quinta-feira, 4 de dezembro de 2008

SECRETARIA DA CULTURA FECHA CENTRO TOM JOBIM


Em decisão surpreendente, Secretaria da Cultura encerra contrato com o Centro Tom Jobim e realoca ULM e orquestras em outras organizações sociais.

Em uma decisão surpreendente, a Secretaria de Estado da Cultura encerra este mês o contrato com o Centro de Estudos Musicais Tom Jobim, órgão que administrava a ULM, principal escola de música mantida pelo governo na cidade, o Festival Internacional de Inverno de Campos de Jordão, a Banda Sinfônica e a Jazz Sinfônica, além de orquestras e coros profissionalizantes.
Dirigido por Clodoaldo Medina, o Centro Tom Jobim transformou-se nos últimos anos em um dos mais prestigiados polos musicais e culturais do país. Sua gestão logrou tirar a ULM do ostracismo em que se encontrava, deu uma orientação clara e um novo patamar de excelência ao Festival de Campos e, transformou as orquestras em dinâmicos organismos da cultura paulista. Desde fins de 2005, o Centro Tom Jobim funcionava como Organização Social da Cultura (OS).
Porém, a Secretaria decidiu reorganizar os corpos do Centro Tom Jobim em outras OSs. Assim a ULM, o Festival de Campos e os grupos jovens serão incorporados a OS Santa Marcelina, responsável pelo Projeto Guri na capital e na Grande São Paulo e as orquestras passarão para a OS Associação Paulista dos Amigos da Arte, que entre outras atribuições gerencia os teatros São Pedro e Sérgio Cardoso. A solução da Secretaria gerou perplexidade e descontentamento no meio musical.
Em resposta a uma consulta da Revista CONCERTO, a Secretaria de Cultura respondeu que “o contrato de gestão com a organização social responsável até então pela administração do Centro de Estudos Musicais Tom Jobim expirará em 12 de dezembro próximo e não será renovado. A organização social Santa Marcelina Cultural foi escolhida por seu trabalho amplamente reconhecido na área de formação musical. A Secretaria de Estado da Cultura pretende, com essa escolha, aperfeiçoar a administração da Escola de Música, dos conjuntos jovens e do Festival de Inverno de Campos de Jordão, consolidando um projeto de educação musical.” No site da SEC, lê-se ainda que “a mudança pretende oferecer formação musical da melhor qualidade, aprimorando os objetivos atingidos até agora e aperfeiçoando a administração para buscar melhorar a eficiência e atendimento.”
A ação da Secretaria de Estado da Cultura pode pôr a perder um projeto musical público de grande repercussão e sucesso, que ganhou corpo na gestão da Secretária Claudia Costin e foi formalizado como Organização Social na administração do Secretário João Batista de Andrade, anterior a gestão do atual Secretário João Sayad.
Nestes anos, administrado pelo Centro Tom Jobim, o Festival de Inverno de Campos de Jordão (dirigido pelo maestro Roberto Minczuk) reforçou sua orientação clássica e missão pedagógica, realizando edições memoráveis; A ULM reorganizou-se como um escola moderna e com orientação pedagógica competente e profissional, transformou-se em paradigma de estudo musical público no Brasil; e as orquetras reencontram sua vocação participando ativamente do calendário cultural.
Repetidas vezes a Revista CONCERTO reportou sobre o sucesso singular das atividades e iniciativas do Centro Tom Jobim, divulgando resultados altamente positivos com comprovação estatística e baseados em pesquisas de eficiência e eficácia inéditas para o serviço público em nosso país.
Medidas como o fim do Centro Tom Jobim mereceriam ser debatidas aberta e publicamente, até porque para garantir os interesses públicos envolvidos na questão. Do modo como foram implementadas, significam um passo atrás no amadurecimento dos novos modelos de gestão das Organizações Sociais.
Torcemos para que a mudança administrativa não comprometa os excelentes níveis alcançados pela ULM e pelas orquestras do Centro Tom Jobim, e consiga responder ao enorme desafio de produzir um evento com a mesma competência e brilho alcançados pala ULM e pelas orquestras do Centro Tom Jobim , e consiga responder ao enorme desafio de produzir um evento com a mesma competência e brilho alcançados nas recentes edições do Festival Internacional de Campos de Jordão.
De positivo já podemos mencionar a decisão da Secretaria de Cultura de que todos os contratos das novas OSs com seus músicos e professores serão regidos pela CLT, antiga reivindicação do Centro Tom Jobim.

Nelson Rubens Kunze - Diretor-Editor da Revista Concerto
Revista Concerto - Guia Mensal de Música Erudita – Edição de Dezembro de 2008

Nenhum comentário: