A Feira do Livro de
Frankfurt abre na quarta-feira (dia 9) com os alemães procurando índios e
pretos entre os 70 escritores que formam a delegação oficial do Brasil, país
homenageado. A culpa é de quem inventou o slogan A land full of voices (“Uma terra cheia de vozes”), que faz
o compenetrado espírito teutônico supor, kantianamente, que um país continental
e multiétnico em suposto crescimento deve se traduzir numa literatura marcada
pela diversidade. Esqueceram de avisar a eles que aqui tem voz a dar com o pau,
mas que só poucos podem e sabem falar. E que o suposto equívoco no perfil da
delegação brasileira – branca, urbana, predominantemente do sul do país – é um
acerto involuntário, quase um ato falho da curadoria: Entschuldigung, meine Freunde,
a gente é assim. Mas é limpinho.
A barafunda em torno do
Brasil para alemão ler, muito bem retratada por Joselia Aguiar em reportagem
publicada semana passada no Valor, é uma versão intelectual de pura chanchada,
gênero tão genuinamente brasileiro. Por um lado, os alemães não se conformam de
o Brasil ser o que é: na fantasia renovada sobre nós, o exotismo da mulata dá
lugar à idealização de uma potência emergente mais justa socialmente e inquieta
intelectualmente, tudo isso expressoem livros. Os brasileiros, por sua vez, não
querem de jeito nenhum parecer o que são: a curadoria esconjura nossos males de
origem invocando um cosmopolitismo de aeromoça, a quantidade de traduções no
exterior (independentemente da importância das editoras ou da repercussão
efetiva que isso tenha) e da quimérica universalidade de autores que hoje
supostamente estão mais próximos de Philip Roth do que de Rubem Fonseca.
Enquanto isso, a Feira de Frankfurt trata do que
interessa: ampliação de mercado. Abriu escritório no Brasil, na Índia e na
China porque vê nestes três países novas oportunidades de negócio. Não
esperemos, no entanto, uma voga mundial de autores chineses, indianos ou
brasileiros: nesta brincadeira nós somos, isso sim, massas de consumidores
potenciais para o jogo pesado do mercado editorial global. Como produtores, ou
seja, autores, somos pouco mais do que simpáticos figurantes de festas simpáticas
como a que acontece essa semana. Publicado, em sua maioria, por editoras
minoritárias e circulando principalmente em meios universitários (e raramente
entre os chamados leitores comuns), o escritor brasileiro hoje ungido pelo
mercado global raramente é recompensado por ele.
Nessa equação perversa, a exceção, e há muito tempo, é
Paulo Coelho, único tratado por Frankfurt sem a condescendência das efemérides
– em 2009, foi dele o discurso de abertura da Feira. É um autor de fato
internacionalizado, o que sempre foi um problema para a autoimagem de uma
literatura que se tem em altíssima conta. Em 1998, com o Brasil homenageado
pelo Salão do Livro de Paris, Coelho foi esnobado pela delegação oficial. Na
abertura do evento, Jorge Amado, fidalgamente, o tomou pela mão e o fez
cumprimentar Jacques Chirac.
Convidado do governo este
ano, o autor de Diário de um mago cancelou
sua participação na última hora em protesto pela não inclusão na lista de
autores de grande sucesso comercial como Eduardo Sphor e Thalita Rebouças.
Assim, numa clara provocação, recoloca um problema real para a curadoria: o
retrato literário de um país que mal lê pode prescindir de autores de
entretenimento lidos em larga escala? Por que, num panorama que se quer amplo,
a ficção comercial diz menos que a vanguarda? Por que uma curadoria, pelas
declarações que dá e as escolhas que faz, continua apostando na estultice de
que escrever para poucos é necessariamente bom e escrever para muitos
necessariamente ruim?
A presença brasileira em Frankfurt deve, portanto, ser
tomada pelo que é: uma protocolar “homenagem” (aspas necessárias) da Feira a um
mercado que de alguma forma interessa à comunidade internacional do livro. Já
vi muitas dessas homenagens, sempre com a mesma fórmula: delegações declarando
desfazer clichês e mostrar a literatura de seus países “como ela é”, pavilhões
grandiosos para disputar a atenção do público e diversos debates, aos quais, na
prática, pouca gente presta atenção. E não é para menos: trata-se de uma feira
de negócios, e a maioria que circula por lá vive com a agenda repleta. Além do
mais, é quase impossível fazer frente ao frenesi e às proporções mastodônticas
dos pavilhões – uma vez vi Umberto Eco falando para um punhado de pessoas em
meio à indiferença dos passantes nos quilométricos corredores.
No fim das contas, nada disso faz muita diferença para o
escritor brasileiro. Pois os mesmos alemães que estão à procura dos índios se
espantariam em saber que a grande dificuldade do escritor brasileiro não é ser
publicado dignamente na França ou na Holanda, mas no Brasil. Que no fundo a
maioria das grandes editoras brasileiras tem horror a jovens escritores
brasileiros e pouca paciência para construir novos nomes brasileiros. Que os
escritores brasileiros vivem hoje mais daquilo que recebem para participar de
centenas de eventos literários nos quais há muito público e pouco ou nenhum
leitor. Que os escritores brasileiros ganham os prêmios mais importantes de seu
país e nem assim conseguem atingir um público mais expressivo. Que há escritores
brasileiros que têm público mas não têm critica e, por isso, não vão a
Frankfurt. Que o Brasil, em suma, pouco lê o Brasil.
Mas os alemães podem relaxar. Essas questões, pouco
confortáveis, não fazem parte da celebração dos próximos dias, pois o
brasileiro é essencialmente gentil e não está aí para estragar festa dos
outros.
Paulo Roberto Pires
http://www.revistaserrote.com.br
em 04.10.14
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