Dia 18 de maio, sábado, às
19h30, o Centro de Música Brasileira apresenta a cravista Helena Jank e a
cantora Adriana Kayama na Sala Cultura Inglesa do Centro Brasileiro Britânico,
em Pinheiros. No repertório, obras de Almeida Prado, Chiquinha Gonzaga, Edmundo
Villani Côrtes, Gabriel Trindade, Inácio da Silva, Jayme Ovalle, João Francisco
Leal, M.A. de Souza Queiroz, Marcos Portugal, Pe. José Maurício Nunes Garcia e
Osvaldo Lacerda. Apoio Cultural: Cultura Inglesa de São Paulo. Grátis!
Helena Jank fez o curso de
graduação em cravo sob orientação de Li Stadelmann e pós-graduação com Karl
Richter. Integrou a Orquestra Bach de Munique, dirigida por Karl Richter.
Recebendo o título de
"Meister" em cravo, iniciou uma fase intensa de apresentações e
concertos que a levaram a várias cidades da Europa.
O Centro de Música Brasileira -
CMB visa promover e divulgar a Música Brasileira erudita de todas as épocas e
estilos. Foi fundado em São Paulo em 18 de dezembro de 1984 e iniciou suas
atividades em 1985. O CMB realizou 288 apresentações em São Paulo, e um total
de 47 em cidades do interior dos Estados de São Paulo e Minas Gerais. Promoveu
nacionalmente vários concursos de interpretação: 7 de Canção de Câmara
Brasileira; 5 de Músicas Brasileiras para Piano e 2 de Músicas Brasileiras para
Flauta. Atualmente é presidido pela pianista Eudóxia de Barros.
Programa:
M.A. de Souza Queiroz - Do peito soltando a voz
João Francisco Leal – Dize amor
Almeida Prado - A
saudade é matadoura
Marcos Portugal - Vejo Marilia
Edmundo Villani-Cortes - Modinha da moça de antes
Pe. José Mauricio Nunes Garcia
– 2 Lições de Pianoforte (cravo solo)
Jayme Ovalle -
Azulão
Almeida Prado – Noite (texto de
Cecília Meireles)
Chiquinha Gonzaga – Lua branca
Inácio da Silva -
Busco a campina serena
Gabriel Trindade – Erva mimosa
do campo
Osvaldo Lacerda – “Sonata” para
cravo solo
Allegro giusto – Andantino
com moto – Allegro vivo
Marcos Portugal - Arde
o velho barril
Anônimo -
Astuciosos os homens são
- Ta-te-ti-to-tu
Helena Jank iniciou seus
estudos em São Paulo. Frequentou, entre outros, os cursos de José Kliass e
Lydia Alimonda, aperfeiçoando-se em piano com Hans Graf. Fez o curso de
graduação em cravo, sob orientação de Li Stadelmann e após ser aprovada com
louvor nos exames finais, foi convidada
por Karl Richter a continuar os estudos de pós-graduação em sua
"Meisterklasse", e ao mesmo tempo integrar a famosa Orquestra Bach de
Munique, por ele dirigida.
Recebendo o título de
"Meister" em cravo, iniciou uma fase intensa de apresentações e
concertos que a levaram a várias cidades da Europa, como solista e como
integrante das mais conhecidas orquestras de Câmara entre elas a “Münchener
Bach-Orchester”, dirigida por Karl Richter.
Retornando ao Brasil, coordenou
o Grupo Musicamara de São Paulo, com Jean-Noël Saaghard, Alain Lacour, Lola
Benda Ariane Pfister, com o qual viajou pelo Brasil divulgando a música
barroca. Foi integrante também da Orquestra
de Câmara de Blumenau, sob a regência de Norton Morozovicz.
Defendeu tese de doutorado em
música pela UNICAMP em 1988.
Foi coordenadora dos cursos de
Pós-Graduação, entre 1995 e 1999 e Diretora do Instituto de Artes entre 1999 e
2003.
Atualmente, dedica especial
atenção ao repertório de música brasileira - tanto do Brasil colonial, quanto
da produção contemporânea – além do estudo das obras tradicionais para cravo
solo e de música de câmara.
Sua pesquisa dirige-se às
questões da retórica musical do período barroco, concentrando-se principalmente
na obra de J.S.Bach e em repertório do Barroco inicial, quando os princípios da
retórica musical se estabeleceram. Em seu projeto de doutorado apresentou uma
análise interpretativa das Variações “Goldberg” de J.S.Bach, obra que se tornou
determinante para sua concepção musical no decorrer de toda sua carreira.
Além do repertório solo,
participa atualmente de dois grupos instrumentais: Tocandyra – cravo e violão e
La Follia – flauta, violino, violoncelo e cravo. Com Adriana Kayama desenvolve
o projeto Modinha, juntamente com pesquisadores da Universidade Estadual de
Campinas e da Universidade Livre de Lisboa.
O Centro de Música Brasileira -
CMB é uma sociedade civil sem fins lucrativos, fundada em São Paulo, em 18 de
Dezembro de 1984, iniciando suas atividades em 29 de Abril de 1985, no Teatro
de Cultura Artística (Sala Rubens Sverner), com um recital de Eudóxia de
Barros.
Visa a defender e promover
maior divulgação da música brasileira erudita de todas as épocas e estilos.
Grande parte dos intérpretes que se apresentam são jovens, no início de suas
carreiras de instrumentistas, cantores ou regentes.
Osvaldo Lacerda foi o
Presidente até 2011 e atualmente é a pianista Eudóxia de Barros.
O CMB realizou 288
apresentações em São Paulo, e um total de 47 em cidades do interior dos Estados
de São Paulo e Minas Gerais.
Por duas vezes recebeu Prêmio
da Associação Paulista de Críticos de Arte - APCA, pelo trabalho realizado em
prol de nossa música.
Não conta com subsídios de
entidades nem particulares, nem governamentais, com exceção de esporádicos
patrocínios dos prêmios dos concursos ou apoios culturais: Banco Francês e
Brasileiro, Metal Leve, PADO S/A., Funarte – MINC, Rotary Club de São Paulo,
Orquestra da RTC, SESC, Academia Brasileira de Música, Cultura Inglesa,
Bovespa, Grupo Arão Sahm, Casa Manon, Pianos Fritz Dobbert, Orquestra Sinfônica
De Campinas, Ballet Stagium, Unibero, Sabó Ind. e com Ltda., e mais
recentemente, um grande apoio da Secretaria de Estado da Cultura de São Paulo.
Financeiramente, sobrevive
graças às anuidades pagas por seu quadro social, e que foram estipuladas em R$
100,00 (individual) e R$ 150,00 (casal) a partir deste ano, podendo ser
enviadas para a sede da entidade: Rua Santarém, 269 Bairro Perdizes, CEP
01251-040 São Paulo - SP .
Desde 1995, recebe um valioso
apoio cultural da “Cultura Inglesa de São Paulo”, podendo realizar seus
recitais mensais da temporada, na Sala Cultura Inglesa do Centro Brasileiro
Britânico, em Pinheiros.
Promoveu vários concursos de
Interpretação, de âmbito nacional: 7 da Canção de Câmara Brasileira; 5 de
Músicas Brasileiras para Piano; 2 de Músicas Brasileiras para Flauta.
Promoveu um Concurso de
Monografia “O Dobrado” (marcha cívica e militar brasileira), e dois de
Composição: o primeiro, em parceria com
a Biblioteca Municipal “Mário de Andrade” ( São Paulo) e mais
recentemente, em 2008, um Concurso de Tocata para Piano , vencido em 1º lugar
por Nelson Lin, que teve como prêmio, alem de uma vultosa quantia oferecida
pela Secretaria de Estado da Cultura de São Paulo, ainda a impressão de sua
Tocata, pela Academia Brasileira de Música. O 2º prêmio foi para Edson
Sant´Anna. Foram marcantes os dois recentes Concursos promovidos pelo Centro de
Música Brasileira, em Dezembro de 2009, curiosamente realizados na Casa Mário
de Andrade: o II Concurso de Interpretação de Músicas Brasileiras para Flauta e
o V Concurso de Interpretação de Músicas Brasileiras para Piano, que tiveram
grandes prêmios oferecidos pela Secretaria de Cultura do Estado de São Paulo.
Site:
http://www.centrodemusicabrasileira.blogspot.com.br/
Sua atual Diretoria é assim
constituída:
Presidente: Eudóxia de Barros
Vice-Presidente:- Fernando
Cupertino
Primeiro Secretário:- Helena
Marcondes Machado
Segundo Secretário:- Fernanda
Iervolino Rossini
Primeiro Tesoureiro:- Sergio
Rossini
Segundo Tesoureiro:- Tomasino
Castelli
Serviço:
Dia 18 de maio, sábado, às
19h30
Recital do Centro de Música
Brasileira
Cravista Helena Jank
Cantora Adriana Kayama
Local : Sala Cultura Inglesa do
Centro Brasileiro Britânico
Auditório – 160 lugares
Rua Ferreira de Araújo, 741
Pinheiros - São Paulo
Tel: (11) 3039 0500
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