quarta-feira, 25 de agosto de 2010

Apresentação da Orquestra Filarmonia Santa Catarina

A Orquestra Filarmonia Santa Catarina apresenta o programa “A música fala por si”, com peças de Mozart e Antonin Dvorak, na sexta-feira, dia 27 de agosto, no Teatro Álvaro de Carvalho, às 21h.

Sobre o Programa:
Wolfgang Amadeus Mozart (1756-1791)
Concerto para Piano e Orquestra em Dó Maior n° 13 K. 415
Mozart escreveu nada menos que vinte e sete concertos para piano e orquestra, e dentre eles estão algumas de suas mais sublimes e relevantes obras.
O autor compôs o concerto que ouviremos esta noite aos 26 anos de idade, 18 meses após sua chegada em Viena, pertencendo o mesmo ao grupo de seus “primeiros concertos vienenses”.
O concerto está dividido em três movimentos:
O primeiro está em Forma-Sonata com seus dois típicos temas principais contrastantes, no caso, um fugato majestoso e uma aprazível melodia sentimental.
O segundo é uma simples Forma-Canção, com um expressivo e lírico tema que se repete inúmeras vezes sempre algo modificado e re-ornamentado.
O terceiro é um Rondò de caráter gracioso, permeado de inúmeras pequenas cadências do piano solista.
Antonin Dvorak (1841-1904)Serenata para Cordas em Mi maior Op. 22Dá-se o nome de Serenata a obras que sejam, a um só tempo, nem tão ambiciosas quanto uma Sinfonia e nem tão despretensiosas quanto um Divertimento. Nesta Serenata, o autor nos revela tanto sua fluência composicional e força melódica, por vezes ingênua, por vezes galante, por vezes apaixonada, quanto sua enorme intimidade com os instrumentos de corda e sua variedade de articulações.
A densidade contrapontística e a típica rítmica eslava, enriquecida através da acentuação de tempos fracos, que caracterizam o compositor, também abundam nesta obra.
Chama-nos também atenção a unidade composicional que a ora demonstra através do recorrente reaparecimento de temas e pequenos motivos musicais por toda a obra, culminando com a volta quase literal da Coda do primeiro movimento precedendo a Coda geral do Finale: Allegro vivace (quinto e último movimento).


Regente e Diretor Artístico:
Gustavo Lange Fontes
Solista de Piano:
Guilherme Amaral
Ingressos à venda no Teatro Governador Pedro Ivo, Centro Integrado de Cultura (CIC) e Teatro Álvaro de Carvalho.
R$ 20,00
R$ 10,00 (meia)
Fonte: http://www.alquimidia.org/fcc4/index.php?mod=pagina&id=9294
Postar um comentário