O
compositor José Antônio Rezende de Almeida Prado, nasceu em Santos, São Paulo,
a 8 de fevereiro de 1943 e faleceu em São Paulo, Capital, no dia 21 de Novembro
de 2010. Iniciou seus estudos musicais com Lourdes Joppert, Maria José Oliveira
(Teoria) e Maestro Italiano Tabarin. Estudou piano em São Paulo, desde 1954,
com Dinoráh de Carvalho, composição com Camargo Guarnieri, harmonia e
contraponto com Osvaldo Lacerda. Graças ao Primeiro Lugar conquistado com a
obra “Pequenos funerais cantantes” no Concurso Internacional da Guanabara
realizado em 1969, recebeu a bolsa de estudos para estudar em Paris, de 1969 a
1973, onde estudou composição, harmonia, contraponto, análise e rítmica com os
Mestres Olivier Messiaen, Nadia Boulanger e Annette Dieudoneé.
De
volta ao Brasil, foi Diretor do Conservatório Municipal de Cubatão e, de 1975 a
2000, professor de Composição, Orquestração, Percepção e Análise no
Departamento de Música da Unicamp, atualmente jubilado. Em 1986, defendeu tese
de doutoramento intitulada “Cartas Celestes, Uma Uranografia Sonora geradora de
novos Processos composicionais” no Instituto de Artes da Unicamp, uma das mais
importantes obras pianísticas do século XX, gravada pelo selo Eldorado, tendo
ao piano Fernando Lopes, obra tocada por pianistas de todo o mundo.
Almeida
Prado possui um vasto catálogo: mais de 570 obras, uma grande parte foi editada
na Alemanha pela Editora Tonos Musik Verlag, Darmstadt, e também pela Academia
Brasileira de Música. O CDMC de Campinas também possui um vasto acervo do
compositor.
Seu
estilo é múltiplo, do nacionalismo de Villa-Lobos e de Guarnieri, passando por
fase pós-serial atonal, o transtonalismo de suas 18 Cartas Celestes, o
misticismo da Missa de Saint-Nicholas, as Cantatas de Adonay Roy, Yerushalain
Neve Shalon, os 15 Flashes de Jerusalém (da fase prolífera em que residiu em
Jerusalém, lecionando em Mishkenot Shahanaim), o afro-brasileirismo da Sinfonia
dos Orixás, do Livro de Ogum para dois pianos, do Livro Mágico de Xangô para
Violino e Violoncello, o Pós-Modernismo dos Poesilúdios e Prelúdios para Piano,
e o tonalismo livre de seus numerosos Noturnos para Piano.
Alguns
destaques de sua vasta produção dos últimos dez anos; em julho de 1996,
conquistou o Primeiro Lugar no X Concurso Francesc Civil de Girona, Espanha,
com a Obra Cantata “Cantares do Sem nome e de Partidas”, in memoriam a Mirella
Pinotti, sobre poemas de Hilda Hilst.
Em
1997 - Obra Fantasia para Violino e Orquestra - Encomenda da Rio-Arte para
comemorações da vinda do Papa João Paulo II, estreada com sua filha, a
violinista Constança Almeida Prado, o Maestro Roberto Tibiriçá e OSB, Sala
Cecília Meireles, RJ. Esta obra - Fantasia para Violino e Orquestra - por
ocasião de seu aniversário de 60 anos, foi interpretada oito vezes no Brasil, e
em 1998, duas vezes na Alemanha, Koln e Hilchenbach, onde o compositor
participou a Convite do Maestro Edino Krieger e Ricardo Rocha.
Em
junho de 1997, compôs a obra Salmo 148 para Piano e Jazz Band, estreada no
Festival Internacional de Música de Belém do Pará com a pianista Luiza Camargo,
Maestro Andy Pereira e a Amazonas Jazz Band. Em 2000, recebeu encomenda do
Ministério da Cultura para as Comemorações dos 500 anos da Descoberta do Brasil
e compôs a Obra Cartas Celestes n.8 para Violino e Orquestra, que foi gravada
com OSTN, Maestro Silvio Barbato e Constança A.Prado, em Brasília. Foi estreada
no mesmo ano com Maestrina Ligia Amadio, OSB e Constança A.Prado, na Sala
Cecília Meireles. Compôs a Sonata para Violoncelo e Piano para a encomeda de
Antonio Meneses e Sonia Rubinsky.
As
artistas Salomea Gandelman e Sarah Cohen lançaram o Livro-CD "Cartilha
Rítmica de Almeida Prado para piano", com grande sucesso. O Maestro John
Neschling estreou a obra Salmo 23 com a OSESP e Rodrigo Esteves, sendo esta
obra mais tarde editada pela Editora Criadores do Brasil. O Maestro Flavio
Florence estreou em 2008, sua obra para Piano e Orquestra, com a OSB e o
Pianista Sergio Monteiro, a encomenda pelos 200 anos da Chegada da Família Real
no Brasil, obra dedicada ao Maestro Carlos Moreno.
Em
2009, a Fundação OSESP, através do Maestro John Neschling, encomendou a obra
sinfônica “Etudes sur Paris” que foi estreada sob regência de Cláudio Cruz no
mesmo ano. Esta obra foi premiada em 2010 pela APCA, em São Paulo, como Melhor
Obra Sinfônica.
A
discografia de sua obra compreende, como citado acima, o LP de Fernando Lopes
pelo selo Eldorado-Cartas Celestes n.1, recentemente pelo Pianista Eduardo
Monteiro, CD duplo “O som de Almeida Prado”, pela Unirio, coordenação de
Salomea Gandelman, o CD Victoria Kerbauy canta Almeida Prado, produzido por
Marcelo Spinola, o CD duplo Fraterna Presença, com obras para Piano solo,
violino e Piano, canto e piano, com obras dedicadas a família Pinotti, o CD do
pianista Benjamin da Cunha Neto, "O piano contemporâneo" CD-Louvação
ao Papa João Paulo II-as obras de homenagem ao Papa-sua obra Fantasia para
Violino e Orquestra, com os intérpretes supra citados, o CD Sinfonia Brasil 500
anos com Maestro Silvio Barbato e OSTNCS; o CD "Miniaturas" com a
pianista Maria Thereza Russo; o CD para crianças, de Paulo Gazzaneo e Sérgio
Igor Chnee, entre muitos outros.
Em
2006, através do Projeto de Francisco Coelho, foi realizada a gravação e edição
de obras para Violino e Piano, na Publicação e Coleção de cinco compositores
mais o Catálogo detalhado realizado por José Augusto Mannis e Cristiano Melli,
através da Petrobrás no Projeto “Música Contemporânea em registro na Discoteca
Oneyda Alvarenga”. Recentemente compôs os “Cadernos de Marina e Gabriel”,
editados pela ABM, e “Duos para Dois Violinos”, ambos dedicados a seus netos,
também a obra para piano “Cenas Stravinskianas” dedicadas a Maria Thereza
Russo, também a obra Preambulum dedicada ao violoncelista Antonio Meneses, para
cello solo.
Almeida
Prado trabalhou por vários anos, na Rádio Rádio Cultura 103.3 em seu Programa
dedicado à Música Contemporânea intitulado Caleidoscópio. A convite do amigo
João Marcos Coelho, foi Curador juntamente com sua filha, da Série CPFL de
Música de Câmara, em Campinas. Em 2010 recebeu a encomenda da Funarte e compôs
Panapaná III, para ensemble de câmara, que vem a ser a sua última obra.
O
pianista Antônio Eduardo Santos juntamente com uma excelente editora belga,
está editando a Fantasia Litorânea para piano, entre outras obras. Recebeu as
belíssimas Homenagens: em Cuiabá, em outubro de 2010, ainda em vida, e as
comoventes Homenagens Póstumas, na OSSA, ao sétimo dia de sua morte, com a
Sinfonia dos Orixás regida pelo genro Carlos Moreno, na Academia Brasileira de
Música, onde foi aclamado e reverenciado como um de nossos maiores
compositores, culminando com o GRANDE PRÊMIO in memorian APCA em 2011,
entregues por João Luís Sampaio, Camila Frésca e toda equipe do APCA e Sesc
Pinheiros.
A
8 de fevereiro de 2011, no Rio de Janeiro, a pianista Ingrid Barancoski dedicou
um Recital exclusivo de obras dele no dia em que seria o seu aniversário de 68
anos. A Unicamp, onde deixou muitos amigos e alunos, através da compositora
Denise Garcia, juntamente com a Orquestra Unicamp, prestou sua comovente
homenagem criando a Sala Almeida Prado. Receberá Homenagem do Concurso de piano
BNDS, através da pianista Lilian Barreto. A Academia Brasileira de Letras
através de seus amigos Luis Paulo Horta e Nenem Krieger, realizaram belíssima
Homenagem em Recital com Almeida Prado Ensemble. Com um maravilhoso acervo de
Almeida Prado, a Academia Brasileira de Música, através do trabalho incansável
da amiga Valéria Peixoto, dos amigos e Diretores, Turíbio Santos, Ricardo
Tacuchian, e com o apoio de todos os Acadêmicos, lançou a coleção digital de
uma grande parte de suas obras, em 2011.
Através
de seus Diretores, Niza de Castro Tank e Heraldo Marin, Almeida Prado foi
homenageado no último Prêmio Carlos Gomes. No encerramento do Festival de
Inverno de Campos do Jordão, neste ano de 2011 na Sala São Paulo, o Maestro
Cláudio Cruz prestou sua linda homenagem interpretando Etudes sur Paris com a
Orquestra do Festival, recebendo também belíssima Placa-Homenagem das mãos de
Paulo Zuben, e toda a equipe Santa Marcelina, Secretário de Cultura e também,
do amigo querido Sérgio Mamberti. Receberá a Homenagem da Funarte e da Bienal
de Música Contemporânea, através de Flávio Silva e do Maestro Ricardo Rocha,
neste ano de 2011, com a estréia mundial da Obra Panapaná III, e a realização
da Missa de São Nicolau, no Rio de Janeiro.
Em
17 de abril de 2011, Carlos Moreno e Constança Almeida Prado criam e estréiam
no Sesc Santo André, o Almeida Prado Ensemble, grupo de formação flexível e
variada dedicado a preservar a Memória e a Música genial deste grande e eterno
Artista. Almeida Prado pertenceu à Academia Brasileira de Música, Academia
Campineira de Música e à Fundation Nadia et Lili Boulanger (Paris).
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