Em
dezembro, dois eventos acontecem na Sociedade Brasileira de Eubiose:
Dia
8 de dezembro, sábado, às 20h, os Recitais Eubiose apresentam a pianista Kiyoco
Hirata. Na segunda parte Solos a Quatro Mãos com a pianista Helena Marcondes
Machado. No repertório obras estrangeiras e brasileiras, Haydn, Liszt,
Shostakovich, Octavio Pinto, Inah Machado Sandoval, Ernesto Nazareh, Luiz Levy,
Gregh, Dvorak, Grieg e Osvaldo Lacerda.
Dia
15 de dezembro, sábado, às 20h, será a apresentação de encerramento dos
Recitais Eubiose 2012 com o cellista francês Romain Garioud e a pianista
paulistana Liliane Kans. No repertório Bach e Beethoven. Presenteado pelo Conde
de Waldstein com um fortepiano Stein em 1787, Beethoven mostrou sua
preferência- assim como Mozart - por estes instrumentos. Liliane Kans tocará em
uma réplica do Fortepiano Stein de 1784, construído em 2010 pelo brasileiro
Cesar Guidini..
Os
ingressos dos Recitais Eubiose custam R$ 20,00 e meia-entrada para terceira
idade, estudantes, e associados.
Programa
do dia 8 de dezembro, sábado, às 20h,
Kiyoco
Hirata (pianista)
Helena
Marcondes Machado (pianista)
1ª
Parte - Solos
Joseph
Haydn Sonata Nº 5 Allegro con Brio
Adagio
Allegro
Franz
Liszt
Consolation Nº 3
Dmitri
Shostakovich Pequena
Bailarina (Valsa- Scherzo)
Octávio
Pinto
Marcha Soldado ( Das Cenas
Infantis)
Inah
Machado Sandoval Vou Te
Contá...
Ernesto
Nazareth
Sustenta a Nota...
Luiz
Levy
Habanera
2ª Parte
- 4 Mãos
Louis
Gregh Les Noces
d´OR Op. 52 ( Os Carrilhões)
Anton
Dvorak Dança
Eslava Op. 72 nº 2
Edward
Grieg O
Amanhecer
Dança
de Anitra (ambos da Suite Peer Gynt)
Inah
Machado Sandoval Batuque
Osvaldo
Lacerda (in memoriam) Frevo
( da Brasiliana Nº 8)
Franz
Liszt (Bendel) Rapsódia Hungara Nº 2
Programa
do dia 15 de dezembro, sábado, às 20h
Encerramento
da Temporada 2012 dos Recitais Eubiose
Romain
Garioud (França) – Cello
Liliane
Kans (Brasil) - Piano
Programa:
CPE
Bach - Sonata para Viola da Gamba e Contínuo em DoM
Andante
Allegretto
Arioso
Beethoven
- Sonata para Piano e Cello op.05 no.1 -
Adagio
sostenuto - Allegro
Rondo-
Allegro vivace
Currículos
dos artistas
Dia
8 de dezembro
Kiyoco
Hirata (piano) - Natural de Ilhabela, São Paulo, desde criança manifestou
talento para o piano. Seus pais, ambos músicos amadores – ela bandolinista e
ele organista e cantor- propiciaram ambiente e estudo musical a todos os
filhos.
Conduzida
pela primeira mestra, Anita D´Agostini, ingressou no Conservatório Dramático e
Musical de São Paulo, na classe da renomada professora Irene Maurícia de Sá.
Formou-se em primeiro lugar de sua turma, obtendo medalha de ouro da
instituição e outra de ouro ofertada pela mestra.
Cursou
também a Faculdade de Direito da Pontifícia Universidade Católica. Por
concurso, classificada entre os primeiros colocados, assumiu importante cargo de Auditoria Fiscal do
Ministério do Trabalho, onde trilhou carreira profícua, atuando por muitos
anos. Paralelamente continuou atividades musicais, aperfeiçoando-se e tomando
contato com outras escolas pianísticas.
Apresentou-se
em várias salas de concerto de São Paulo, em audições, sempre com êxito.
Há
alguns anos orienta-se com a pianista e professora Helena Marcondes Machado,que
de longa data pertence à diretoria do Centro de Música Brasileira. Por sua
influência, aproximou-se da música erudita brasileira e também semi-erudita,
enriquecendo o seu repertório com muitas obras da literatura musical
brasileira, destacando-se Ernesto Nazareth, de quem é excelente intérprete.
Em
duo com Helena realizou vários recitais, com programas abrangentes, de
virtuosidade e alta interpretação, de épocas e estilos diferentes, executando
também contemporâneos como Osvaldo Lacerda, Villani-Côrtes, Maria Aparecida
Côrtes Macedo, Inah Machado Sandoval, Sérgio Vasconcelos Corrêa e outros.
Destacou-se
com brilho ao participar das comemorações de 200 anos de Franz Schubert,
executando o Rondó Op. 138, no “ Festival Schubert - 4 Mãos” promovido pela
Sociedade Duo Pianístico do Brasil, sob direção do Maestro Kenichi Yamakawa,
realizada no Teatro do MASP (Museu de Arte de São Paulo). É filiada à
International Piano Duo Association, sediada em Tokyo, Japão, entidade que
congrega duos pianísticos de vários países, promovendo apresentações e concursos voltados à
formação, assim como divulga obras especialmente compostas para duos a quatro
mãos ou dois pianos.
Helena
Marcondes Machado (piano) - Natural de São Paulo, Capital, com personalidade eclética, formou-se pelo
Conservatório Dramático e Musical de São Paulo, Área Superior de Virtuosidade,
onde se distinguiu brilhantemente e em Direito pela Universidade de São Paulo.
Na
área jurídica , por concurso,
desempenhou importante cargo na
Auditoria Fiscal do Ministério do Trabalho, com funções relevantes de direção.
Na
área musical, orientada desde criança por renomados mestres do piano, participou de muitos
concursos de âmbito
nacional, sempre com destaque, obtendo menções honrosas, medalhas
diversas e dois primeiros prêmios.
Atuou
diversas vezes com orquestra sob a
regência de vários maestros. Sempre participou ativamente da vida
musical brasileira, tanto como recitalista ou professora, apresentando-se em
importante projeto didático da Secretaria Municipal de Cultura de São Paulo,
com cerca de 20 recitais para os escolares da zona leste da cidade.
Apresentou-se
em todos os teatros da Prefeitura de São Paulo, incluindo o Municipal, vários
do interior, no MASP, MUBE e Centro
Cultural São Paulo e também em outros
estados do Brasil.
Tem
atuado como acompanhante de outros instrumentistas, cantores, e em duo com
importantes pianistas como Eudóxia de Barros, Armida Valeri (RJ) e João Antonio
Parizoto com quem forma o Duo Paulista- que em sua estréia teve a honra de
contar com as presenças de importantes músicos tais como o maestro João Carlos
Martins e todos os compositores vivos que foram executados na ocasião : Almeida Prado, Osvaldo Lacerda,
Maria A.Côrtes Macedo, Nilson Lombardi e Oswaldo Franconi. De longa data
dedica-se ao cultivo e à pesquisa da música
brasileira, com o objetivo de divulgar composições inéditas ou pouco
tocadas, principalmente as contemporâneos, sem discriminar popular ou erudito e
sim, prestigiar a boa música. Apresentou-se nos EUA no “ Hispanic Heritage”
promovido pelo Miami-Dade Community College, na Flórida, onde interpretou desde os primeiros compositores
brasileiros nacionalistas até os de vanguarda, com grande êxito de público e
crítica. É membro de várias sociedades musicais e faz parte da diretoria do
Centro de Música Brasileira.
Juntamente
com a pianista Kiyoco Hirata, seu nome foi indicado para fazer parte da
International Piano Duo Association, com sede em Tokyo, Japão.
Dia
15 de dezembro
Impulsionados
pelo feliz encontro musical dado em 2011 em recitais em São Paulo e Rio de
Janeiro, o cellista francês Romain Garioud e a pianista paulistana Liliane Kans
fazem seus projetos para 2012.
Escolheram
um repertório tradicional para violoncelo e piano, com o diferencial das
Sonatas de Beethoven que podem ser tocadas tanto em instrumentos convencionais
modernos, quanto em instrumentos de época.
Em
destaque, um Fortepiano réplica de Stein 1784, construído em 2010 pelo
brasileiro Cesar Guidini. Vale ressaltar que este é o único fortepiano da
cidade de São Paulo e um dos únicos no Brasil. O fortepiano possibilita uma
sonoridade única que nos remete ao século XVIII além de uma interpretação de
época, que muito se diferencia do que é comumente feito em instrumentos
modernos.
No
final do século XVIII, o violoncelo se libertava de seu papel como instrumento
de baixo contínuo para reivindicar seus direitos como instrumento solista.
Beethoven foi praticamente o primeiro compositor de sonatas para violoncelo e
piano. Das cinco sonatas escritas por ele para essa nova formação, as duas
primeiras (op.05) datam de 1796. Era uma época em que o compositor estava ainda
em início de carreira, buscando um lugar como pianista virtuose, como era comum
naquele tempo onde todos os compositores eram também excelentes
instrumentistas. Talvez por isso sejam sonatas notadamente para fortepiano e
violoncelo, e não o contrário. A estréia dessas sonatas deu-se no próprio ano
de sua composição, com o violoncelista francês Duport e Beethoven ao
fortepiano, na corte do rei Frederico II da Prussia, aluno de Duport, a quem as
sonatas foram dedicadas.
Ambas
sonatas têm dois movimentos com uma introdução em Adagio seguidas por Alegro
nos primeiros movimentos (única parte lenta das sonatas). Seguem-se nos alegros
um espírito de diálogo sinfônico com uma escrita instrumental virtuosística.
Executar
as sonatas - especialmente as do op.5 - com um piano moderno levanta todos os
tipos de problemas de equilíbrio que não teriam existido no tempo de Beethoven.
Principalmente os registros graves no violoncelo, muito explorado por Beethoven
nessas sonatas, são frequentemente encobertos pelo piano moderno. Além de cores
e timbres que não são encontrados nos nossos instrumentos de hoje, tocá-las com
um fortepiano nos traz muito mais próximo do som que ele conhecia e, portanto
muito mais próximos da sua música.
Presenteado
pelo Conde de Waldstein com um fortepiano Stein em 1787, Beethoven mostrou sua
preferência- assim como Mozart - por estes instrumentos.
Romain
Garioud (Cello) - Laureado nos Concursos 12º Internacional Tchaïkovski
(Moscou), 7º Concurso Internacional Rostropovitch e 2º prêmio do Concurso
Internacional de Vina del Mar (Chile) em 2001 e 2002, e em 2005 o 1º prêmio do
Conservatório Internacional Valentino Bucchi (Roma - Itália), Romain Garioud
pertence à jovem e brilhante geração de violoncelistas franceses. Primeiro
prêmio por unanimidade do Conservatório Nacional Superior de Música de Paris,
de violoncelo e de Música de Câmara, fez cursos de aperfeiçoamento com Xavier
Gagnepain em Bologne – Billancourt e com Philippe Muller no 3º ciclo do
C.N.S.M. de Paris. Trabalhou também com os maiores violoncelistas estrangeiros,
como Anner Bylsma, Natalia Chakovskaïa, Steven Isserlis e mais recentemente
David Geringas.
Em
2002 foi a revelação do ADAMI e nomeado para as Vitórias da Música. Desde então
a sua carreira sofreu uma projeção considerável, tanto na França como no plano
internacional. É convidado a dar concertos e Masterclasses em inúmeros
festivais (Orangerie de Sceaux, Flâneries de Reims, Meudon, Festival de Musica
de l’Empéri do Salão de Provence, Jornadas Phoenix, Festival de Musica de
Câmara de La Baule etc.), e mais recentemente na China e na América do Sul.
Atua
como solista sob a direção de grandes maestros, como Christoph Eschenbach
(Orquestra de Paris), Jean-Marc Burfin (Orquestra Metropolitana de Lisboa),
Stéphane Cardon, assim como com prestigiosos parceiros da Música de Câmara como
Mstislav Rostropovitch, Pavel Gililov, Menahem Presler, Paul Meyer, Philippe
Muller, Dora Schwarzberg, Gil Apap, Anatol Ugorsky entre outros. Teve muitas
das suas apresentações gravadas pela Rádio France e pelo canal Mezzo.
Notável
pelo seu ardor, a potência e profundidade de
sonoridade e no seu sentido de fraseamento, Romain Garioud prima pelo
eclectismo do seu repertório. Tanto na Música de Câmara como solo, o seu
percurso é pautado pela troca de experiências.
Em
2007 criou o Delian Quartet (www.delian-quartett.com), ao qual pertence. Este
Quarteto tem efetuado diversas gravações para a editora Oehms Classics e tem se
apresentado nas maiores salas de espetáculo da Europa (Berlin Filarmonia,
Konzerthaus et Musikverein Wien, Ludwigsburg festpiele etc..)
Ensina
os futuros profissionais, na C.R.D. de l’Hay les Roses (França) e na Escola
Profissional de Música de Espinho (Portugal).
Liliane
Kans (piano) - Bacharel em Piano pela Universidade Estadual Paulista (UNESP),
Liliane Basravi Kans, natural de São Paulo, foi aluna de Ilza Antunes, Beatriz
Balzi e Daisy de Luca.
Após
a Universidade, foi convidada a estudar na classe de Dalia Ouziel no
Conservatório Real de Mons na Bélgica e um ano depois foi contemplada com bolsa
de estudos da CAPES para o curso de Especialização (piano e música de câmara)
do Conservatório Real de Antuérpia na classe da pianista Eliane Rodrigues e
Jerrold Rubenstein. Cursou também pós-graduação na USP e UNICAMP em 2006 e
2007. Participou do Festival de Inverno de Campos do Jordão, Oficina de Música
de Curitiba, Festival de Artes de Itu, Festival de Inverno de Nova Friburgo e
Festival Internacional de Música de Câmara de São Paulo e mais recentemente a
Sopron Early Music Days, na Hungria onde se aperfeiçoou em fortepiano com
Malcolm Bilson e música de câmara com Simon Standage. Obteve a primeira
colocação em diversos concursos de âmbito nacional, entre outros, o Prêmio
Armando Prazeres do Concurso para Jovens Solistas no Rio de Janeiro. Atuou como
pianista convidada da Camerata Fukuda em São Paulo e foi solista da Orquestra
Sinfônica de Rio Claro, Orquestra Filarmônica de Rio Claro, Orquestra de Cordas
Jovens Musicistas de São Paulo, Orquestra de Câmara de Piracicaba e Orquestra
Petrobrás Pró Musica do Rio de Janeiro sob a direção de Roberto Tibiriçá.
Há
19 anos forma um duo com o violinista Fábio Chamma e é integrante do Arsis
Piano Trio. Além de exercer intensa atividade camerística em companhia de
diversas formações instrumentais trabalha na pesquisa e execução da música
historicamente informada possuindo um dos poucos fortepianos do país (Stein
1784).
A
Sociedade Brasileira de Eubiose aprofunda, através de cursos e práticas, o
estudo da Cosmogênese (origem dos universos) e da Antropogênese (origem do
homem) para o oferecimento de subsídios com vistas a uma construção crítica do
autoconhecimento ancorada no crescimento coletivo e na fraternidade universal
dentro de uma visão espiritualista comprometida com a realidade. Com esse foco
se dedica também a ações sociais, culturais e artísticas.
www.recitaiseubiose.com.br
Serviço:
Agenda
dos Recitais Eubiose de dezembro
Programa
do dia 8 de dezembro, sábado, às 20h,
Kiyoco
Hirata (pianista)
Helena
Marcondes Machado (pianista)
Programa
do dia 15 de dezembro, sábado, às 20h
Encerramento
da Temporada 2012 dos Recitais Eubiose
Romain
Garioud (França) – Cello
Liliane
Kans (Brasil) – Piano
Ingressos:
R$ 20,00 e meia-entrada para terceira idade, estudantes e associados
Retirar
os ingressos até uma hora antes do recital. Antecipadamente após as 14h30, por
telefone, ou por email
contato@recitaiseubiose.com.br
Adquira
seu ingresso on-line pelo site www.recitaiseubiose.com.br
Sociedade
Brasileira de Eubiose
Sala
Henrique José de Souza (201 lugares)
Av.
Lacerda Franco, 1059
Aclimação
Tel:
3208-9914 / 3208-6699
Estacionamento
conveniado no número 1074 até às 23h.
Nenhum comentário:
Postar um comentário