sexta-feira, 21 de junho de 2013

Orquestra Sinfônica de Goias


 Concerto

                                                       
“Orquestra nos Bairros”

Numa iniciativa de enorme alcance social, esta série levará a OFG a diversas localidades de Goiânia. Os Concertos nos Bairros têm a finalidade de ampliar o acesso da população à música erudita, privilegiando regiões em que apresentações deste gênero são raramente agendadas. Acontecem nas quintas e sextas-feiras, sempre às 20h.

“Orquestra nos Bairros” Dia 21 de junho, sexta-feira, 20h

Local: Paróquia Jesus Bom Pastor- Rua Porto Alegre, Qd 27 A, Lt 17.

Jardim Guanabara 1-  Goiânia – GO.

Entrada Franca



PROGRAMA

Obras de BEETHOVEN e HAYDN.



 Alessandro Borgomanero, regência

Nascido em Roma, Alessandro Borgomanero formou-se com o título de Mestre em 1992, na Escola Superior de Música Mozarteum, de Salzburg, na classe do violinista Ruggiero Ricci. Continuou seus estudos com renomados violinistas, como Boris Belkin, Salvatore Accardo e Rodolfo Bonucci.

Apresentou-se como solista frente a várias orquestras, tais como: Orquestra de Câmara de Budapeste; Salzburg Chamber Soloists; Philadelphia Virtuosi Orchestra; London Mozart Players; Virtuosos de Salzburgo; Orquestra de Câmara de Berlim; Orquestra Sinfonietta Salzburg; Bachiana Filarmônica; Orquestra Sinfônica de Vaasa (Finlândia) e com a grande maioria das orquestras sinfônicas do Brasil.

Em 2002, realizou a primeira execução brasileira do Concerto nº 2 para violino de Schostakovich, em Curitiba. No ano de 2005, apresentou-se como solista com a Orquestra de Câmara do Kremlin, em Moscou (Rússia). Em 2009, fez a estreia mundial do concerto para violino e orquestra de Jaime Zenamon, com a Orquestra Sinfônica do Paraná. Em duo com violino e piano, e como integrante do Quarteto Mozarteum, obteve elogios do público e da crítica especializada em tournées por diferentes países como Áustria, Escócia, Inglaterra, Holanda, França, Portugal, Alemanha, Itália, Japão, Rússia, Austrália, Estados Unidos, Canadá, Peru, Argentina, Uruguai e Brasil.

Para a temporada de 2013 foi convidado para tocar como solista e regente com a Orquestra Sinfônica Nacional do Equador em Quito, com as orquestras de Guayaquil e Cuenca, sempre no Equador, com a Filarmônica de Florianópolis,  Sinfônica da Bahia,  Sinfônica do Teatro São Pedro, Sinfônica de Sorocaba, Sinfônica do Paraná,  Sinfônica do Teatro da Paz (Belém),  dentre outras.

Participou de concertos em diversos festivais de música, tais como: Festival de Verão de Salzburg, com a cantora Jessye Norman; Festival de Música de Edimburgo, nas Semanas Filarmônicas de Salzburg com integrantes das Orquestras Filarmônicas de Viena e de Berlim; Festival Mozart de Tóquio e Festival de Inverno de Campos do Jordão. Ministrou  masterclasses para violino na Escola Superior de Música de Viana (Portugal) e em quase todos os festivais de música do Brasil.

Gravou vários discos, por selos como Kreuzberg Records (Alemanha), Nami Records (Japão) e Classic Sound (Áustria). A sua discografia inclui dois CDs, gravados com o Mozarteum Quartett, com quartetos e quintetos de Mozart; um álbum de violino e violão e outro com peças virtuosísticas para violino e piano. Em 2011, gravou um CD com obras inéditas de compositores brasileiros para violino e cordas, como solista e diretor artístico da Camerata Filarmônica de Goiás.

Vive em Goiânia desde 1999, onde é professor de violino na Universidade Federal de Goiás. De 2003 a 2007, foi diretor artístico e regente titular da Orquestra de Câmara Goyazes, liderando-a em mais de 90 concertos por vários estados brasileiros. Como reconhecimento pelas suas realizações na área da música em Goiás, recebeu em 2006 o título de Comendador da Ordem do Mérito Anhanguera, outorgado pelo Governo do Estado. Desde 2012 é Diretor Artístico da Orquestra Filarmônica de Goiás.


             A ORQUESTRA.

A nova ORQUESTRA FILARMÔNICA DE GOIÁS, criada em janeiro de 2012, realizou cerca de 20 apresentações musicais, divididas em quatro séries de concertos no Teatro SESI, no Centro Cultural UFG, no Centro Cultural Oscar Niemeyer e no Teatro Escola Basileu França. Foram mais de 10 artistas convidados de renome nacional e internacional, que se apresentaram junto à Orquestra na Temporada de 2012, inclusive em concertos didáticos em parceria com a Secretaria da Educação e com o Teatro SESI.

Mostrando o potencial da música de concerto em Goiás, a lotação dos teatros e locais de concertos, foi sempre próxima da capacidade máxima, em quase todas as récitas, totalizando um público de, mais ou menos, 15.000 pessoas.

Foi a primeira vez na história do Estado de Goiás, que uma Orquestra apresentou a programação anual de concertos organizados numa completa, a Temporada 2012, com as séries Grandes Solistas, Concertos para a Juventude, Concertos de Câmara e Concertos Didáticos, e eventos prestigiados por maestros e solistas convidados, destacando entre eles: Emmanuele Baldini, Räiff Dantas, Fábio Cury, Laércio Diniz, Eduardo Monteiro, Luiz Garcia, Neil Thomson, Albrecht Breuninger e Ângelo Dias.

Com uma nova configuração, a Orquestra Filarmônica de Goiás iniciou o ano de 2013 com as audições e o processo seletivo, aprovando os músicos que compõem o seu quadro.

Na programação da Temporada 2013, estão previstas 42 apresentações musicais em todo o Estado de Goiás, inclusive em bairros de Goiânia, entre as séries concertos no Teatro Goiânia, no Teatro SESI e no Centro Cultural Oscar Niemeyer, além de concertos especiais. Teremos 25 artistas, de renome nacional e internacional, que se apresentarão com a OFG para um público de, aproximadamente, 30.000 pessoas. Entre eles destacam-se: André Micheletti, Alex Klein, Daniel Guedes, Flavio Gabriel, Jean Louis Steuerman, Ricardo Castro, Carlos Moreno e João Carlos Martins.


O ano de 2013 será promissor e propagará os sons da OFG pelos mais variados espaços e públicos.

Nenhum comentário: