ITÁLIA - MÚSICA ANTIGA
Monge italiano, professor e teórico da música, regente do coro da
Catedral de Arezzo, Toscana. Pioneiro da notação musical em intervalos. Fundamenta
a ordenação das linhas da pauta em terças e a “Solmização” (mão guidoniana).
Batizou as notas musicais com os nomes que conhecemos hoje, baseando-se
em um texto sagrado em latim do hino a São João Batista:
Ut queant laxis
Resonare fibris
Mira gestorum
Famuli tuorum
Solve polluti
Labii reatum
Sancte Ioannes
Que significa:
Para que teus servos
possam ressoar claramente
a maravilha dos teus feitos
limpe nossos lábios impuros, ó São João.
A Guido d´Arezzo é também atribuída a invenção da Mão Guidoniana, um sistema
mneumônico usado para o ensino da leitura musical em que os nomes das notas
correspondiam a partes da mão humana.
O sistema de Guido d´Arezzo sofreu algumas transformações no decorrer do
tempo: a nota Ut passou a ser chamada de dó para facilitar o canto com a terminação da sílaba em
vogal, derivando-se provavelmente da proposta lançada por Giuseppe Doni, músico
italiano que escolheu a primeira sílaba do seu sobrenome para essa nova
denominação e a nota si – por serem as iniciais de São
João – novamente facilitando o canto com a terminação de uma vogal.
Nenhum comentário:
Postar um comentário