Além de proporcionar a integração dos diversos grupos de samba de bumbo existentes no Estado de São Paulo, o encontro tem como finalidade promover a valorização do ritmo musical – que remete ao período dos escravos – entre as pessoas de diversas idades. O evento também é uma grande oportunidade para os apreciadores se juntarem à roda de samba e aprenderem a entoar os versos, que são cantados ao longo das apresentações.
No sábado (21/08), o encontro terá início às 15h. Os mestres de samba de bumbo, que se apresentarão no dia, vão participar de uma conversa com todos os presentes, abordando a origem do ritmo, como o samba é desenvolvido em suas cidades e esclarecendo dúvidas e curiosidades.
Após a conversa com o público, às 17h, será a vez das apresentações dos grupos de samba de bumbo. O primeiro a tocar será o grupo composto por integrantes das cidades de Tietê, Piracicaba e Capivari. Em seguida, será a vez do grupo de Samba de Roda de Pirapora, do município de Pirapora do Bom Jesus, a animar todo o público. E, por último, às 19h, o grupo Votubumbá, do Instituto SufrutoverdeuS, de Santana de Parnaíba, irá encerrar as apresentações do primeiro dia.
Já no domingo (22/08), o encontro começa às 13h, com a conversa entre o público e os mestres que vão se apresentar no dia. Às 14h, a roda de samba terá início com o grupo de Congada de São Benedito, da cidade de Cunha, localizada no Vale do Paraíba. Em seguida, será a vez do Grupo 13 de Maio – Cururuquara, de Santana de Parnaíba, animar todo o público presente. E para fechar o Encontro Regional de Samba Bumbo, as pessoas poderão conferir, às 16h, a reapresentação do Grupo Votubumbá.
O Samba de Bumbo recebe, no Estado de São Paulo, diversas denominações, de acordo com a época e a localidade. Ele é conhecido também como samba antigo, samba campineiro, samba de roda, entre tantos outros nomes. Este ritmo teria surgido nas áreas rurais na metade do século XIX, pelos afro-descendentes do oeste paulista e, aos poucos, migrou para as áreas urbanas das cidades.
As músicas cantadas pelos grupos de samba são compostas por versos curtos, que normalmente remetem aos temas sobre os tempos de escravidão, do trabalho na roça e do cotidiano dos antepassados.
Durante as apresentações, os grupos de samba de bumbo costumam utilizar trajes semelhantes. As mulheres, por exemplo, utilizam lenços na cabeça e saias bem rodadas. Estes grupos também seguem, normalmente, a mesma dinâmica. Um dos integrantes canta uma ou duas vezes o verso, sem instrumentos musicais e, em seguida, a frase é repetida várias vezes pelo restante do grupo, já acompanhado pelos diversos instrumentos, como pandeiro, chocalho, reco-reco, caia e zabumba.
Programação completa
Sábado – 21 de agosto
15h – Diálogo com os mestres
17h – Apresentação do grupo Tietê, Piracicaba e Capivari
18h – Grupo de Samba de Roda de Pirapora – D. Maria Esther
19h – Votubumbá – Instituto SufrutoverdeuS
20h – Encerramento
Domingo – 22 de agosto
13h – Diálogo com os mestres
14h – Apresentação do grupo de Congada de São Benedito de Cunha
15h – Grupo 13 de maio - Cururuquara
16h – Votubumbá – Instituto SufrutoverdeuS
17h – Encerramento
Agito SP 20/08/2010
Nenhum comentário:
Postar um comentário