quarta-feira, 2 de fevereiro de 2011

Voz Ativa Madrigal 2010 / 2011


Caros Amigos,

Ao analisarmos o período que se encerrou verificamos que em 2010 houve significativa melhora no número de contratos e de eventos realizados.
No decorrer do ano o Voz Ativa Madrigal incluiu em sua discografia mais dois CDs, ambos contratados pela Paulus Editora. No primeiro o repertório foi de músicas compostas pela Irmã Miria Kolling. Oito cantores participaram deste trabalho que, conforme a música a ser gravada, mudava a formação. Desta maneira duos, trios, quartetos e octetos foram utilizados. O segundo é o produto de uma pesquisa elaborada pela Confederação Nacional de Bispos Brasileiros, CNBB, que resultou no registro fonográfico de obras do Padre Frances J. Gelinau, Intitulado “Salmos e Canções de Gelinau” o Cd será lançado no próximo mês de março em Aparecida do Norte por ocasião da Assembléia Anual da categoria.
Em concurso recentemente realizado nosso blog ficou entre os 100 melhores do Brasil. Dado ao conteúdo explorado, esta colocação foi surpreendente e, evidentemente, muito nos orgulhou.
Como tem acontecido todos os anos o grupo se apresentou em diversas unidades do Sesc tanto da capital quanto do interior, este é o resultado da parceria mantida entre o Voz Ativa Madrigal e a Faro Produções.
Nossa participação em casamentos neste ano permaneceu estável. Números apontam uma pequena diferença negativa se comparado com 2009 e, por conta desta constatação, ações serão iniciadas a fim de melhorar nossa participação neste setor.
Contratos mantidos com instituições religiosas promoveram a participação do grupo em importantes ofícios na Catedral da Sé, na Igreja da Paz e em outras igrejas.
Em dezembro o grupo realizou importante concerto no MASP, Museu de Arte de São Paulo. O evento intitulado “Natal Iluminado” fez parte do calendário oficial da cidade de São Paulo e foi possível por conta da parceria entre o Voz Ativa e a São Paulo Turismo, empresa responsável pelas atividades turísticas da cidade. Na ocasião o grupo apresentou a estréia mundial da cantata ”In Natali Domini” de Amaral Vieira, obra encomendada pela São Paulo Turismo especialmente para evento. Fato que merece destaque é que o próprio compositor, Amaral Vieira, escolheu o Voz Ativa Madrigal para a estréia de sua obra.
Estamos em negociação com empresa francesa para viabilizar uma parceria que deverá incrementar ações culturais, mais especificamente relacionadas a música, no estado de Rondônia. A empresa é responsável pela construção de uma hidroelétrica e está construindo uma nova cidade para onde será transferida a população. Caso se concretize a parceira, o Voz Ativa será responsável por atividades musicais no novo espaço e deverá promover shows, concertos, oficinas e aulas tanto de instrumentos como de canto.
Neste ano nasceu a Euterpe Comércio e Prestação de Serviços Ltda., empresa que será responsável pela agenda e contratação do Voz Ativa Madrigal e além do grupo de cantores terá em seu “casting” nomes como Adélia Issa, Edelton Gloden, Ricardo Ballestero, Laércio de Freitas, B3 Organ Trio e Orquestra Metropolitana de São Paulo. Em breve publicaremos mais detalhes sobre a empresa e como contatar-nos.
Estamos em processo de seleção de novos cantores. As inscrições aconteceram na segunda quinzena de janeiro e os testes estão sendo realizados nesta primeira semana de fevereiro. Por conta do recesso nas atividades artísticas, se necessário for, reabriremos testes no final deste mês ou no início do próximo.
Em 2011, depois de três anos e a fim de dar continuidade a nossa pesquisa sobre interpretação, o grupo retomará ao repertório de MPB. O repertório será composto por músicas de repertórios anteriores e também serão incluídas obras que ainda não fizeram parte do nosso repertório.
Paralelamente ao repertório de MBP, serão mantidos o repertório Sacro Erudito do Projeto “Dominus” e o repertório de Spiritual do "Projeto Música Preta". A conservação destes repertórios se deve, principalmente, a contratos fechados para 2011.
Este ano o grupo completará 14 anos e não há como falar desta historia sem que o nome de alguns integrantes sejam citados dado a sua importância em nossa trajetória. Luciana Pansa, mezzo soprano, deste a nossa estréia está no grupo. Nos últimos anos dedicou-se com afinco aos estudos. O resultado de sua dedicação, para além da visível melhora em sua técnica, foi que no ano passado ela foi agraciada com uma bolsa de estudos na Itália, onde cursará mestrado em performance. Se por um lado estamos tristes com sua ausência, por outro vê-la se lançar em projeto tão significativo nos faz extremamente felizes e orgulhosos. Para nós é muito importante tornarmos público a importância da Luciana Pansa na história do Voz Ativa Madrigal e, paralelamente, externarmos o carinho, a admiração e respeito que nutrimos por ela.
O ano que se finda foi um bom ano para o grupo, mas penso que devemos a cada dia, mês e ano nos dedicar a fim de melhorar nossas performances tanto artística quanto comercial. É com este espírito e neste sentido que daremos continuidade ao nosso trabalho em 2011.
Agradecemos a todos que fazem parte desta história, aos nossos leitores e amigos desejando um abençoado ano novo.

Ricardo Barbosa
Regente e fundador do Voz Ativa Madrigal

Nenhum comentário: