Encontro
abre a série internacional de eventos que marca os 60 anos do Conservatório de
Tatuí
O
Conservatório de Tatuí, instituição da Secretaria de Estado da Cultura e do
Governo de São Paulo, abriu nesta segunda-feira, 10, inscrições ao IV Encontro
Internacional de Performance Histórica. Trata-se do primeiro evento
internacional deste ano, a ser realizado no período de 23 e 26 de abril, com
objetivo de celebrar os 60 anos de fundação do Conservatório de Tatuí.
As
inscrições devem ser feitas até o dia 16 de abril pelo site
conservatoriodetatui.org.br/eperformance, pelo correio ou pessoalmente no Centro
de Produção do Conservatório de Tatuí à Rua São Bento, 415. A taxa de inscrição
é de R$ 40 até o dia 16 de abril. Alunos e professores do Conservatório de
Tatuí não pagam taxa de inscrição desde que se inscrevam até a data
obrigatória.
Os inscritos
ao evento têm direito à participação em todas as atividades pedagógicas e
artísticas do evento. São masterclasses, workshops, palestras, recitais e
concertos. Todos voltados à linguagem de performance histórica.
O Encontro
Internacional de Performance Histórica, que está em sua quarta edição, é
realizado de forma bienal com objetivos de oferecer diversas atividades que
proporcionem a reunião de interessados na linguagem da música antiga e a
oportunidade para o músico tradicional em conhecer, desenvolver e ampliar suas
possibilidades de interpretação historicamente informada, abrindo novos
horizontes dentro da linguagem musical. O destaque fica para a orientação de
professores com grande expressividade no âmbito da performance histórica.
Neste ano,
serão oferecidos masterclasses dos instrumentos flauta doce; traverso (flauta
transversal barroca); violino barroco e viola barroca; violoncelo barroco e
viola da gamba; cordas dedilhadas históricas (alaúde, teorba e guitarra
barroca); cravo e fortepiano; clarinete histórico; trompa natural; canto
barroco. Também haverá prática de orquestra de câmara (violinos, violas,
violoncelos, contrabaixo, cravo e alaúde); comunicações de pesquisas; concertos
de professores e músicos convidados; e recitais de alunos.
Serão oferecidas
20 vagas por instrumento, sendo 15 vagas para participantes e 5 para ouvintes
em cada masterclass, com exceção das atividades voltadas à flauta doce, que
disponibilizarão 40 vagas, sendo 25 para participantes e 15 para ouvintes.
Os 40
primeiros inscritos com mais de 18 anos de idade que solicitarem estadia terão
direito à alojamento gratuito, oferecido pelo Conservatório de Tatuí.
Artistas
convidados
Sob
coordenação de Débora Ribeiro, também responsável pela área de Performance
Histórica do Conservatório de Tatuí, O IV Encontro Internacional de Performance
Histórica receberá alguns dos mais destacados artistas da área do Brasil e
Europa. Estão confirmadas as participações de Maurice van Lieshout (Holanda,
flauta doce); Livia Lanfranchi (Itália/Brasil, traverso); Alessandro Santoro
(Brasil/Holanda, fortepiano/cravo); Guilherme de Camargo (Brasil/Holanda,
cordas dedilhadas históricas); Luís Otávio Santos (Brasil/Holanda, violino e
viola barrocos); Diego Schuck Biasibetti (Brasil/Alemanha, violoncelo barroco,
viola da gamba); Rosemeire Moreira (Brasil/Inglaterra, canto barroco); Luciano
Pereira (Brasil, clarinete histórico); Celso Benedito (Brasil/Inglaterra,
trompa natural) e Monica Lucas (Brasil/Holanda, palestrante). A regência da
orquestra do evento estará à cargo de João Guilherme Figueiredo. Também
participarão como músicos convidados Fulvio Ferrari e Dagma Eid.
Performance
Histórica
A área de
Performance Histórica trabalha questões ligadas à “Música Antiga”, termo
descrito por duas definições distintas, porém relacionadas entre si, de “Música
Antiga”.
A primeira
definição é baseada em um período histórico, ou seja, é a música da Idade
Média, Renascimento e Barroco, pelo fato de que não existe uma tradição
contínua de execução. Em outras palavras, tal música parou de ser executada
depois de sua época e precisou ser revivida em nossa própria era. Até meados do
século XIX, tanto público, como músicos, raramente se interessavam por outra
música que não fosse aquela produzida naqueles dias. Assim, após alguns anos de
execução, a maioria das obras normalmente caía no esquecimento.
No início do
século passado, mais precisamente por volta de 1930 surgiu, inicialmente na
Europa, grande interesse pela performance musical histórica, onde as formas
interpretativas foram repensadas e pesquisadas de acordo com a época e a origem
das composições. A música do Renascimento e da Idade Média incita o intérprete
a atuar como um verdadeiro arqueólogo, buscando através de outras fontes, como
iconografia e relatórios de época, dados que permita reconstruir a forma como
esta música era realizada.
A segunda
grande definição de "Música Antiga" é o aspecto da performance, o
desejo de recriar (executar) a música de uma época em particular com suas
sonoridades e seus tratos estilísticos, incluindo-se também aí a música dos
períodos Clássico e Romântico. Essa abordagem, chamada por muitos de
Performance Historicamente Informada (PHI), frequentemente reside no uso de
instrumentos "autênticos" (instrumentos originais ou cópias). Dentro
deste movimento chamado "Música Antiga", uma corrente denominada
"Autêntica", defende a execução musical em instrumentos, réplicas de
época, tornando-se uma especialidade com cada vez mais adeptos. Um exemplo
dessa corrente é a Sociedade de Instrumentos Antigos de Paris, que jamais
deixou de executar música com instrumentos originais ou cópias dos mesmos.
60 Anos
Os 60 anos
de fundação do Conservatório Dramático e Musical Dr. Carlos de Campos de Tatuí
serão lembrados com a realização de 24 eventos importantes – entre festivais,
encontros e concursos nacionais e internacionais – ao longo deste ano de 2014.
A agenda será agregada às dezenas de concertos realizadas mensalmente.
Todos os
demais encontros internacionais – de Madeiras de Orquestra, Metais,
Violonistas, Saxofonistas, Percussão, Cordas, Pianistas, Canto/Ópera e Coros –
serão realizados até novembro deste ano.
Também estão
confirmados os três eventos relacionados ao Festival de MPB – Certame da
Canção, Raiz e Tradição e Painel Instrumental -, além do Curso de Férias,
Semana da Composição para Bandas e concursos nacionais como o de Piano e
Luteria.
IV Encontro
Internacional de Performance Histórica do Conservatório de Tatuí
Débora
Ribeiro, coordenação
Inscrições
até 16 de Abril de 2014
Taxa: R$
40,00
Inscrições e
informações: www.conservatoriodetatui.org.br/eperformance
Mais
informações: performancehistorica@conservatoriodetatui.org.br / 15 3205-8444
Foto:
Divulgação
https://www.dropbox.com/s/gjdj0x5weiwrg83/Foto%20-%20Maurice%20van%20Lieshout.jpg
Legenda:
Holandês Maurice van Lieshout é um dos artistas confirmados no evento
Informações
à imprensa
Deise
Juliana Voigt / (15) 3205-8464 / (15) 99613-1922
comunica@conservatoriodetatui.org.br
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