Como um músico sobrevive numa
pós-revolução MP3? Como viver e depender de uma profissão que, aparentemente,
perdeu sua fonte de lucro em meio ao cenário que se deu? Para enferrujar as
grandes gravadoras e fragilizar a indústria da música, foi preciso nascer
apenas uma expressão: download.
Para ilustrar (e sonorizar)
esse quadro, o Projeto Coma, um duo de jazz contemporâneo de Caxias do Sul e o
cineasta colombiano Daniel Vargas decidiram sair pelas ruas do mundo colhendo
depoimentos de músicos do Brasil, Inglaterra, França, Uruguai, Colômbia, Alemanha e Grécia.
“O Dj Anderson Noise foi o
primeiro entrevistado e nos ajudou muito a entender como funciona o mercado da
música eletrônica e deste conceito, acabamos abrindo pros músicos de rua em
Londres, pro Dj Ravin, para os músicos de rua de Bogotá. Acho que esse filme
resume um pouco o momento em que estamos vivendo, em que a maioria das coisas
são híbridas, feitas um pouco aqui no Brasil, montadas na China, e vendidas de
volta para os brasileiros que viajam a Miami para fazer compras.” (Luciano
Balen, do Projeto Ccoma)
O documentário “Profissão:
Músico” produzido entre outubro de 2009 e dezembro de 2010, é inspirado nas
soluções que esses profissionais encontraram para que não fossem engolidos pelo
novo sistema da Era Digital, onde a internet (quando usada a nosso favor)
torna-se um meio eficiente de aproximação entre artista e público.
Com uma câmera na mão e com a
trilha sonora do próprio Projeto Ccoma (baixe aqui) adotou-se o método Faça
Você Mesmo (DYI), provando que o verdadeiro cinema e a verdadeira música do
novo mundo digital dependem unicamente de quem quer e faz e não de quem espera
acontecer.
“Não é um cara atrás de uma
mesa que vai dizer o que é bom, ou não é. Tu fazes e lança! A Internet é tudo!”
(a jornalista Kátia Suman no documentário)
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