segunda-feira, 16 de março de 2009

Intercâmbio Acadêmico

MOBILIDADE DE ESTUDANTES – UNIVERSIDADE DO PORTO

Já se encontram abertas as candidaturas para estudantes brasileiros de graduação que, ao abrigo de um acordo de cooperação celebrado com a Universidade do Porto, pretendam realizar um período de estudos, não superior a um ano letivo, numa das faculdades da Universidade do Porto.
Informamos de que o ano acadêmico na Universidade do Porto decorre de Setembro de 2007 a Julho de 2008. O Calendário Escolar, fixado pela Seção Permanente do Senado Universitário, é o seguinte:


- Inicio do ano letivo - 11 de Setembro de 2007;
- Inicio do segundo semestre - 21 de Fevereiro de 2008;
- Férias de Natal - 18 de Dezembro de 2007 a 1 de Janeiro de 2008;
- Férias da Páscoa - 4 de Abril de 2008 a 10 de Abril de 2008.

Os prazos limite para a recepção das candidaturas são os seguintes;*

Até 31 de Maio de 2007, para estudantes que pretendam realizar estudos durante um ano académico ou 1º semestre (Exceto Escola de Engenharia*).*

Até 14 de Novembro de 2007, para realização de estudos durante o 2º semestre (Exceto Escola de Engenharia*).

Informações Importantes
como concorrer a intercâmbio com a U.Porto ao abrigo de um Acordo de Cooperação?
Quais os documentos necessários?

- Carta de encaminhamento
- Formulário de Candidatura
- Histórico Escolar (enumerando as disciplinas realizadas e respectivas notas)
- Currículo Académico

O Contrato de Estudos com as disciplinas a realizar na Universidade do Porto (página 3 do FC) deve ser assinado pelo estudante, pelo Professor responsável pela mobilidade e assinado e carimbado pelos Coordenadores Local e Institucional (ou equivalente) da universidade de origem.Os estudantes de intercâmbio terão de pagar alguma taxa na U.Porto?Os estudantes de intercâmbio ao abrigo de um protocolo/convênio/acordo não pagarão qualquer taxa na Universidade do Porto, apenas o seguro escolar (cerca de 2 euros).

Como escolher um plano de estudos/disciplinas a frequentar na U.Porto?

O estudante poderá consultar o plano de estudos, bem como informações sobre objetivos, conteúdos, professores, horários etc. do curso/licenciatura que pretende frequentar acessando o site da instituição.


Como é feita a avaliação da candidatura ao intercâmbio?

A avaliação por parte da Secretaria de Relações Internacionais (e também da Comissão de Mobilidade Estudantil da Escola de Engenharia** no caso desta) levará em conta os seguintes critérios na seguinte ordem:

1) Desempenho acadêmico/ cumprimento das normas do Edital;
2) Conhecimento do idioma e Currículo;
3) Avaliação integral do material.

As candidaturas a intercâmbio são analisadas pelo SCPLLA e, se estiverem devidamente instruídas, são enviadas para a Faculdade que o estudante pretende frequentar para análise e aprovação do Contrato de Estudos proposto.
Em caso de aceitação será enviada para o Serviço de Relações Internacionais da Universidade parceira, que inicialmente nos remeteu o processo de candidatura, uma Carta de Aceitação para obtenção do Visto de Estudo, sem o qual o aluno não poderá realizar o intercâmbio.
Visto de Estudo e PB4/Seguro de Saúde
Um estudante brasileiro só será aceito para realizar um período de estudos na Universidade do Porto se antes de sair do Brasil tiver obtido o VISTO DE ESTUDO, qualquer que seja o período.
O Ministério dos Negócios Estrangeiros e o Serviço de Estrangeiros e Fronteiras (SEF) consideram que o estudante que não tenha o referido Visto de Estudo se encontra em situação irregular, podendo mesmo ser impedido de ficar no nossos país. O estudante deverá ainda fazer-se acompanhar do modelo PB4 ou de um Seguro de Saúde.

Alojamento

No Formulário de Candidatura, mais especificamente na última página (FC 4/4), os estudantes candidatos a intercâmbio podem indicar se pretendem apoio na procura de alojamento particular ou alojamento em residência universitária. Com muita pena nossa, informamos que as vagas disponibilizadas em residências universitárias são muito reduzidas relativamente aos estudantes de intercâmbio que anualmente escolhem a Universidade do Porto como universidade de acolhimento (900 estudantes entre europeus e brasileiros), daí ser muito difícil obter uma vaga. Contudo, através de uma lista de alojamento particular que podemos fornecer eletronicamente aos estudantes, mas do qual não assumimos qualquer responsabilidade na medida em que não é gerido pela Universidade do Porto, não é difícil arranjar alojamento que, quando partilhado por um ou dois estudantes, não fica muito dispendioso, nem mais caro que o custo mensal da própria residência universitária.

Bolsas de estudo

A Universidade do Porto não prevê no seu sistema a atribuição de bolsas de estudo quer a estudantes nacionais, quer estrangeiros. No sentido de esclarecer os estudantes sobre o custo de vista na cidade do Porto, pode ser averiguado também na nossa página (www.ufrgs.br) um informativo com essa informação.No entanto, a nossa Faculdade de Engenharia participa do Programa Mobile - Programa de Mobilidade de Alunos do Ensino Superior entre a FEUP e Instituições Congéneres do Brasil, de outros países da América Latina e Timor. Um dos principais objetivos daquele Programa impulsionar o intercâmbio de alunos dos cursos de graduação (licenciatura) entre a FEUP e as Universidades Brasileiras com as quais a Universidade do Porto mantém protocolos de cooperação.Contato de estudantes brasileiros na Universidade do Porto - BRASUPDevido ao elevado número de estudantes brasileiros que estudam na Universidade do Porto foi criada, por iniciativa da Reitoria da Universidade de Porto, a Associação de Cidadãos Brasileiros na Universidade do Porto - BRASUP que dá informações muito úteis e ajuda os estudantes brasileiros na sua integração na nossa comunidade académica e cidade. Aconselhamos vivamente que os estudantes contatem aquela Associação.Outras informações relevantes:*

A Faculdade de Arquitetura de Porto apenas aceita candidaturas para o ano letivo completo e sequencial (de Setembro a Julho) e foi a única faculdade que até ao momento estabeleceu um número de vagas, conforme documento anexo.*

A Faculdade de Economia de Porto apenas aceita candidaturas com a duração máxima de 1 semestre letivo;*

A Escola de Engenharia, através de sua Secretaria de Mobilidade Estudantil – 7º andar do prédio novo -, solicita que os documentos sejam entregues na própria secretaria dentro dos mesmos prazos.

A lista de documentos é a que segue:

histórico escolar, carta de motivação, extrato escolar e curriculum vitae.
No Caso dos alunos da Escola de Engenharia, os documentos deverão ser entregues na Secretaria de Mobilidade Estudantil – 7° andar do Prédio Novo da Escola de Engenharia – até o dia 15 de Maio de 2007 (para o 1° semetre) e até 30 de Outubro de 2007 (para o 2° semestre). E esta mesma Comissão deverá enviar os documentos para a Secretaria de Relações Internacionais até o dia 31 de Maio de 2007 (para o 1° semestre) e até 14 de Novembro de 2007 (para o 2° semestre).

**DOCUMENTOS NECESSÁRIOS PARA OS ALUNOS DA ESCOLA DE ENGENHARIA:

1 – histórico escolar
2 – carta de motivação
3 – extrato escolar
4 – curriculum vitae

Para contato com a U.Porto:

SCPLLA - Serviço de Cooperação com Países Lusófonos e Latino-AmericanosReitoria da Universidade do PortoPraça Gomes Teixeira, s/n4099-002 Porto
Tel: +351 220408145 +351 220408152
Fax: +351 22 040 81 83
E-mail: cplla@reit.up.pt acapitao@reit.up.pt
Url: http://www.up.pt/

Nenhum comentário: