terça-feira, 16 de setembro de 2008

Novo Projeto do Voz Ativa Madrigal

O novo projeto do Voz Ativa Madrigal, denominado "Música Preta", tem como objetivo o estudo dos diversos estilos e gêneros musicais originários da população afro. É sabido que a música afro-descendente influenciou e está presente na produção musical de diversos países, principalmente no continente americano. O foco do projeto é trazer estas formas de expressão para a interpretação em canto coral.

Não por acaso, o primeiro registro fonográfico do projeto será dedicado ao negro spiritual, pois a interpretação em canto coral deste gênero já é consagrada. O negro spiritual é, essencialmente, música coral, uma vez que não se limita à interpretação solística e os primeiros registros que temos notícia foram escritos para a formação coral.

O repertório é composto de obras conhecidas no repertório coral brasileiro, que, aliás, se identifica com o gênero. Todavia, para que possamos diferenciar este trabalho, alguns arranjos foram feitos exclusivamente para este projeto. Desta maneira o repertório trará aos ouvintes tanto arranjos tradicionais, visto que o grupo também se ocupará destes, como também dará a oportunidade de se ouvir algumas obras conhecidas em arranjos inéditos.

Nenhum comentário: