Todo final de ano, como que atestando a própria competência, as emissoras de televisão fazem uma retrospectiva dos acontecimentos mais importantes do ano que se finda.
Esta postura, embora não com o mesmo objetivo, é, de maneira geral, um procedimento adotado por pessoas e empresas, pois em algum momento do período que marca o encerramento de um ano analisam o que foi importante e deve ter continuidade e o que deve ser descartado.
Nós, artistas, também passamos por este processo anual, todavia, ao contrário de todo mercado, a arte não se aparelha aos conceitos comerciais em nosso país, visto que um bom produto não produz necessariamente rentabilidade ou rentabilidade condizente e, do mesmo modo, um produto artístico de rentabilidade extraordinária não é, na maioria das vezes, um trabalho artístico que pode ser considerado de nível.
Assim para darmos conta de nossas atividades temos que considerar, principalmente, dois conceitos, rentabilidade e conceituação.
Tendo como parâmetro estes dois conceitos o Voz Ativa Madrigal permeia suas avaliações e projeta suas ações.
O ano de 2009 foi, sem dúvida, muito bom. No decorrer daquele ano gravamos o 4º cd da nossa carreira e o primeiro do Projeto de Música Preta, já apresentado aos leitores do nosso blog. Participamos de representativos acontecimentos religiosos tanto do catolicismo quanto do protestantismo. Com a Orquestra Metropolitana de São Paulo realizamos concertos de lançamento do Cd “Vôo da Gaivota” do compositor Flávio Romano Scognamiglio. Nosso cd “Dominus” de composições sacras brasileiras dos séculos XX e XXI lançado em 2008 foi indicado para o Prêmio TIM 2009 na categoria Música Erudita que, infelizmente, por conta da crise financeira mundial foi cancelado. Nossas parcerias renderam bons frutos. A gravação do nosso cd tem apoio financeiro da Light Turismo, na pessoa do Sr Carlos Guilherme Martins Pinto. A Faro Produções Artística promoveu uma série de apresentações nas unidades do SESC São Paulo. Em parceria com a empresa Harmonia Marketing do Rio de Janeiro assinamos importante contrato para atuar no Natal Itaú Personnalité na Av. Paulista em São Paulo e na Praça Nossa Senhora da Paz em Ipanema, Rio de Janeiro. Nossa atuação em casamentos também aumentou em cerca de 12% em relação a 2008. Nosso grande desafio foi não permitir que a qualidade técnica decaísse. Para este fim abrimos testes e tivemos surpreendente resposta aos nossos anúncios, mais de 200 testes foram realizados para contratação de cantores, o que garantiu elevado nível dos trabalhos realizados.
Evidentemente nem tudo foi sucesso, houve adversidades, mas para quem trabalha com artes no Brasil, as adversidades são tão rotineiras que não devem e não podem ter peso negativo, servem apenas para que reavaliemos os “por quês”
Nosso maior objetivo para 2010 é elevarmos o nível de nosso trabalho, esta tem sido, desde a nossa estréia, a principal meta. Embora tenhamos consciência de que um bom trabalho artístico não significa necessariamente um bom retorno financeiro, para nós os anos de dedicação persistente e permanentes aos estudos não devem ser desperdiçados por conta da falta de referência na avaliação de trabalhos artísticos da maioria dos brasileiros. Necessitamos que nossa arte seja reconhecida com tal, precisamos que o resultado do nosso trabalho seja conceituado por pessoas capacitadas a avaliar o que propomos, é mister que sejamos atendidos como artistas, mas tão importante quanto é a nossa preocupação em corresponder àqueles que nos contratam, é atender àqueles que nos acompanham, é retribuir aos que respeitam nosso trabalho. Esta postura tem possibilitado que as oportunidades se apresentem e com elas razoável retorno financeiro.
Não há como trilhar este caminho se não apoiado, por isto nosso agradecimento ao nosso público e aos que, de uma maneira ou de outra, estão conosco nesta jornada.
Esta postura, embora não com o mesmo objetivo, é, de maneira geral, um procedimento adotado por pessoas e empresas, pois em algum momento do período que marca o encerramento de um ano analisam o que foi importante e deve ter continuidade e o que deve ser descartado.
Nós, artistas, também passamos por este processo anual, todavia, ao contrário de todo mercado, a arte não se aparelha aos conceitos comerciais em nosso país, visto que um bom produto não produz necessariamente rentabilidade ou rentabilidade condizente e, do mesmo modo, um produto artístico de rentabilidade extraordinária não é, na maioria das vezes, um trabalho artístico que pode ser considerado de nível.
Assim para darmos conta de nossas atividades temos que considerar, principalmente, dois conceitos, rentabilidade e conceituação.
Tendo como parâmetro estes dois conceitos o Voz Ativa Madrigal permeia suas avaliações e projeta suas ações.
O ano de 2009 foi, sem dúvida, muito bom. No decorrer daquele ano gravamos o 4º cd da nossa carreira e o primeiro do Projeto de Música Preta, já apresentado aos leitores do nosso blog. Participamos de representativos acontecimentos religiosos tanto do catolicismo quanto do protestantismo. Com a Orquestra Metropolitana de São Paulo realizamos concertos de lançamento do Cd “Vôo da Gaivota” do compositor Flávio Romano Scognamiglio. Nosso cd “Dominus” de composições sacras brasileiras dos séculos XX e XXI lançado em 2008 foi indicado para o Prêmio TIM 2009 na categoria Música Erudita que, infelizmente, por conta da crise financeira mundial foi cancelado. Nossas parcerias renderam bons frutos. A gravação do nosso cd tem apoio financeiro da Light Turismo, na pessoa do Sr Carlos Guilherme Martins Pinto. A Faro Produções Artística promoveu uma série de apresentações nas unidades do SESC São Paulo. Em parceria com a empresa Harmonia Marketing do Rio de Janeiro assinamos importante contrato para atuar no Natal Itaú Personnalité na Av. Paulista em São Paulo e na Praça Nossa Senhora da Paz em Ipanema, Rio de Janeiro. Nossa atuação em casamentos também aumentou em cerca de 12% em relação a 2008. Nosso grande desafio foi não permitir que a qualidade técnica decaísse. Para este fim abrimos testes e tivemos surpreendente resposta aos nossos anúncios, mais de 200 testes foram realizados para contratação de cantores, o que garantiu elevado nível dos trabalhos realizados.
Evidentemente nem tudo foi sucesso, houve adversidades, mas para quem trabalha com artes no Brasil, as adversidades são tão rotineiras que não devem e não podem ter peso negativo, servem apenas para que reavaliemos os “por quês”
Nosso maior objetivo para 2010 é elevarmos o nível de nosso trabalho, esta tem sido, desde a nossa estréia, a principal meta. Embora tenhamos consciência de que um bom trabalho artístico não significa necessariamente um bom retorno financeiro, para nós os anos de dedicação persistente e permanentes aos estudos não devem ser desperdiçados por conta da falta de referência na avaliação de trabalhos artísticos da maioria dos brasileiros. Necessitamos que nossa arte seja reconhecida com tal, precisamos que o resultado do nosso trabalho seja conceituado por pessoas capacitadas a avaliar o que propomos, é mister que sejamos atendidos como artistas, mas tão importante quanto é a nossa preocupação em corresponder àqueles que nos contratam, é atender àqueles que nos acompanham, é retribuir aos que respeitam nosso trabalho. Esta postura tem possibilitado que as oportunidades se apresentem e com elas razoável retorno financeiro.
Não há como trilhar este caminho se não apoiado, por isto nosso agradecimento ao nosso público e aos que, de uma maneira ou de outra, estão conosco nesta jornada.
Ricardo Barbosa
Regente e Fundador do Voz Ativa Madrigal
Regente e Fundador do Voz Ativa Madrigal
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