quinta-feira, 14 de março de 2013

Nelson Freire é destaque na 4ª temporada de música clássica


Além de 10 concertos, projeto continua com oficinas. Primeira apresentação é no dia 23 de março.
Com destaque para o recital do pianista Nelson Freire, a programação do projeto de música clássica Schaeffler Música 2013, que inicia sua quarta temporada no dia 23 de março, trará 10 concertos inéditos e uma boa variedade de apresentações de grandes artistas brasileiros e também estrangeiros para Sorocaba. Além da música, a intenção de trabalhar na formação do público prossegue nessa edição, que contará ainda com 10 oficinas de degustação musical com o professor Sérgio Molina. "A programação compreende duo, trio, quarteto, quinteto, orquestra de câmera e um dos principais músicos clássicos do mundo num recital exclusivo, Nelson Freire, que mostra o nível de importância e excelência que atingiu a temporada de música clássica de Sorocaba. E esse deverá ser um dos poucos recitais que o grande pianista fará no Brasil durante o ano", reforça o produtor Marco de Almeida sobre o projeto que, além de Freire, também trará nomes como Fabio Zanon, Emmanuele Baldini, Francesco Cipolletta, Edna d"Oliveira, entre outros. E comemorando o Ano da Alemanha no Brasil, o produtor adianta que haverá um concerto especial todo dedicado às canções de Brecht e Weill com Suzana Salles.

Marco de Almeida define a programação 2013 como "dinâmica e linda". "A temporada do ano passado criou as oficinas de música como modo de fomento para a formação de público e isso deu muito certo. Por isso, esse ano continuamos essa atividade, aumentando as oficinas, juntamente com os concertos que seguem uma programação bastante variada", defende o produtor, que revela que a média de alunos do ano passado nas oficinas foi de 30 pessoas por aula. "O que é realmente muito bom! Neste ano, as oficinas têm temas diferentes em relação ao ano passado, e mudamos o local de realização porque ano passado fizemos uma parceria com a prefeitura de Votorantim e este ano não a renovamos. Decidimos um local ótimo para a realização dessas oficinas, que é o Lucas Espaço, no Campolim."

O balanço que o produtor faz da temporada anterior é positivo. "Se sucesso de uma ação é ter a casa cheia, então nós tivemos um grande sucesso em 2012", ressalta. Para ele, isso prova que o público gosta, participa e quer ter também este tipo de atividade cultural em Sorocaba. "Certamente, o público sorocabano corresponde e, visivelmente, fica feliz com a certeza de uma temporada na qual ele possa ouvir um pouco do melhor da música clássica feita no Brasil. Tem noção de como será a corrida do público para o recital de Nelson Freire em junho? Já temos reserva de ingressos inclusive de fora da cidade! É importante acontecer tudo isso em nossa vida cultural. Aliás, Sorocaba é uma das poucas, senão a única cidade do interior do Estado de São Paulo, com ações independentes tão variadas e de grande aspecto cultural. E a temporada de música clássica é uma das ações principais", afirma.

Os concertos acontecem sempre no Teatro Municipal de Sorocaba "Teotônio Vilela", que fica no Paço Municipal. Aqueles marcados para ocorrer às quintas, sextas e sábados começarão às 21h, enquanto os concertos aos domingos começam às 19h. Entre os 10 concertos, cinco serão gratuitos e os demais custarão R$ 20 (inteiro).

As oficinas serão gratuitas e as inscrições poderão ser feitas através do telefone (15) 3211-1360. As oficinas acontecem no Lucas Espaço, na rua Estela Campolim, 26, no Campolim, aos sábados, das 15h às 16h30.

Confira abaixo a relação de concertos e das oficinas oferecidas pelo projeto:

Concertos

Março, dia 23, sábado: abertura da temporada com Luciana Bueno (mezzo-soprano) e Anderson Brenner (piano) Abril, dia 13, sábado: Suzana Salles (voz) e Lincoln Antonio (piano)

Maio, dia 18, sábado: Trio Puelli

Junho, dia 22, sábado: Nelson Freire

Julho, dia 5, sexta-feira: Quarteto Camargo Guarnieri

Agosto, dia 10, sábado: Camerata Baldini

Setembro, dia 21, sábado: Ronaldo Rolim (piano) e Anastasia Petanova (flauta)

Outubro, dia 26, sábado: Quinteto Villa-Lobos

Novembro, dia 7, quinta-feira: Duo Zanon

Dezembro, dia 1, domingo: Edna d"Oliveira (soprano), Edinéia d"Oliveira (mezzo soprano) e Scheila Glaser (pianista)

Encontros de Degustação Musical "Como ouvir música clássica"

Março, dia 16: Concerto para Violino (1806) - Ludwig van Beethoven. Organizando alturas, durações, intensidades e timbres

Abril, dia 27: Porgy and Bess (1935) - George Gershwin. Os limites entre a Ópera, os musicais e o blues norte-americano

Maio, dia 4: Quadros de uma exposição (1874). A música de Modest Mussorgsky para a exposição de Viktor Hartmann

Junho, dia 29: Concerto de Aranjuez (1939) - Joaquim Rodrigo. Música clássica e música flamenca - Concerto para violão e orquestra

Agosto, dia 17: Quarteto Imperador em Dó maior (1797) - Joseph Haydn. Tema com variações

Setembro, dia 28: Concerto para Orquestra (1943) - Bela Bartok. As proporções áureas na música do século 20

Outubro, dia 5: Prélude à l"Àpres-midi d"un Faune (1894) - Claude Debussy. O princípio da música moderna

Outubro, dia 12: Assim falava Zaratustra 1 - A música de Richard Strauss (1896) para o texto de Friedrich Nietzsche sob a ótica de Stanley Kubrick em "2001 - Uma Odisséia no espaço"

Novembro, dia 23: Assim falava Zaratustra 2 - A música de Richard Strauss (1896) para o texto de Friedrich Nietzsche sob a ótica de Stanley Kubrick em "2001 - Uma Odisséia no espaço"

Dezembro, dia 14: Otello (1887) - Giuseppe Verdi. A música de Verdi para o libreto baseado em Shakespeare - Bicentenário Verdi
Fonte: María Fernandes

Nenhum comentário: