A série "Cultura Artística -
Música de Câmara Temporada 2013" tem como atração em 31 de outubro o
violonista Edson Lopes, instrumentista de técnica apuradíssima, professor de
violão para alunos avançados no Conservatório de Tatuí. O recital será
realizado no Itaú Cultural, com entrada franca.
A série
"Música de Câmara Temporada 2013" da Cultura Artística tem
continuidade na quinta-feira, 31 de outubro, às 20 horas, com uma apresentação
do violonista Edson Lopes – desta vez, a ser realizada na Sala Itaú Cultural,
com entrada franca.
Violonista de técnica apuradíssima,
Edson Lopes sempre surpreende o público com seu domínio instrumental,
delicadeza sonora e técnica interpretativa. É professor de violão para alunos
avançados no Conservatório de Tatuí.
Segurança
técnica – Diplomado em 1978 no curso de Violão Erudito pelo Conservatório
Dramático e Musical Dr. Carlos de Campos de Tatuí, SP, Edson Lopes recebeu em
2003 o título “Licentiate in Guitar Performance” pelo Trinity College London.
Durante seus estudos participou de
vários concursos de violão, obtendo em todos o 1º lugar – destaquem-se o II
Concurso de Jovens Instrumentistas promovido pela Rede Globo de Televisão no
programa “Concertos para a Juventude” e o I Concurso Nacional de Violão
promovido pelo Banco do Brasil.
Em 1979 frequentou o XXII Curso “Música
en Compostela”, na Espanha, sob a orientação de José Tomás, que foi assistente
de Andrés Segovia. Foi considerado o “aluno mais destacado” do curso, o que lhe
valeu como prêmio uma nova bolsa de estudos para o ano seguinte.
Para a violonista argentina María Luisa
Anido, Edson Lopes “é um extraordinário violonista, que me deixou surpreendida por
sua segurança técnica, domínio instrumental, assim como por sua delicadeza
sonora e deliciosa técnica interpretativa”.
O violonista já se apresentou em
diversas cidades do Brasil como solista, bem como em duos, trios e com
orquestra.
Integra o Quarteto Vivace Brasil (dois
violões, flauta e percussão), formado em 2008, grupo que excursionou com grande
sucesso por várias cidades dos Estados Unidos e em 2011 lançou o CD "Live
in New Orleans".
Integrou o Brazilian Guitar Quartet em
turnê pelos Estados Unidos, e também em apresentações em Honk Kong (33º Arts
Festival), México (VII Festival Internacional de Guitarra de Monterrey) e
Dinamarca (V International Guitar Festival de Aarhus).
Vários
estilos e épocas – Em seu recital solo na Sala Itaú Cultural, Edson Lopes
passeia por vários estilos e épocas da música para violão.
O programa tem toda a primeira parte
dedicada a compositores para violão da escola espanhola. Começa com a peça mais
conhecida do catalão Joaquín Malats, Serenata Espanhola, de 1900, original para
piano em transcrição de Lopes. Passa por Enrique Granados, com duas de suas
Valsas Poéticas, as de Nº 6 e Nº 8, obras de 1899 escritas para piano e também
transcritas para violão por Lopes. Passa ainda por Federico Moreno Torroba, com
La Seguidilla, quinto e último movimento de sua obra Aires de La Mancha. E
chega enfim a Francisco Tarrega, com Recuerdos de la Alhambra, esta uma das
mais conhecidas e adoradas peças do repertório para violão.
Na continuidade, o repertório inclui
uma obra do francês Napoleón Coste, Les Soirées d'Auteuil; três peças do
compositor paraguaio Agustín Barrios – entre elas sua obra mais conhecida, La
Catedral, escrita em 1921 e inspirada em Johann Sebastian Bach; e ainda uma peça
do violonista e compositor russo Aleksandr Ivanov-Kramskoi, pouco conhecido
entre nós, a Valsa Melancólica.
Para fechar a noite, Edson Lopes
revisita dois clássicos. Um do jazz, Basin Street Blues, composição de 1926 de
Spencer Williams. Outro do choro, Mafuá, de Armandinho, violonista e compositor
campineiro que teve com marcante presença na vida musical de São Paulo nas
décadas de 1930, 40 e 50.
S E R V I Ç
O
Cultura
Artística
Música de Câmara Temporada 2013
EDSON
LOPES violão
PROGRAMA
Joaquín
Malats (1872-1912)
Serenata
Española
Enrique
Granados (1867-1916)
Valsas
Poéticas Nº 6
Valsas
Poéticas Nº 8
Federico
Moreno Torroba (1891-1982)
La
Seguidilla, 5º movimento de Aires de la Mancha
Francisco
Tárrega (1852-1909)
Recuerdos de
la Alhambra
Fernando Sor
(1778-1839)
Introdução e
variações sobre um tema de Mozart Op. 9
Napoleón
Coste (1805-1883)
Les Soirées
d'Auteuil Op. 23
Agustín
Barrios (1885-1944)
Valsa
Brilhante Op. 8 Nº 4
La Catedral
Spencer Williams (1889-1965)
Basin Street Blues
Armandinho
Neves (1902-1976)
Mafuá
31 de
outubro, quinta-feira, 20 horas
Sala Itaú
Cultural (219 lugares)
Avenida
Paulista 149, Estação Brigadeiro do Metrô
Entrada
franca
Ingressos
distribuídos com 30 minutos de antecedência
Duração
Aproximadamente
60 minutos, sem intervalo
Na abertura
da noite, a jornalista Gioconda Bordon sobe ao palco para uma conversa rápida e
informal com o músico
Mais
informações
www.culturaartistica.com.br
www.itaucultural.org.br
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