quarta-feira, 17 de junho de 2009

XVIII Bienal de Música Brasileira Contemporânea

A Fundação Nacional de Artes (Funarte) lança nesta quinta-feira, 9 de abril de 2009, edital para selecionar as obras musicais que estarão na programação da XVIII Bienal de Música Brasileira Contemporânea. O evento, de âmbito nacional, acontecerá na cidade do Rio de Janeiro, entre 23 de outubro e 1º de novembro. Ao todo, serão apresentados 10 concertos, cada um deles com oito a dez músicas.
Podem se inscrever no processo seletivo compositores brasileiros natos, naturalizados ou residentes no Brasil há pelo menos três anos. As obras propostas passarão pela análise de uma Comissão de Seleção formada por sete integrantes, que irão definir quais trabalhos estarão no programa. Além disso, a Comissão poderá conceder até quatro prêmios de R$ 6 mil a autores que tenham participado de nenhuma ou de, no máximo, duas edições do evento. Também estarão na programação: uma obra recente de cada compositor que já tenha participado de, pelo menos, outras 12 edições da Bienal; e uma obra resultante do trabalho desenvolvido por cada um dos 10 contemplados, em 2008, com a "Bolsa Funarte de Estímulo à Criação Artística" na categoria "música erudita".

As músicas apresentadas precisam ser inéditas no evento; ser executáveis depois de três ensaios; ter, no máximo, 15 minutos de duração. Além disso, devem ter sido compostas há, no máximo, cinco anos. Os concorrentes devem enviar suas propostas, em partitura legível, CD e/ou DVD (ver especificações no edital), para o Centro da Música da Funarte, no Rio de Janeiro, até o dia 10 de junho de 2009. Os títulos das obras programadas estarão disponíveis no site da Funarte até 30 de agosto. Informações completas sobre o concurso podem ser encontradas no edital.

A Bienal de Música Brasileira Contemporânea foi criada com o objetivo de incentivar e difundir a criação musical erudita do país. Desde sua primeira edição, realizada em 1975, acontece em anos ímpares e é ansiosamente aguardada por compositores, intérpretes e público. Em 1979, sua organização foi assumida pela Funarte. Nos concertos, são ouvidas obras recentes de compositores vivos de todo o Brasil, iniciantes ou renomados, ligados a diversas tendências artísticas. Em muitos casos, as obras apresentadas são inéditas no Rio de Janeiro, no Brasil ou mesmo no mundo.


Os concorrentes devem enviar suas composições para:
Centro da Música da Funarte
Endereço: Rua da Imprensa, 16 / sala 1308 Centro, Rio de Janeiro / RJ Cep: 20030-120
Forma de postagem: sedex
XVIII Bienal de Música Brasileira Contemporânea
De 23 de outubro e 1º de novembro de 2009
Local de realização: Sala Cecília Meireles Largo da Lapa, 47. Centro, Rio de Janeiro / RJ

Mais informações
21 2240 5158
classicos@funarte.gov.br

Nenhum comentário: