terça-feira, 8 de dezembro de 2009

Osesp tem novo diretor artístico.

Em comunicado aos musicos e funcionários da Fundação Osesp, a diretoria da instituição anunciou o novo diretor artístico e confirmou a contratação do maestro Yan Pascal por mais dois anos.
Abaixo transcrevemos na íntegra o comunicado despachado nesta data.


Estamos iniciando hoje uma nova fase para a OSESP, que passa a ter uma nova estrutura de Governança para 2010. A Fundação Osesp passa a ter um diretor artístico, Arthur Nestrovski, responsável pelo projeto cultural e artístico da instituição, um regente titular, Yan Pascal Tortelier, que atuará como chefe de orquestra e comandará o corpo de músicos, e um diretor executivo, Marcelo Lopes, responsável pela estrutura administrativa, financeira e legal da instituição. Os três se reportarão diretamente ao Conselho de Administração da Fundação Osesp.
Yan Pascal Tortelier é efetivado ao fim de um ano de excelentes resultados perante a crítica, o público e a orquestra. O entusiasmo, a dedicação e o envolvimento de Tortelier cresceram ao longo de 2009 e ele teve um ótimo desempenho durante os concertos e com o desenvolvimento musical da orquestra sob seu comando.
Tortelier cumprirá um contrato de três anos, no total, tendo cumprido seu primeiro ano na temporada atual, de 2009. Ao assumir a função, passa a responder formalmente pelo desenvolvimento musical da nossa orquestra - comandará as audições para a escolha de novos músicos, escalará a orquestra e decidirá investimentos a serem feitos no crescimento artístico de seus musicistas.

Diretor Artístico

O diretor artístico será Arthur Nestrovski - intelectual brasileiro, com doutorado em música, autor de livros sobre crítica e educação musical e íntimo da produção da Osesp desde seu renascimento, em 1997. O paulista Nestrovski terá as missões de aprofundar a relação da Osesp com o estado que a mantém, dar vitalidade à Sala São Paulo como centro de produção artística , aprofundar a criação de conteúdo educacional e aumentar o diálogo com outras instituições brasileiras.

A escolha de um brasileiro para o posto de diretor artístico preserva um dos papéis primordiais da Osesp como instituição cultural: a de promover a música brasileira, seja pela encomenda de novas peças a compositores clássicos brasileiros jovens ou consagrados, seja pela recuperação de partituras históricas de outros compositores, seja pelo diálogo com outras frentes da rica produção musical brasileira.

As mudanças fazem parte de um processo contínuo de modernização da Osesp. Acreditamos que 2010 venha a ser um marco para a gestão da Orquestra, que tem passado por um processo de aprendizado e amadurecimento com muito êxito e receptividade. Hoje somos referência em gestão e qualidade artística no Brasil e no mundo e contamos com o nosso público interno para dar continuidade a este reconhecimento, aperfeiçoando cada vez mais nosso trabalho.

Nenhum comentário: