James Brown - Sex Machine
Quanto mais alta a frequência,
mais complexas serão suas formas produzidas. Essa é a lei da Cimática,
explorada pelo cientista suíço Hans Jenny, em 1967. Para ilustrar a teoria, o
fotógrafo alemão Martin Klimas usou suas tintas e “coloriu” músicas de Miles
Davis, James Brown, Pink Floyd e outras sonoridades.
As cores foram derramadas sobre
potentes caixas de som que, no último volume, fizeram vibrar suas formas e
tonalidades de acordo com o tipo música.
Em “Ride of the Valkyries” de
Richard Wagner, por exemplo, contemplamos ondas de som dispersas e explosivas,
como é a natureza da música clássica. Já em “Ascesion” de Jonh Coltrane, as
tintas “gritaram” mais uniformes, dando vida e cor ao seu sax tenor.
Assumidamente inspirado no
expressionismo abstrato, Klimas reforça uma palheta agressiva através da
pintura aleatória e automática dos pigmentos sobrepostos.
O resultado, na íntegra, você
confere no site do oficial fotógrafo. Abaixo selecionamos algumas imagens
vibrantes, que traduzem o espírito e o estudo dos padrões produzidos por corpos
desde Galileu Galilei.
Jimi Hendrix - Ouse Burning
Jonh Contrane - Ascesion
Ornet Collema - Free Jazz
Philip Glass - Music whit Ghan
Richard Wagner - Ride of the valkyries
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