A vida de um empreendedor é atarefada, com
dezenas de preocupações e afazeres. Nesse contexto, é comum ter um dia em que
não é possível terminar tudo. É claro que é complicado ter um dia que renda,
mas pode ser que você esteja fazendo algo que atrapalhe a sua produtividade.
Christian Barbosa, especialista em produtividade,
listou 10 dicas para quem quer organizar seu tempo e realizar todas as tarefas.
Dentre elas, há soluções ditas há tempos – "tenha uma agenda!" – e
práticas que devem ser evitadas, mas que muita gente nem desconfia que sejam
prejudiciais. Confira:
1) Organize seus compromissos: Para Barbosa, uma
agenda é fundamental. "Primeiro, uma ferramenta que organize o tempo faz
com que todos os compromissos sejam lembrados. E quando os horários são levados
à risca, é mais fácil realizar todas as tarefas, ou, na pior das hipóteses, o
empreendedor não vai fazer um monte de coisas ao mesmo tempo e se
atrapalhar", afirma Barbosa. Segundo o especialista, não interessa se a
agenda é de papel ou digital, mas ela tem que fazer parte da vida de quem tem
um negócio.
2) Planeje três dias à frente: O ideal é que o
empreendedor saiba quais são seus apontamentos com o máximo de antecedência
possível. "Quando o empreendedor monta seu cronograma três dias à frente,
ele consegue distribuir melhor a carga de trabalho", diz Barbosa.
3) Guarde um tempo para os imprevistos: Em um
expediente de oito horas ou mais, há sempre tempo para que algum imprevisto
apareça: problemas com clientes, trabalhos extras, reuniões que levam mais
tempo que o planejado... em resumo, sempre tem um pepino. Para Barbosa, não tem
jeito: os imprevistos vão aparecer. "Um recurso que um empreendedor pode
usar para atenuar as emergências é resolver as tarefas já previstas em um tempo
menor e deixar uma ou duas horas do dia reservadas para imprevistos",
afirma ele. Assim, o empreendedor estará livre para resolver problemas mais
rapidamente e, caso um milagre aconteça e nada surja, ele poderá adiantar
tarefas de outros dias.
4) Adote hábitos saudáveis: Segundo Barbosa, uma
pausa no trabalho não é perda de tempo. Ele afirma que práticas defendidas por
nutricionistas, como alimentação a cada três horas e a ingestão de dois litros
de água por dia, devem ser seguidas durante o expediente. "Quando uma pessoa
se alimenta direito, ela se sente melhor. Consequentemente, ela aumenta sua
produtividade e consegue dar conta de todos os seus afazeres."
5) Saia do Facebook: Parar um pouco e dar uma
olhada nas mídias sociais é de praxe para quem trabalha em frente a um computador.
A influência dessas plataformas na produtividade de um trabalhador é
considerada nociva por alguns e não tão ruim assim para outros. Barbosa faz
parte do primeiro grupo. "O Facebook é um ladrão sorrateiro de
tempo", diz ele. Ninguém está recomendando a proibição das redes sociais
no ambiente de trabalho, mas é importante que elas sejam acessadas com
parcimônia.
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