ALEMÃO
– ERA CLÁSSICA
Segundo
filho de Johann Sebastian Bach e Maria Barbara Bach, Carl Philipp Emanuel
nasceu em Weimar no dia 08 de março de 1714 e faleceu em Hamburgo no dia 15 de
dezembro de 1788. É considerado o fundador e precursor do estilo clássico.
Aos
10 anos ingressou na Escola de São Tomás, em Leipzig, onde seu pai, em 1723,
havia tornado-se kantor e continuou sua educação como estudante de
jurisprudência nas universidades de Leipzig (1731) e Frankfurt der Oder (1735).
Em 1738 graduou-se, mas logo decidiu abandonar essa carreira e devotar-se
inteiramente à música.
Alguns
meses depois, conseguiu um emprego a serviço do príncipe herdeiro da Prússia e,
com sua subida ao trono em 1740, tornou-se membro da casa real. Carl Philipp
era, nessa época, um dos mais habilidosos e reconhecidos cravistas da Europa e
suas composições que datam de 1731, incluíam cerca de 30 sonatas e peças para
esse instrumento.
Sua
reputação foi consolidada por duas séries de sonatas que dedicara
respectivamente a Frederico, o Grande e para o grão duque de Württemberg. Em
1746 foi promovido ao posto de músico de câmara e, por vinte e dois anos,
dividiu com Carl Heinrich Graun, Johann Joachim Quantz e Johann Gottlieb Naumann
o auxílio contínuo ao rei.
Durante
o período em que morou em Berlim, escreveu um Magnificat no qual aparecem
traços da influência de seu pai; uma cantata de Páscoa; várias sinfonias; três
volumes de canções e algumas cantatas seculares. Seu trabalho concentrou-se no
cravo para o qual compôs cerca de 200 sonatas e outros solos, incluindo o
conjunto Mit veränderten Reprisen (1760-1768). Tornou-se conhecido pelos
críticos europeus pela sua Versuch über die wahre Art das Clavier zu spielen,
uma obra sistemática e magistral que, em meados de 1780, chegou à terceira
edição e que serviu de base para a elaboração dos métodos para piano para Muzio
Clementi e Cramer.
Em
1768, sucedeu Georg Philipp Telemann como Kapellmeister de Hamburgo e, em
conseqüência de seu novo ofício, passou a dedicar mais atenção à música sacra.
No ano seguinte, produziu seu oratório Die Israeliten in der Wüste, uma
composição memorável não só por sua beleza, mas também pela semelhança com o
oratórioElijah de Felix Mendelssohn. Entre 1769 e 1788 escreveu mais de 20 peças
para a Paixão e cerca de 70 cantatas, litanias, motetos e outras obras
litúrgicas. Sua composição instrumental foi influenciada por Joseph Haydn.
Durante
a segunda metade do século XVIII, a reputação de C.P.E.Bach permaneceu muito
alta. Wolfgang A.Mozart disse a seu respeito: “Ele é o pai, nós somos os
filhos”. Ludwig van Beethoven também expressou cordial admiração e respeito a
ele. Isso é devido, principalmente, às suas sonatas para cravo, que marcam uma
época importante na história da forma musical. Foi, provavelmente, o primeiro
compositor a fazer uso livre da harmonia e faz parte do grupo dos pioneiros da
primeira Escola Vienense. Pode-se lhe atribuir, embora não exclusivamente, a
elaboração da sonata-forma, que será o principal recurso de composição do
classicismo vienense.
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