O fim de
semana reserva um espetáculo que promete arrebatar o público pela importância
dos músicos envolvidos e pelo repertório que mistura elementos do jazz, soulful
e gospel, vertentes geradas por várias tradições musicais, em particular a
afro-americana. A Camerata Antiqua de Curitiba e o Coral da Universidade
Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) unem-se sob a regência do maestro
norte-americano Keith McCutchen, para apresentações na Capela Santa Maria
Espaço Cultural, às 20h de sexta-feira (29) e às 18h30 de sábado (30).
O concerto,
que integra a temporada 2013 patrocinada pelo Ministério da Cultura e pela
Volvo, acontece no Mês da Consciência Negra e mostra no repertório a influência
musical da cultura africana. Serão executadas Jazz Vespers, do próprio
MacCutchen, e a composição Aleluia do Messias, de Georg Friedrich Handel,
versão do álbumHandel's Messiah: A Soulful Celebration, produzido pelo
norte-americano Quincy Jones, compositor, arranjador vocal, trompetista e
produtor musical de trilhas sonoras. Quincy alcançou notoriedade como o
produtor de dois dos maiores recordistas de vendas de todos os tempos, o álbum
Thriller, do ícone pop Michael Jackson, e a canção We Are the World.
Também sobem
ao palco, como instrumentistas convidados, o saxofonista Todd Wright,
considerado embaixador do jazz na Carolina do Norte (EUA), e o premiado
clarinetista brasileiro Jairo Wilkens, que atua em Curitiba e recentemente
conquistou o primeiro lugar no 3º Concurso de Música de Câmara do 51º Festival
Villa-Lobos, no Rio de Janeiro, integrando o Duo Palheta ao Piano, ao lado da
pianista Clenice Ortigara.
Notas de
repertório – O maestro Keith McCutchen – que também será responsável por
comentários sobre o concerto – explica que as Jazz Vespers utilizam as
estruturas gerais textuais usadas pelos compositores antigos como Monteverdi,
“mas com uma síntese de linguagens harmônicas que adotei como resultado de
minha experiência em vários gêneros de coral, idiomas jazzístico, literatura de
piano e música orquestral dos séculos 19 e 20, bem como as diversas tradições
folclóricas e afro com as quais cresci e continuo a desenvolver”, enfatiza.
A linguagem
harmônica e as diferentes formas de composição de jazz moldam os vários
movimentos, embora o maestro ressalte que o uso moderno do termo Jazz Vesper
significa uma performance de jazz, sem qualquer aplicação do texto nem da
estrutura formal do serviço de Vésperas da Igreja Católica Romana, Grega
Ortodoxa ou liturgias anglicanas. Apesar disso, a música jazzística tem sido
adaptada com sucesso, dentro da estrutura de um serviço litúrgico. A abertura
utiliza o tradicional versículo das vésperas, seguida por conjuntos de Salmos
que contêm pedidos de oração pela paz e pela justiça.
A obra
coloca o Salmo 139 em estilo de balada lenta, seguida por um verso de hino
coral de vozes masculinas e, na sequência, o coro completo. Na continuação, um
anúncio em estilo de moteto do texto pelo coro, interagindo com a improvisação
dos músicos. A configuração do Magnificat (Lucas 1:46-55) começa com o uso de
formas de melodias do jazz convencional dos anos 30 e 40, em clima agitado, até
que as palavras são transportadas para uma valsa em tempo de jazz.
O concerto
termina com uma reinterpretação muito popular do Messias de Handel, registrada
por Quincy Jones de modo superlativo, em álbum de 1992. O The Soulful Messiah
mistura as vozes originais concebidas por Handel com acompanhamentos Gospel e
Soul. O álbum recebeu o Prêmio Grammy, em 1992, de melhor disco contemporâneo
Soul Gospel Album.
Convidados –
O espetáculo que toma conta da Capela Santa Maria Espaço Cultural, neste fim de
semana, tem a participação do Coral da Universidade Tecnológica Federal do
Paraná (UTFPR), fundado pelo maestro Francisco César Leinig, em 1966. Auxiliado
pelo professor Wilson dos Santos até 1974, o grupo acompanhou as mudanças e o
desenvolvimento da instituição que representa, contando com oito regentes ao
longo do tempo, sempre aliando os benefícios do canto coral à qualidade
técnica.
Atualmente,
o Coral da UTFPR é conduzido pela maestrina Priscilla Battini Prueter,
especialista em regência coral, com mestrado em Música pela Universidade
Federal do Paraná. Priscilla também é coordenadora do Programa de Canto Coral
da UTFPR, que engloba diversas ações relativas a essa área, tanto em Curitiba
como na Região Metropolitana.
Outro
destaque fica por conta do saxofonista norte-americano Todd Wright, que desde
1990 atua como professor na faculdade de música Appalachian State University
(Carolina do Norte – EUA). Na instituição, criou vários grupos, ministrando
cursos sobre improvisação de jazz, história do jazz e piano jazz, tendo
fundado, em 1993, o Jazz Vocal Ensemble daquela universidade. Toca para
presidentes e vice-presidentes dos Estados Unidos e, como músico de estúdio,
Todd pode ser ouvido em vários projetos com outros artistas. Tem se apresentado
com grandes nomes do jazz internacional, realizando turnês pelo Caribe, México,
Itália, França, Alemanha e Suíça.
Completando
os talentos selecionados para este concerto, a presença do clarinetista Jairo
Wilkens, formado pela Escola de Música e Belas Artes do Paraná – Embap e
solista especial da Orquestra Sinfônica Municipal de Campinas (SP). Com vários
prêmios em competições nacionais e internacionais de clarinete solo, também se
apresenta ao lado de importantes orquestras, entre elas a Rádio Cultura,
Sinfônica de São Bernardo do Campo, Sinfônica do Paraná e Sinfônica de
Londrina. Mantém intenso trabalho de música de câmara, realizando concertos no
Brasil e Estados Unidos, onde foi aluno visitante na University of
Missouri-Columbia. Desde 2008 auxilia didaticamente jovens clarinetistas da
Fundação Amazônica de Música.
Serviço:
Apresentações
da Camerata Antiqua de Curitiba e Coral da Universidade Tecnológica Federal do
Paraná (UTFPR), sob a regência de Keith McCutchen (Estados Unidos), que também
fará comentários sobre o concerto. Instrumentistas convidados: Todd Wright
(saxofone) e Jairo Wilkens (clarinete).
Datas e
horários: dia 29 de novembro (sexta-feira), às 20h, e dia 30 de novembro de
2013 (sábado), às 18h30.
Local:
Capela Santa Maria – Espaço Cultural (R. Conselheiro Laurindo, 273 – Centro)
Ingressos:
R$ 30 e R$ 15 (meia-entrada)
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