Seja na interpretação
de texto ou na prova de inglês,
várias letras de músicas já foram utilizadas no Enem
(Exame Nacional do Ensino Médio) com o intuito de avaliar a reflexão
dos candidatos sobre o tema abordado na canção. Para interpretar melhor uma
música, o estudante tem de mergulhar na cultura do país de origem, na época em
que ela foi escrita e, principalmente, na mensagem que ela quer passar.
Cobrar a interpretação
de músicas na prova do Enem nada mais é do que questionar
o candidato sobre a sua visão de mundo e repertório
cultural. De acordo com Marcilio Bittencourt Gomes Jr.,
professor deliteratura da Oficina de Estudante,
o Enem é uma releitura dos vestibulares
federais, e utilizar músicas nas provas comprova que o exame
está sendo moldado de acordo com as provas das instituições tradicionais como,
por exemplo, USP, UNESP e Unicamp. “Usar música na prova não é uma novidade. A
UNESP, por exemplo, faz o uso de canções em sua prova sistematicamente”,
explica.
Entre os principais autores brasileiros estão Chico
Buarque e Gilberto Gil. Entretanto, a comissão organizadora é bem
eclética em relação à seleção de músicas feitas para a prova. Na edição de
2007, por exemplo, os textos fornecidos como base para a redação foram duas músicas
de rock: “Ninguém = Ninguém”,
do grupo Engenheiros do Hawaii,
e “Uns Iguais Aos Outros”, dos Titãs.
Na edição de 2010 mais uma banda de rock foi selecionada para compor o exame.
Dessa vez a escolhida foi “Viva La Vida”,
do grupo britânico Coldplay,
utilizada na prova de inglês.
Antes de começar a
interpretar a música procure identificar o nome do autor
e a época em que ela foi escrita. Depois, é preciso relacionar
os acontecimentos históricos da época com os temas que estão sendo pedidos na
questão. A dica é criar conexões entre os
acontecimentos históricos e
o que está sendo pedido no exame. Isso irá facilitar a sua interpretação e, consequentemente, ajudá-lo a
solucionar a situação problema. Muitas vezes, a resposta pode estar no próprio
texto ou até mesmo na pergunta.
Cabe ao candidato desenvolver
a habilidade de relacionar as músicas com os temas cobrados na prova.
Para isso, você precisa diversificar a sua leitura lendo e analisando todos os
tipos de texto, desde jornais até revistas em quadrinhos. A leitura é sempre a
base para realizar o processo de interpretação e uma boa
redação.
Nenhum comentário:
Postar um comentário