terça-feira, 28 de agosto de 2012

Curso livre discute a história do musical


Quando surgiu o musical? Como esse gênero se desenvolveu e quais as ligações com o teatro musicado e com outros que o antecederam? Essas e outras perguntas estarão em pauta no curso livre “Da ópera ao musical”, promovido pelo Centro Cultural do Poder Judiciário do Estado do Rio de Janeiro (CCPJ-Rio) em parceria com as Escolas de Música e Comunicação da UFRJ. As inscrições vão até o final de agosto. A iniciativa é gratuita e estão sendo oferecidas 80 vagas.
O curso é aberto à população e composto de quatro encontros, sempre às segundas-feiras de setembro, das 18h30 às 20h30, na Sala Multiuso do CCPJ-Rio, localizada no Antigo Palácio da Justiça, na Rua Dom Manuel 29, Centro.  As inscrições podem ser feitas pelos telefones (21)3133-336 e (21)3133-3368, no horário das 12 às 19h, ou pelo e-mail ccpjrio@tjrj.jus.br.
Com origens principalmente em Londres e Nova York no século XIX, o musical desenvolveu-se a partir de formas anteriores de teatro musicado, como a opera buffa (cômica), a opereta e o Singspiel germânico. Destes dois últimos herdou a identidade “popular” e a preocupação com o entretenimento. Da ópera cômica, então elevada à categoria de expressão artística refinada, manteve o interesse pelo sucesso comercial, o que faz com que muitos espetáculos permaneçam mais de uma década em cartaz nos teatros da na Broadway ou do West End.
O curso, ministrado por professores e artistas das áreas da música e do teatro, busca oferecer uma visão mais ampla das origens e do desenvolvimento de um dos gêneros mais presentes na cultura atual. A coordenação é de João Vicente Vidal (Escola de Música) e José Henrique Moreira (Curso de Direção Teatral, Escola de Comunicação).  Os palestrantes, além do próprio Moreira, são Marcelo Fagerlande e Veruschka Mainhard, ambos docentes da Escola de Música, e Luiz Paulo Sampaio, do Instituto Villa-Lobos da UniRio.
A ideia é que as palestras sirvam também como aperitivo para a apresentação em outubro, no Salão Histórico do Primeiro Tribunal do Júri, da opereta “Caso no Júri” (do original “Trial by Jury”), de William Gilbert (dramaturgo) e Arthur Sullivan (compositor), dupla responsável em grande parte pela forma que o gênero assumiu. Com duração de cerca de 40 minutos, a obra é uma das “Savoy Operas”, nome que deriva do teatro construído em Londres, em 1881, pelo empresário e produtor Richard D'Oyly Carte para encenar este tipo de espetáculo. O projeto conta com a participação das Escola de Música, Comunicação e Belas Artes, além da Faculdade de Direito.

Programa do Curso

3 de setembro - “O (re)encontro de música e teatro em torno de 1600”
Ministrante: Marcelo Fagerlande (Músico e Professor - Escola de Música - UFRJ)

10 de setembro - “Atores que cantam ou cantores que atuam? - O intérprete de ópera no século XVIII”
 Ministrante: Veruschka Mainhard (Cantora lírica e professora de canto – Escola de Música / UFRJ)

17 de setembro - “Nova conciliação de teatro e música na ópera romântica: a emergência do encenador e do regente”
Ministrante: Luiz Paulo Sampaio (Professor - Instituto Villa-Lobos - UniRio)

24 de setembro - “Da opereta ao musical: o final do século XIX em Londres e no Rio de Janeiro”
Ministrante: José Henrique Moreira (Diretor teatral e Professor – Curso Direção Teatral - Escola de Comunicação - UFRJ)

CCPJ-Rio
CURSO LIVRE NO PALÁCIO 
Da ópera ao musical

Coordenação:
João Vicente Vidal (Escola de Música – UFRJ)
José Henrique Moreira (Curso de Direção Teatral, ECO-UFRJ)
Ministrantes: Marcelo Fagerlande / Veruschka Mainhard / Luis Paulo Sampaio / José Henrique Moreira

Serviço:

Local: Centro Cultural do Poder Judiciário do Estado do Rio de Janeiro
Antigo Palácio da Justiça - Sala Multiuso
Endereço: Rua Dom Manuel, 29, térreo, Centro - Rio de Janeiro - RJ
Data: 3, 10, 17, e 24 de setembro (segundas-feiras)
Horário: 18h30 às 20h30
Número de vagas: 80
Inscrições: Em agosto, pelos telefones (21) 3133-3366 / 3133-3368 ou pelo email: ccpjrio@tjrj.jus.br
Curso gratuito

Nenhum comentário: