Até
esta quinta-feira (15), estão abertas as inscrições para oficinas de
cenotécnica e de figurino que serão promovidas pela Fundação Nacional de Artes
(Funarte) em parceria com a Secretaria de Estado da Cultura do Espírito Santo.
Essas
atividades são uma excelente oportunidade para os profissionais que atuam no
campo das artes cênicas aperfeiçoarem seus conhecimentos e se qualificarem. As
oficinas são inteiramente gratuitas e serão realizadas nas cidades de Afonso
Cláudio e Anchieta até o final deste mês.
A
seleção dos candidatos será feita mediante análise de currículo apresentado na
ficha de inscrição (veja links para as Fichas de Inscrição no final da
matéria).
Entre
os dias 19 e 23 de novembro, o Centro Cultural José Ribeiro Tristão em Afonso
Cláudio recebe as oficinas de Cenotécnica e de Figurino. Lá, os alunos terão
aulas com o figurinista, cenógrafo, ator e diretor de teatro Paulo Vinícius.
Na
semana seguinte, é a vez do Centro Cultural Anchieta, em Anchieta, sediar a
oficina de Cenografia ministrada pelo cenógrafo e doutor em Comunicação José
Dias. Para essa última oficina, as inscrições podem ser feitas até o próximo
dia 22 de novembro
Essas
atividades de formação são abertas aos moradores das cidades sedes das oficinas
e também aos municípios vizinhos. Cada turma terá até 20 alunos e, destes, 15
terão a alimentação e a hospedagem custeadas. As despesas com transporte são de
responsabilidades dos candidatos selecionados.
CRONOGRAMA
DAS OFICINAS:
Oficina
de Cenotécnica
Local:
Centro Cultural José Ribeiro Tristão - Afonso Cláudio
Data:
19 a 23 de novembro de 2012)
Horário:
das 13 às 17horas
Nº
de Vagas: 20
Carga
Horária: 20 horas
Instrutor:
Paulo Vinícius
Oficina
de Figurino
Local:
Centro Cultural José Ribeiro Tristão - Afonso Cláudio
Data:
19 a 23 de novembro de 2012 (segunda a sexta)
Horário:
18h às 22h
Nº
de Vagas: 20
Carga
Horária: 20 horas
Instrutor:
Paulo Vinícius
Oficina
de Cenografia
Local:
Centro Cultural Anchieta - Anchieta
Data:
26 a 29 de novembro de 2012
Horário:
15h às 20h
Nº
de Vagas: 20
Carga
Horária: 20 horas
Instrutor: José Dias
Abaixo,
acesse as Fichas de Inscrição. Após preenchida, a ficha deve ser enviada para
formacao@secult.es.gov.br:
Ficha
de Inscrição - Oficina de Cenotécnica
Ficha
de Inscrição - Oficina de Figurino
Ficha
de Inscrição - Oficina de Cenografia
SOBRE
OS INSTRUTORES:
Paulo
Vinícius - paulista radicado em Curitiba desde 2004, é figurinista, cenógrafo,
ator e diretor de teatro. Atualmente trabalha como colaborador com algumas das
mais importantes companhias, grupos e diretores de Curitiba, entre elas a Vigor
Mortis –Vídeo,Stage & Words (dirigida por Paulo Biscaia Filho), a CiaSenhas
de Teatro (dirigida por Sueli Araujo) e o Grupo Obragem (dirigido por Olga
Nenevê). No cinema, atua principalmente como diretor de arte (NERVO CRANIANO
ZERO) e figurinista (GOL A GOL). Também é diretor artístico da Figurino e Cena,
produtora que desde 2008 vem se destacando com trabalhos como a SAPATARIA
ROCOCÓ, uma exposição virtual de sapatos customizados, e DE VOLTA AO COMEÇO,
peça infantil com direção e figurinos assinados por ele. É pela Figurino e Cena
que também são produzidas suas oficinas de criação teatral, como as oficinas de
Figurino Cênico, Cenografia e Dramaturgia visual da cena.
José
Dias - Carioca, criador de cenografias para os diretores Moacyr Góes e Aderbal
Freire Filho (Aderbal Júnior) na década de 1980. É formado em cenografia na
Escola de Teatro da FEFIEG (Atual Uni-Rio) em 1971. Tornou-se professor e fez
mestrado na Escola de Comunicação e Artes da Universidade de São Paulo – ECA-
USP. A partir de 1971 enumerou vários trabalhos importantes, como a montagem de
Guernica de Fernando Arrabal (1971), O Monta-Carga, de Harold Pinter, 1974 e
Família que mata unida, de Jules Feiffer, 1976. Na televisão, José Dias
trabalhou pela TV Globo fez várias criações cenográficas, tendo sido
cenógrafo-chefe do setor de montagens. Chefiou o Departamento de Cenografia do
Centro de Letras e Artes da Uni-Rio e, além de lecionar nesta, também o faz na
UFRJ (Universidade Federal do Rio de Janeiro). No teatro seu primeiro trabalho de
maior porte foi a montagem paulista de Campeões do Mundo, de Dias Gomes,
direção de Antônio Mercado, 1980.
Seguem-se muitos outros trabalhos como em: Besame Mucho, de Mário Prata,
direção de Aderbal Freire Filho 1983; Um Piano à Luz da Lua, de Paulo César
Coutinho, direção de Cecil Thiré, 1987 (Prêmio Molière); O Preço, de Arthur
Miller, direção de Bibi Ferreira, 1988; A Trágica História do Dr. Fausto,
deChristopher Marlowe, 1989 (Prêmio Molière); A Mulher Carioca aos 22 anos, de
João de Minas, 1990; Romeu e Julieta, de William Shakespeare, direção de Moacyr
Góes, 1993 (Prêmio Shell); Divinas Palavras, de Ramón Del Valle-Inclán, 1997
(Prêmio Mambembe); Bispo Jesus do Rosário, a Via Sacra dos Contrários, de Clara
Góes, 1999.
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