Estão abertas as inscrições para alunos da USP que queiram desenvolver atividades como bolsista no projeto "Repertório para coros iniciantes: cadernos de repertório Coral Comunicantus".
O projeto está em seu terceiro ano, sempre sob coordenação
da Profa. Dra. Susana Cecília Igayara. Nesta edição, o foco é o repertório para
coros iniciantes, tanto para coros infantis ou infanto-juvenis, como para coros
adultos. O aluno deve conhecer as bases de um programas de edição de
partituras, podendo optar pelos
softwares Finale ou Sibelius, ambos disponíveis no Comunicantus: Laboratório
Coral.
Os interessados podem se inscrever diretamente no sistema
Júpiter. Se quiserem mais esclarecimentos sobre o projeto, poderão procurar
diretamente a professora ou mandar mensagem para comunicantus.usp@gmail.com. As
inscrições vão até dia 15 de maio.Benefício:
29 - Bolsa Aprender com Cultura e Extensão
Ano: 2012 Código do Projeto: 5535
Unidade: 27 : Escola de Comunicações e Artes
Coordenador do projeto: 2021713 - Susana Cecilia Almeida Igayara de Souza
Título
Repertório para coros iniciantes: cadernos de repertório coral comunicantus
Área de Extensão na qual o projeto se enquadra: Cultura
Área temática do projeto: Música
Grande Área: Lingüística, Letras e Artes
Área: Artes
Objetivo e descrição sumária
O projeto pretende organizar repertório musical para a atividade com coros iniciantes, com obras para coros infantis, juvenis e adultos. Este projeto vem suprir a falta de materiais para coros iniciantes, material sempre demandado por jovens regentes e professores. O caderno de repertório para coros iniciantes está ancorado nos princípios pedagógicos do Comunicantus: Laboratório Coral do CMU-ECA-USP, e na prática com coros comunitários dos últimos 10 anos. Os projetos de 2010 e 2011 tiveram por foco a editoração eleltrônica de arranjos dos alunos de graduação em música, voltados para o perfil de coros comunitários.
Ações e detalhamento das atividades
Seleção de materiais, com aproveitamento de repertório já
utilizado nos coros mantidos no Comunicantus, resgatando as peças que cumpriram
favoravelmente com a função de iniciação ao canto coral. Editoração eletrônica
das partituras. Discussão de processos de aprendizagem das canções escolhidas.
Informações adicionais sobre os textos, estilo e conceitos a serem trabalhados.
Organização do material em um Caderno de Partituras.
Finalidade e relevância para a formação dos alunos
envolvidos
O projeto envolve diferentes perfis de alunos, nos cursos de
regência, canto, licenciatura em música, composição. A atividade coral é uma
alternativa profissional real para os estudantes de música. Os alunos egressos
têm assumindo funções como professores e regentes de grupos corais em diversos
espaços educativos e culturais, e a experiência prática do comunicantus tem
sido relevante para a profissionalização desses alunos. Apesar de terem tido
contato com muitos materiais adequados aos coros iniciantes, até hoje não
tivemos a oportunidade de organizar esse material em um caderno que pudesse ter
uma divulgação mais ampla e uma apresentação mais detalhada. Os projetos
anteriores de editoração de partituras para as atividades corais têm se
mostrado muito relevantes na formação dos alunos, permitindo integrar os
conhecimentos trabalhados nas diversas disciplinas. Diversos alunos se
candidataram para as bolsas anteriores e muitos deles têm procurado o
Comunicantus, interessados em um projeto como o que agora apresentamos.
Resultados esperados / Indicadores de acompanhamento
O Comunicantus: Laboratório Coral do CMU-ECA-USP completa 10
anos de atividades. Há uma forte demanda por materiais que sirvam para os
estágios iniciais de um coro, em que estão sendo construídas as habilidades e
competências dos coralistas. Este tipo de atividade têm crescido, inclusive com
a perspectiva de uma maior inclusão das atividades musicais na escola. A
produção de material de apoio, no entanto, ainda é pequena e pouco partilhada.
Ao final do projeto, espera-se ter reunido um conjunto consistente e
diversificado de repertório a ser trabalhado com grupos corais iniciantes. O
acompanhamento do projeto será feito por um cronograma de metas e tarefas e por
reuniões para avaliação qualitativa entre os participantes.
Número ideal de bolsistas para o projeto: 1
Número mínimo de bolsistas: 1
Público Alvo
Alunos de música interessados na atividade coral, jovens
professores de música que trabalhem com o canto coletivo, regentes corais,
professores de canto coral. Como público indireto: coralistas, educandos e
interessados na prática do canto coral, a quem o caderno de partituras se
destina.
Nenhum comentário:
Postar um comentário