terça-feira, 19 de fevereiro de 2013

MAM SP anuncia calendário de exposições para 2013



O Museu de Arte Moderna (MAM) de São Paulo anunciou na última semana sua programação de exposições para 2013.
Em outubro, acontecerá o 33º Panorama da Arte Brasileira, tradicional mostra bienal do museu, desta vez sob curadoria de Lisette Lagnado. O mote da exposição seria, segundo disse o curador do museu, Felipe Chaimovich, ao jornal O Estado de S. Paulo, “a relação de arquitetura museológica e arte contemporânea”, com abertura para ensejos “utópicos” como parte do projeto.
Duplas formadas por arquitetos e artistas produzirão obras para este “Panorama reflexivo”, talvez um pouco conceitual. Para Chaimovich, arquitetura é um tema brasileiro, diretamente ligada ao “projeto de vanguarda” no Brasil e fundamental para a arte que vem dos anos 1960 até hoje.
O MAM quer ainda trazer para o Brasil as cinco peças que a escultora Maria Martins (1894-1978) exibiu em 1943 na exposição Amazonia, em Nova York. “Com essas obras, que estão nos EUA, ela ficou conhecida pelos surrealistas”, disse Chaimovich. A retrospectiva de Maria Martins está prevista para ocorrer entre julho e setembro.
A exposição Circuitos Cruzados, prevista para ocorrer entre janeiro e março, colocará em diálogo obras dos acervos do MAM e do Centro Georges Pompidou de Paris. Mostra de cunho “político”, com destaque para videoinstalações – entre elas, de Bruce Nauman e Nam June Paik -, e que tem um dos temas a questão da vigilância, foi concebida por Paula Alzugaray e Christine Van Assche.
Outra exposição coletiva, marcada para julho, é Mitologias – Arte Contemporânea Jovem, projeto da curadora Kiki Mazzuccheli.
Das grandes individuais, entre abril e junho, acontecem simultaneamento a mostra de Alex Vallauri, com curadoria de João Spinelli, e a exibição de fotografias que o americano Christopher Makos fez do artista pop Andy Warhol travestido.

Nenhum comentário: