Iniciativa da Fundação Nacional de Artes (Funarte/MinC), o prêmio tem como objetivo fomentar, em âmbito nacional, a reflexão, a produção e a difusão de conhecimentos sobre a música.
Os trabalhos científicos deverão conter no mínimo 100 páginas e tratar de questões referentes à música, podendo abordar: aspectos históricos, sociais, antropológicos ou econômicos; aspectos musicológicos acerca da obra de um ou vários compositores ou de determinada corrente estética; relações entre música/músicos brasileiros e música/músicos estrangeiros; relações entre música erudita e música popular; e aspectos relacionados à cadeia produtiva/criativa da música.
Serão concedidos dez prêmios no valor de R$ 20 mil aos proponentes dos trabalhos selecionados. O investimento total é de R$ 200 mil.
Na última edição, os docentes da Escola de Música (EM) Márcia Taborda e o Antônio J. Augusto foram contemplados.
A Funarte irá nomear e coordenar a comissão de seleção que será composta por cinco especialistas em música para analisar os trabalhos habilitados pela fase de triagem. Ela avaliará os trabalhos segundo os seguintes critérios: qualidade do conteúdo e da forma e contribuição às reflexões sobre o tema abordado.
Os proponentes/autores terão 45 dias para envarem suas obras que deverão ser encaminhados por SEDEX em um único volume, tendo como destinatário “Prêmio Funarte de Produção Crítica Em Música”, endereçado à Sala Funarte Sidney Miller, Rua da Imprensa, no- 16/térreo – Centro – Rio de Janeiro – RJ – CEP 20.030-120.
Nenhum comentário:
Postar um comentário