quinta-feira, 28 de fevereiro de 2013

Inscrições para os Cursos Livres de música estão abertas na Emesp


 Inscrições: de 25/02 a 08/03
 
Coral Infantil

Coral para Adultos
Apreciação Musical
Iniciação à Viola Caipira
Iniciação à Percussão - Bateria de Escola de Samba
Curso Pré-vestibular de Universidades
Iniciação Infantil ao Violino
Iniciação Infantil ao Violoncelo
Orquestra de Música Brasileira
Iniciação de Cordas para Orquestra
Iniciação ao Violão
Iniciação ao Bandolim
Arranjo
Música dos Séculos XX e XXI
Interpretação de Música Popular


Coral Infantil

Professora responsável: Regina Kinjo
Duração: 2 horas
Temática: Canto em conjunto
Ementa: O coral infantil tem como objetivo o desenvolvimento musical e artístico de crianças com idade de 08 a 12 anos, o desenvolvimento e o aprimoramento da leitura musical bem como a socialização. 
Atividades a serem desenvolvidas
Por meio do canto esse projeto possui os seguintes objetivos:
• Fomentar o conhecimento musical;
• Aprimorar as habilidades intrínsecas ao Coral Infantil como solfejo e técnica vocal elaborada;
• Promover a interdisciplinaridade de conhecimentos artísticos a partir da experiência musical vivenciada;
• Realizar a integração de pessoas pertencentes a diversos níveis sócio econômicos e culturais visando a prática artística coletiva.
• Realizar concertos visando a prática artística como desenvolvimento global do indivíduo.
Dia e Horário:
2ª 14h30-16h30
Pré-requisito:Interesse e disponibilidade
Tipo de Seleção:entrevista
Vagas: 40
Inscrições: de 25/02 a 08/03
Entrevistas: 11/03 às 14h30
Publicação do resultado no site: 13/03
Matrículas: 14/03
Início das aulas: 18/03

 Coral para Adultos

Professora responsável: Ana Beatriz Valente Zaghi
Idade Mínima: 18 anos
Ementa: O curso tem como objetivo a prática do canto coral, abordando o repertório popular e erudito.
Abordagens históricas, apreciação musical e desenvolvimento de técnicas vocais e corporais serão ferramentas utilizadas para uma melhor compreensão musical.   
 Atividades a serem desenvolvidas:
- Conhecimento da saúde vocal e do corpo
- Técnicas vocais
- Apreciação musical (voltado para o canto coral)
- Leitura musical
- Desenvolvimento de repertório
- Apresentações   
Dias e Horários:
3ª 17h30-19h30
6ª 15h30-17h30        
Pré-requisito: Interesse e disponibilidade
Tipo de Seleção: entrevista
Vagas: 80
Inscrições: de 22/02 a 08/03
Publicação da data da entrevista: 11/03
Entrevistas:
-12/03 ou 19/03 às 17h30 (turma de 3a. feira)
- 15/03 ou 22/03 às 15h30 (turma de 6a. feira)
* consultar data da entrevista no site no dia 11/03
Publicação do resultado no site: 25/03
Matrículas: 26/03
Início das aulas: 26/03 ou 05/04
  
Apreciação Musical

Professores responsáveis: Marco Prado, Genny Chaves e Camila Bonfim
Ementa: Este curso pretende oferecer ferramentas básicas para uma melhor Apreciação Musical de toda a História da Música, não necessariamente em ordem cronológica, mas tentando se aproximar do ouvinte através de repertório conhecido para depois poder apresentá-lo a um repertório novo, que também será apreciado.
Atividades a serem desenvolvidas:
- Introdução a conceitos musicais básicos.
- Estudo da Forma Musical.
- Apreciação Musical de repertório variado, passando por toda a História da Música até o século XXI.
Pré-requisitos: Disponibilidade e interesse
Dias e horários
2ª 10h30-12h30
2ª 16h30-18h30
Sábado 09h30-11h30
Vagas:120
Inscrições: de 25/02 a 08/03
Tipo de seleção: entrevista
Entrevistas:
- 11/03 às 10h30 ou às 16h30, ou
- 23/03 às 09h30
Publicação do resultado no site: 26/03
Matrículas: 27/03
Início das aulas: 01 ou 06/04

 Iniciação à Viola Caipira

Professor responsável: João Paulo Amaral
Temática do curso: Fundamentos do instrumento para iniciantes e iniciados
Ementa: Curso consiste na iniciação do aprendizado à viola caipira (afinação cebolão) e de seu repertório básico, abordando seus principais ritmos como a toada, o cururu, o cateretê, a guarânia, entre outros. Habilita o participante na execução dos acordes básicos e primeiros solos e ponteados através do conhecimento elementar das escalas duetadas.
Atividades a serem desenvolvidas: Execução de exercícios técnicos, escalas duetadas, acordes iniciais e batidas dos ritmos básicos aplicadas ao repertório selecionado.
Idade mínima: 12 anos
Pré-requisitos: já ter algum contato com a viola caipira. Tocar uma música de livre escolha.
Tipo de seleção: entrevista
Dia e Horário: 2ª 16h30 - 18h30
Vagas: 20
Inscrições: de 25/02 a 08/03
Seleção: 11/03 às 16h30
Publicação do resultado no site: 14/03
Matrículas: 15/03
Início das aulas: 18/03
  
Iniciação à Percussão - Bateria de Escola de Samba

Professor responsável: Luiz Carlos Xavier Coelho Pinto - Guéllo
Temática: Introdução à Percussão – Bateria de escola de Samba
Ementa: Aprendizado dos instrumentos de percussão presentes na bateria de escola de samba.
Pré-requisitos: Disponibilidade e interesse
Tipo de seleção: entrevista
Dia e horário: 4ª feira 16:30 às 18:30
Vagas: 30
Inscrições: de 25/02 a 08/03
Entrevistas: 13/03 às 16h30
Publicação do resultado no site: 14/03
Matrículas: 15/03
Início das aulas: 20/03


Curso Livre Pré-Vestibular de Universidades

Professoras responsáveis: Cinthia Sell e Iris Leong
Temática do curso: Curso Livre Pré-Vestibular de Universidades
Ementa: O objetivo do curso é fornecer às pessoas interessadas em ingressar nos diversos cursos superiores de música oferecidos por Universidades e Faculdades ferramentas teóricas de análise musical, noções gerais de história da música e treinamento em percepção (em estreita inter-relação entre essas três áreas), atendendo aos pré-requisitos exigidos nos vestibulares dessas instituições.
Atividades a serem desenvolvidas:
Será trabalhado o domínio da teoria musical elementar, como classificação de intervalos, modos, formação das tonalidades e noções de forma e fraseologia, sempre acompanhada do treinamento auditivo, no treinamento da percepção desses mesmos conteúdos. Para além das exposições sobre a história da música (e do trabalho sobre o reconhecimento dos estilos históricos), os alunos serão orientados em leituras sobre o assunto e na redação de trabalhos escritos sobre assuntos específicos.
Pré-requisitos: Disponibilidade e interesse.
Vagas: 60
Dias e horários:
2ª 17h30 -19h30
5ª 16h30-18h30
Inscrições: de 25/02 a 08/03
Entrevistas: 11/03 às 17h30 ou 14/03 às 16h30
Publicação do resultado no site: 15/03
Matrículas: 18/03
Início das aulas: 18 ou 21/03
  
Iniciação Infantil ao Violino

Professores responsáveis: Miram Megumi e Israel Viana
Temática do curso: Curso Livre Infantil Introdutório- violino
Ementa: O objetivo do curso é fornecer às crianças interessadas a iniciação violinística. O foco principal do curso é o contato da criança com a linguagem musical usando o instrumento como principal ferramenta do aprendizado.
Atividades a serem desenvolvidas:
As aulas serão coletivas com um grupo de 06 alunos por classe com encontros semanais de duas horas. O conteúdo abordado envolve o desenvolvimento das percepções motoras, auditivas através de atividades específicas para a formação musical, incluindo o desenvolvimento técnico instrumental e conceitos do aprendizado na leitura musical rítmica e melódica.
Pré-requisitos para ingresso: Ser alfabetizado, ter disponibilidade e interesse.
Idade: entre 06 e 07 anos
Vagas: 12
Dia e horário
2ª 10h30-12h30
5ª 14h30 -16h30
Inscrições: de 25/02 a 08/03
Tipo de seleção: 1ª fase prova de percepção musical e 2ª fase entrevista
Seleção:
- 1ª fase prova de percepção musical (não é necessário ter conhecimento musical) dias: 11/03 às 10h30 ou 14/03às 14h30
- 2ª fase entrevista dias: 18/03 às 10h30 ou 21/03 às 14h30
Publicação do resultado no site da 1ª fase: 15/03
Publicação do resultado no site da 2ª fase: 22/03
Matrículas: 25/03
Início das aulas: 25/03 ou 04/04
  
Iniciação Infantil ao Violoncelo

Professores responsáveis: Adriana Lombardi e Renato Amaral
Temática do curso: Curso Livre Infantil Introdutório- violoncelo
Ementa: O objetivo do curso é fornecer às crianças interessadas a iniciação violoncelística. O foco principal do curso é o contato da criança com a linguagem musical usando o instrumento como principal ferramenta do aprendizado.
Atividades a serem desenvolvidas:
As aulas serão coletivas com um grupo de 06 alunos por classe com encontros semanais de duas horas. O conteúdo abordado envolve o desenvolvimento das percepções motoras, auditivas através de atividades específicas para a formação musical, incluindo o desenvolvimento técnico instrumental e conceitos do aprendizado na leitura musical rítmica e melódica.
Pré-requisitos: Ser alfabetizado, ter disponibilidade e interesse.
Idade: entre 06 e 07 anos
Dias e horários:
3ª 09h30-11h30
3ª 13h30 -15h30
Tipo de seleção: 1ª fase prova de percepção musical e 2ª fase entrevista
Vagas: 12
Inscrições: de 25/02 a 08/03
Seleção:
- 1ª fase prova de percepção musical (não é necessário ter conhecimento musical) Dia: 12/03 às 09h30 ou às 13h30
- 2ª fase entrevista dia: 19/03 às 09h30 ou às 13h30
Publicação do resultado no site da 1ª fase: 15/03
Publicação do resultado no site da 2ª fase: 22/03
Matrículas: 25/03
Início das aulas: 26/03
  
Orquestra de Música Brasileira

Professor responsável: Sizão Machado
Vagas: 30          
Instrumentos: percussão, bateria, canto, piano, violão, guitarra, cavaquinho, bandolim, trombone, trompete, trompa, flauta, oboé, fagote, clarinete, saxofone, contrabaixo elétrico, contrabaixo acústico, violino, viola e violoncelo.
Temática do curso: Repertório Brasileiro para orquestra
Ementa: Incentivar o talento de jovens músicos e oferecer acesso real e de qualidade ao nosso mais rico repertório, por meio da criação de uma orquestra que trabalhe os grandes compositores brasileiros como Moacir Santos, Tom Jobim, Villa-Lobos, Cláudio Santoro, Guerra Peixe, Camargo Guarnieri, Dorival Caymmi e tantos outros que retratam tão bem a riqueza da nossa cultura.
A orquestra, com coordenação de Sizão Machado acreditando que a disseminação da nossa cultura, por meio da educação e do aprendizado musical de qualidade, pode fazer toda a diferença na vida daqueles que farão o futuro musical do nosso País.
- Uma orquestra que pode ser dividida em, pelo menos, quatro grupos menores – Quinteto de Sopros, Big Band, Sexteto Instrumental, Orquestra de Câmara.
Atividades a serem desenvolvidas: Leitura, adaptação e ensaios de arranjos escritos para essa formação dentro da temática do repertório brasileiro.
Dia e horário: 3ª 16h30-18h30
Pré-requisito: Boa leitura musical
Tipo de Seleção: leitura a primeira vista e música de livre escolha.
Inscrições: de 25/02 a 08/03
Entrevistas: 12/03 às 16h30
Publicação do resultado no site: 14/03
Matrículas: 15/03
Início das aulas: 19/03

 Iniciação de Cordas

Professor responsável: Marcio Rampim
Temática do curso:
•         Reconhecimento dos sinais e saber o que representam.
•         Desenvolvimento do sentido de pulsação.
•         Manipulação do instrumento.
•         Construção das notas no instrumento.
•         Grafia de sinais musicais.
•         Identificação de sons e grafa-los de modo convencional.
•         Execução de peças musicais do cancioneiro folclórico, popular ou erudito.
•         Apresentação — num produto final — o repertório desenvolvido durante as aulas.
Ementa: Possibilitar a oportunidade de um contato com o estudo de instrumentos de cordas e também com a linguagem musical dentro de um curso livre da EMESP, obtendo no final um certificado de participação.
Dia Horário: Sábado das 08h30 -10h30 ou das 10h30-12h30

Pré-requisito: Pessoas com interesse de conhecer instrumentos de cordas (violino, viola de Orquestra, violoncelo e contrabaixo).
Tipo de Seleção: Entrevista
Vagas: 40
Tipo de Seleção: Entrevista
Inscrições: de 25/02 a 08/03
Seleção: 23/03 às 08h30 ou às 10h30.
Publicação do resultado no site: 25/03
Matrículas: 26/03
Início das aulas: 06/04
  
 Iniciação ao Violão

Professores responsáveis: Fábio Bartoloni e Marco Prado
Temática do curso: Iniciação à prática do instrumento, bem como aperfeiçoamento aos iniciados.
Ementa: Este curso pretende oferecer ferramentas básicas para uma melhor Apreciação Musical de toda a História da Música, não necessariamente em ordem cronológica, mas tentando se aproximar do ouvinte através de repertório conhecido para depois poder apresentá-lo a um repertório novo, que também será apreciado.
Atividades a serem desenvolvidas: Introdução a conceitos musicais básicos, estudo da forma musical, apreciação musical de repertório variado, passando por toda a história da música até o século XXI.
Vagas: 80
Dia e Horário:
Sábado, das 09h30-11h30 ou das 11h30-13h30 ou das 13h30-15h30.
Pré-requisito: interesse e disponibilidade
Tipo de Seleção: Entrevista
Inscrições: de 25/02 a 08/03
Seleção: 23/03 às 09h30 ou às 11h30 ou às 13h30.
Publicação do resultado no site: 25/03
Matrículas: 26/03
Início das aulas: 06/04
  
Iniciação ao Bandolim
 
Professor responsável: Jane do Bandolim
Idade mínima: 12 anos
Temática do curso: Desenvolver fundamentos necessários para tocar bandolim (conceitos básicos de leitura e técnica).
Ementa: O enfoque principal será dar condições aos participantes para conhecer e desenvolver o estilo choro.
Atividades a serem desenvolvidas: Prática do repertório de choro e exercícios (escalas, arpejos, técnicas de mão direita) para conhecer melhor a mecânica do instrumento.
Vagas: 10
Dia e Horário: 4ª 16h30-18h30
Pré-requisito: Possuir um bandolim e ter conhecimento básico do instrumento
Tipo de Seleção: entrevista
Inscrições: de 25/02 a 08/03
Seleção: 13/03 às 16h30
Publicação do resultado no site: 14/03
Matrículas: 15/03
Início das aulas: 20/03

 Arranjo

Professor responsável: Alex Kantorowicz Buck
Temática do curso: Arranjo para diversas formações instrumentais.
Ementa: O curso tem como objetivo explorar técnicas de escritura musical e procedimentos composicionais diversos, com o intuito de dar ao participante a possibilidade de aplicá-los em distintas situações, extrapolando a noção convencional de arranjo, qual seja, a que pensa-o como mera distribuição de notas de uma música dada à uma determinada formação instrumental, estimularemos os partícipes a encarar o arranjo como uma composição a partir de um material musical dado à prióri, em outras palavras, uma re-composição.
Colocando o participante na posição de re-compositor, aparecerão questões que irão desde a responsabilidade em se transformar o material musical de outrém à questões de cunho estético, histórico e técnico.
Atividades a serem desenvolvidas:
• análises de trechos de arranjos: encontrando os materiais musicais, as técnicas de estruturação do discurso musical bem como as possibilidades orquestrais.
• escuta de vários gêneros musicais.
• exercícios práticos de arranjos (curtos).
• desenvolvimento de projetos (escrita x escritura).
• exercícios de re-arranjos (para formações diferentes).
• trabalho final – arranjo completo para formação previamente estipulada.
Vagas: 20
Dia e Horário:
5ª 16h30-18h30
Pré-requisito: Saber ler e escrever música, ter noções básicas de harmonia e percepção musical.
Tipo de Seleção: entrevista
Inscrições: de 26/02 a 08/03
Seleção: 14/03 às 16h30
Publicação do resultado no site: 18/03
Matrículas: 19/03
Início das aulas: 21/03

Música dos Séculos XX e XXI

Professor responsável: Rodrigo Lima
Temática do curso: Música do Século XX e XXI
Ementa: A disciplina busca proporcionar um primeiro contato com as principais tendências, técnicas e processos composicionais que emergiram na música ocidental do século XX, seus compositores e suas ideias até a cena contemporânea do século XXI.  Abordando não apenas novos sistemas de notação, inovações no uso de instrumentos tradicionais, mas também o papel das novas tecnologias no processo criativo dos compositores.
Atividades a serem desenvolvidas: apreciação musical, análise de partituras, apresentação de trabalhos (oral) e prova dissertativa.
Vagas: 30
Dia e Horário:
2ª 17h30-19h30
Pré-requisito: Conhecimento musical de nível médio ou avançado.
Tipo de Seleção: entrevista
Inscrições: de 26/02 a 08/03
Seleção: 11/03 às 17h30
Publicação do resultado no site: 13/03
Matrículas: 14/03
Início das aulas: 20/03

Interpretação de Música Popular

Professor responsável: Michel Moraes
Ementa: O objetivo do curso é iniciar o aluno na interpretação dos principais gêneros da música popular. Serão abordados aspectos relacionados à estética, leitura, articulação e interpretação de diversos gêneros musicais populares, assim como noções de improvisação.
Área: Popular
Vagas: 15
Dia e horário:
4ª feira 13h30-15h30
Requisitos: Ter domínio do instrumento e leitura musical fluente.
Tipo de seleção: leitura a primeira vista e peça de livre escolha
Idade: a partir de 14 anos
Inscrições: de 26/02 a 08/03
Seleção: 13/03às 13h30
Publicação do resultado no site: 15/03
Matrícula: 18/03
Início das aulas: 20/03

Para inscrição acesse:

http://wise.emesp.org.br:8080/sql_http_procsel/servlet/hwvcnd01

Postar um comentário