A apresentação do grande barítono no Projeto Grandes Vozes
no Theatro São Pedro, no último dia 27 de Abril, só confirmou a impressão que
tive em 2001. Bruson não é mais um
menininho, já passa dos setenta anos e canta bem, sabem por quê ? Sua técnica é
primorosa, entende do assunto como ninguém. Nunca cantou papéis que não se
adequassem ao seu tipo de voz , soube se conservar e até os dias de hoje é
convidado para cantar em diversos teatros do mundo.
Iniciou o recital
com uma bela canção de Tosti , L'ultima Canzone, uma canção que lembra uma
grande ária de ópera, emocionante do começo ao fim. Cantou ao lado de Mere
Oliveira , Reverenza...buon giorno, buona donna... Alice è mia da ópera
Falstaff , onde mostrou seu lado cômico. Após o intervalo tivemos Madamigella
Valery....pura siccome un angelo...siate felice da ópera La Traviata uma de
suas grandes especialidades, e fechou com uma das mais emotivas árias de Verdi,
Di Provenza il mare, il suol da ópera La Traviata. Em todas as aparições Bruson
mostrou uma voz uniforme, com graves excelentes e vigorosos . Um cantor a moda
antiga, onde a voz era a excelência, a técnica preponderante e com o tempo
aprendeu a interpretar os personagens, um barítono completo.
Um grande estilista
da capital paulistana cedeu os vestidos para as cantoras, soube pelas redes
sociais e foi anunciado antes da apresentação. Estilista nenhum faz alguém
cantar bem, mas convenhamos, uma propaganda não faz mal a ninguém . Tati Helene
entrou com o vestido cedido pelo tal estilista , eu achei sem graça, gosto é
que nem nariz, cada um tem o seu. O soprano me surpreendeu, cantou Senza mamma da ópera Suor Angélica de Puccini e
L`altra notte in fondo al mare da ópera Mefistofele de Boito. Sua voz mostrou
excelente projeção, munida de um belo timbre e um lirismo sedutor. Seus agudos
mostraram potência e realçaram todos os
coloridos das árias. Sustentou as notas no limite na ária de Boito, não teve
medo de correr esse risco , simplesmente arrebentou! Ao lado de Bruson fez bonito
como Violetta, não é qualquer soprano que canta ao lado de Bruson.
Mere Oliveira também usou o vestido do tal estilista, esse
não tão feioso.Na difícil ária Acerba voluttà da ópera Adriana Lecouvreur de
Cilea a moça encontrou dificuldades. Sua voz carece de técnica para árias
complexas , que exigem grande interpretação dramática. Possui graves
interessantes e agudos fracos. Seu melhor momento foi Reverenza...buon giorno,
buona donna... Alice è mia da ópera Falstaff de Verdi ao lado de Bruson. Uma
cantora que não empolgou.
O tenor Rinaldo Leone esteve em grande noite. Na ária E
lucevan le stelle da ópera Tosca de
Puccini mostrou belos agudos , voz com belo timbre e técnica sólida. Ao lado de
Bruson mostrou grande lirismo em Ah Mimi tu più non torni da ópera La Bohème de
Puccini. O tenor me surpreendeu. Bravo Leoni!
Um puxão de orelha a todos os cantores líricos de São Paulo
e adjacências. Na récita vi poucos cantores na platéia. Todos eles têm a
obrigação de estar presentes e ver a técnica de um dos grandes barítonos.
Aprenderiam muito se fizessem isso e não cometeriam muitas barbaridades que
andam cometendo por aí.
Ali Hassan Ayache
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