Ouvir
e ler histórias é entrar em um mundo encantador, cheio ou não de
mistérios e surpresas, mas sempre muito interessante, curioso, que diverte e
ensina. É na relação lúdica e prazerosa da criança com a obra literária que
temos uma das possibilidades de formarmos o leitor. É na exploração da fantasia
e da imaginação que instiga-se a criatividade e se fortalece a interação entre
texto e leitor. Quem de nós não lembra com saudades das histórias lidas e
ouvidas quando crianças? Daquela historinha contada por nossos pais ao pé da
cama antes de dormir? Ou daquela contada e interpretada pela professora nas
primeiras séries do ensino fundamental?
Na
interação da criança com a obra literária está a riqueza dos aspectos
formativos nela apresentados de maneira fantástica, lúdica e simbólica. A
intensificação dessa interação, através de procedimentos pedagógicos adequados,
leva a criança a uma maior compreensão do texto e a uma compreensão mais
abrangente do contexto. Uma obra literária é aquela que mostra a realidade de
forma nova e criativa, deixando espaços para que o leitor descubra o que está
nas entrelinhas do texto.
A
literatura
infantil, portanto, não pode ser utilizada apenas como um “pretexto” para o
ensino da leitura e para o incentivo à formação do hábito de ler. Para que a
obra literária seja utilizada como um objeto mediador de conhecimento, ela
necessita estabelecer relações entre teoria e prática, possibilitando ao
professor atingir determinadas finalidades educativas. Para tanto, uma metodologia
baseada em um ensino por projetos é uma das possibilidades que tem evidenciado
bons resultados no ensino de língua materna.
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