sexta-feira, 28 de maio de 2010

Masterclass Miquel Ortega


A Comissão de Relações Internacionais da ECA, o L’Ópera: Laboratório de Ópera e o Comunicantus: Laboratório Coral do Departamento de Música (CMU) da ECA convidam para a Masterclass de canto com o maestro, compositor e pianista Miquel Ortega.
O Maestro Miquel Ortega está no Brasil para reger as apresentações do tenor José Carreras com a Orquestra Sinfônica da USP. Para a Masterclass foram selecionadas quatro alunas de graduação em Canto e Arte Lírica do Departamento de Música da ECA-USP.
A atividade aberta ao público e será realizada no Auditório Olivier Toni do Departamento de Música das 16h às 18h no dia 1º de junho, terça-feira. O Auditório tem capacidade de 100 pessoas e recomenda-se chegar com quinze minutos de antecedência.
Promoção: Dançar Marketing & Comunicações
Auditório Olivier Toni do Departamento de Música
Endereço: Rua da Antiga Reitoria
Conjunto Arquitetônico das Artes
Cidade Universitária – Butantã
Telefone: 3091-4005 ramal 210

Miguel Ortega

Nascido em Barcelona, Espanha, em 1963, Ortega estudou Regência com Antoni Ros-Marbà e Regência Coral com Romano Gandolfi. Começou a carreira como diretor musical assistente do Gran Teatre del Liceu, em Barcelona, entre 1980 e 1989. Foi o “Maestro Concertatore” do Teatro de La Zarzuela, em Madri, de 1990 até 1993 e Diretor Musical da Orquestra Pablo Sarasate de Pamplona de 1993 a 1995. Durante este período, gravou o trabalho completo de Pablo Sarasate para a RTVE (Rádio Televisión Española).

Miquel Ortega fez sua estréia como regente no Gran Teatre del Liceu, em Barcelona, em 2002, apresentando “Norma” com muito sucesso. Desde então, apresentou-se com a ópera “La Traviata”, no Teatro Real, em Madri. De Massenet, apresentou “Marie Magdaleine”, em Roma e em Paris, e “Cleópatra”, em Roma, Madri (Teatro Real) e Barcelona (Gran Teatre del Liceu), com Monserrat Caballé.
Sua discografia inclui recitais com Carlos Alvarez, Giacomo Argall e Monserrat Caballé, e a primeira gravação do “Réquiem a la memória de Salvador Espriu”, do compositor catalão Xavier Benguerel com a Orquestra Sinfônica de Barcelona. Foi premiado em 2007, pela gravação deste disco. Além de Monserrat Caballé e Carlos Alvarez, com quem trabalhou em diversas apresentações e gravações, também já conduziu os cantores Juan Pons, José Carreras, Luis Lima, Giacomo Aragall, Elena Obratzsova, Dolora Zajic e Simon Estes.

O Maestro Ortega já se apresentou em todos os reconhecidos auditórios e teatros da Espanha e trabalhou com as melhores Orquestras Espanholas regendo óperas e concertos.

Orquestras com as quais trabalhou:
Orquestra de Câmara Escocesa
Sinfônica de Kiev
Orquestra de São Petersburgo
Orquestra da Moldávia
Filarmônica de Roma
Orquestra de Ópera de Washington
Orquestra de Ópera de Budapeste
Orquestra Sinfônica de Israel
Orquestra Filarmônica de Praga
Queensland Orchestra
Orquestra Sinfônica de Adelaide
Victoria Wellington Orchestra

Realização do CMU News: Coordenadoria de Comunicação do CMU-ECA-USP
CMU-ECA-USP: Av. Prof. Lúcio Martins Rodrigues, 443, Cidade Universitária, CEP05508-000, São Paulo, SP, Brasil. Tel. 11-3091-4137
Colaborou: Fernado Ribeiro

Nenhum comentário: