quinta-feira, 14 de maio de 2009

Vencedores do XIII Prêmio Carlos Gomes de Ópera e Música Erudita


Dia 11 de maio aconteceu a cerimônia de entrega do XII Prêmio Carlos Gomes de Ópera e Música Erudita na Sala São Paulo. Os apresentadores foram Heloisa Fischer, editora do VivaMúsica! e Alfredo Alves, da Rádio Cultura FM de São Paulo. Houve um concerto com a Sinfônica Municipal de Campinas, sob regência de Ligia Amadio, com a participação dos solistas Niza de Castro Tank, soprano, Rosana Lamosa, soprano, e Marcello Vannucci, tenor. No programa eles interpretaram obras de Carlos Gomes das óperas Il Guarany, Fosca e Lo Schiavo.


Cada vencedor entre os artistas ou organizações culturais que mais se distinguiram por suas realizações em 2008 recebeu o troféu e R$ 3 mil em dinheiro. O homenageado com o Troféu Guarany recebeu R$ 5 mil.


Vencedores do XII Prêmio Carlos Gomes de Ópera e Música Erudita nas 13 categorias são:


Solista Instrumental
Sonia Rubinsky
Completou em 2008 a gravação da obra integral para piano solo de Villa-Lobos; gravou o CD Sonatas de Scarlatti.)


Regente
Fábio Mechetti
(Por seu trabalho à frente da Filarmônica de Minas Gerais.)


Conjunto de Câmara
Quinteto Villa-Lobos
(Pelas turnês de música brasileira no interior do Estado do Rio (primeiro semestre) e um breve giro latino-americano no segundo semestre.)


Orquestra Sinfônica
OSESP -Orquestra Sinfônica do Estado de São Paulo
(Conjunto das apresentações do ano)


Cantor Solista (Essa categoria teve empate então foram dois vencedores)
Leonardo Neiva
(Eneas em Dido e Eneas (Galpão do Theatro Municipal de São Paulo), Grão-Sacerdote em Sansão e Dalila (Theatro Municipal de São Paulo). Solista em Kullervo, de Jean Sibelius, em Brasília.)


Rodrigo Esteves
(Carmina Burana (OSESP), Das Lied von der Erde (OSSB), Marcello em La Bohème (TMRJ) Gravou o CD Viena, com trechos de operetas vienenses.)


Cantora Solista
Denise de Freitas
(O Compositor, em Ariadne auf Naxos , e Dalila, em Sansão e Dalila , ambas no Theatro Municipal de São Paulo. Das Lied von der Erde, de Gustav Mahler, em Brasília.)


Regente de Ópera
Luiz Fernando Malheiro
(Por seu trabalho como regente do XII Festival Amazonas de Ópera.)


Direção de Cena
André Heller-Lopes
(Ariadne auf Naxos e Sansão e Dalila, ambas no Theatro Municipal de São Paulo)


Figurino
Fábio Namatame
(Falstaff e Madama Buterfly, ambas no Theatro Municipal de São Paulo)


Cenário
Daniela Thomas
(O Castelo do Barba-Azul (Theatro Municipal de São Paulo))


Iluminação
Caetano Vilela
(Ça Ira e Ariadne auf Naxos no Teatro Amazonas)


Espetáculo de Ópera
O Castelo do Barba-Azul
(Theatro Municipal de São Paulo)


Troféu Guarany
John Neschling
(Pelo trabalho realizado à frente da OSESP)


Foram ao todo 2971 votos entre os do Corpo de Jurados composto por cerca de 150 membros de todo o Brasil e os do júri popular, com participação aberta a todos os brasileiros pela internet que tiveram um peso de 10% aos votos dos jurados. “Ficamos surpresos com a quantidade de votos populares, inclusive pelas campanhas em todo o Brasil realizadas na internet pelos admirados dos artistas indicados,” comenta Heraldo Luís Marín, diretor da Algol Editora.


A Comissão Organizadora é presidida pelo soprano Niza de Castro Tank, com vice-presidência do compositor Almeida Prado. O pesquisador e professor Sérgio Casoy é o secretário do Colegiado de Indicação, órgão composto por cerca de 30 especialistas que elaborou a Lista dos Indicados que foi publicada no dia 15 de abril.


Na data foi lançado o livro Prêmio Carlos Gomes, Uma Retrospectiva (1996-2006) de João Luiz Sampaio pela Algol Editora. A obra traz informações sobre o prêmio, que foi criado em 1996, e muitas ilustrações com premiados de outros anos

Nenhum comentário: