segunda-feira, 23 de março de 2009

XII Prêmio Carlos Gomes de Ópera e Música Erudita

O XII Prêmio Carlos Gomes de Ópera e Música Erudita será outorgado aos artistas ou organizações culturais que mais se distinguiram por suas realizações em 2008.
Serão 12 categorias: Solista Instrumental, Regente, Conjunto de Câmara, Orquestra Sinfônica, Cantor Solista, Cantora Solista, Regente de Ópera, Direção de Cena, Figurino, Cenário, Iluminação, Espetáculo de Ópera.
E ainda o Troféu Guarany, em reconhecimento do conjunto da obra de seu ganhador e o prêmio aos incentivadores da música e o Troféu Pedro II, que não participará do processo de indicação e de votação.
A realização é da Algol Editora. A Comissão Organizadora será presidida pelo soprano Niza de Castro Tank, com vice-presidência do compositor Almeida Prado. O pesquisador e professor Sérgio Casoy é o secretário do Colegiado de Indicação, órgão composto por cerca de 30 especialistas desse segmento cultural, que elaborará a Lista dos Indicados em cada categoria. A partir dos nomes indicados, um Corpo de Jurados, composto por cerca de 200 membros de todo o Brasil, decidirá, por votação, o vencedor em cada categoria. Haverá também um júri popular, com participação aberta a todos os brasileiros, que, através da internet, votará nos candidatos indicados.
O resultado desta votação será juntado aos votos do Corpo de Jurados para a determinação dos vencedores, na proporção de 10% dos votos dos jurados.
Cada vencedor receberá um diploma, um troféu, e R$ 3 mil em dinheiro. O homenageado com o Troféu Guarany receberá R$ 5 mil. O Troféu Pedro II não tem prêmio em dinheiro.
No dia 11 de maio, segunda-feira, acontecerá a cerimônia de entrega do XII Prêmio Carlos Gomes na Sala São Paulo, com concerto da Sinfônica de Campinas, sob regência de Lígia Amadio. A publicação da lista dos indicados e o início da votação acontecem no dia 13 de abril e vão até o dia 30 de abril.
Informações sobre a divulgação:
Miriam Bemelmans (MTB 26.374) pelos telefones (11) 3034-4997 e (11) 9969-0416,
pelo e-mail miriam@bemelmans.com.br ou pelo site http://www.bemelmans.com.br/

Coloborou: Theo Kardos

Nenhum comentário: