;
Comprovante de endereço;
RG ou certidão de nascimento do aluno.
Onde se inscrever:
nos Polos do Guri espalhados pela capital e Região Metropolitana.

Para obter informações sobre a localização dos polos, consulte o site http://www.gurisantamarcelina.org.br/

Nenhum comentário: