"Das notas que ouviam cores surgiam" é uma série
de quatro concertos que colocam foco nas relações entre Música e Pintura. No
primeiro concerto da série, o novo Quarteto Kandinsky, formado por músicos da
OSESP, leva ao palco a música de Arnold Schoenberg. O evento acontece no
auditório do SESC Pinheiros na quarta-feira 29 de Agosto, às 20h30.
O Quarteto Kandinsky, recém-criado, é formado por quatro
destacados instrumentistas em atividade no Brasil – Simona Cavuoto, Alexandre
Kanji, Elisa Monteiro e Heloísa Meirelles.
Os quatro
músicos, e mais a pianista Érika Ribeiro, sobem ao palco do auditório do SESC
Pinheiros em 29 de Agosto para o primeiro concerto de "Das notas que
ouviam cores surgiam", série que coloca foco nas relações entre Música e
Pintura, formas de arte que sempre caminharam juntas e se influenciaram
mutuamente. A série, com quatro concertos – sempre na última quarta-feira do
mês, de Agosto a Novembro –, tem curadoria de Ricardo Bologna.
No primeiro
deles, a música de Arnold Schoenberg evoca a pintura de Wassily Kandinsky.
Serão apresentadas duas obras do compositor austríaco criador do dodecafonismo.
A pianista
Érika Ribeiro interpreta as "Três peças para piano (Drei klavierstücke),
Op. 11". Escritas em 1909, essas peças representam um dos primeiros
exemplos de "atonalidade" na obra do compositor.
Depois, o
Quarteto Kandinsky, com Simona Cavuoto e Alexandre Kanji, violinos, Elisa
Monteiro, viola, e Heloísa Meirelles, violoncelo, apresenta o "Quarteto de
cordas N° 1 em ré menor Op. 7". Escrito em 1904-05, este era o favorito do
compositor entre os quatro quartetos de cordas que compôs. A obra evoca a
linguagem hiper-cromática de Wagner e Mahler e antecipa as dissonâncias das
futuras peças atonais de Schoenberg.
Música Atonal, Pintura Abstrata – Wassily Kandinsky
(1866-1944), artista russo que em 1939 adquiriu nacionalidade francesa, foi o
introdutor da abstração nas artes visuais.
Arnold Schoenberg (1874-1951), compositor austríaco, foi o
criador do dodecafonismo, um dos mais revolucionários e influentes estilos de
composição do século XX.
Em 1911,
exatamente no momento em que o músico rompia com a tonalidade e o pintor
começava com a pintura abstrata, Kandinsky foi assistir um concerto de
Schoenberg, em Munique – no qual foram executadas as “Três peças para piano Op.
11” e o “Quarteto de Cordas Op. 7”, que são também as obras do programa desta
apresentação do Quarteto Kandinsky que abre a série "Das notas que ouviam
cores surgiam".
Kandinsky
ficou fortemente impressionado pelo que ouviu. Aquela foi para ele uma
experiência musical tão intensa em termos de pensamentos visuais que o inspirou
a pintar "Impression III (Concert)".
Começava ali
uma grande amizade entre os dois artistas que tinham em comum a busca da
evolução de suas linguagens. A relação intelectual entre os dois, marcada por
frequente troca de correspondências e influências recíprocas, prosseguiu até a
morte do pintor, mas o contato pessoal entre eles durou apenas três anos, até
1914 – ano em que Kandinsky deixou a Alemanha e voltou a Moscou..
S E R V I Ç O
Das notas que ouviam cores surgiam
SESC Pinheiros
Quarta-feira, 29 de Agosto, 20:30 horas
Schoenberg & Kandinsky
Quarteto Kandinsky
Simona Cavuoto (violino), Alexandre Kanji (violino), Elisa
Monteiro (viola), Heloísa Meirelles (violoncelo)
Músico convidado: Érika Ribeiro (piano)
Programa
Obras de Arnold Schoenberg (1874-1951)
Três peças para piano (Drei klavierstücke), Op. 11
Mäßig
(viertel)
Mäßig
(achtel)
Bewegt
(achtel)
Quarteto de cordas N° 1 em ré menor Op. 7
Nicht zu rasch
Kräftig (nicht zu rasch)
Mäßig (langsame viertel)
Mäßig (heiter)
SESC Pinheiros - Auditório (110 lugares)
Rua Paes Leme 195, 3° Andar, Pinheiros, 3095-9400
INGRESSOS
R$ 16,00
[R$ 8,00, usuários inscritos, +60 anos, estudantes com
carteirinha e professores da rede pública; R$ 4,00, trabalhadores no comércio e
serviços matriculado no SESC e dependentes]. Ingressos à venda na Rede
INGRESSOSESC.
Duração: ~ 70 minutos
Indicação etária: não recomendado para menores de 10 anos
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