quarta-feira, 22 de dezembro de 2010

Grave crise no Coral Paulistano do Teatro Municipal de São Paulo

Coral Paulistano e Maestro Tiago Pinheiro

Este ano os corpos estáveis do TMSP estão agitados, depois da crise que culminou no afastamento do Maestro Rodrigo de Carvalho da liderança da Orquesra Sinfônica Munipal, outro corpo estável daquela casa entra em grave crise, desta vez o Coral Paulistano.

Tiago Pinheiro, maestro que recentemente assumiu o cargo de regente titular do Coral Paulistano promoveu nos últimos dias teste para verificação de capacidade técnica individual no grupo de cantores que está sob sua batuta. Tal procedimento é bastante comum, da mesma forma procedeu, por exemplo, o Maestro John Neschling quando incorporou o Coral Sinfônico do Estado de São Paulo a OSESP, Orquestra Sinfônica do Estado de São Paulo.

Embora comum, este procedimento sempre suscita indignação e descontentamento, principalmente naqueles que recebem uma avaliação negativa sobre sua performance. No caso do Coral Sinfônico cantores que foram reprovados no teste entraram com ação contra a Osesp, processo que ainda tramita pelos orgãos competentes. Na ocasião um grande número de cantores não recebeu aprovação da nova diretoria artística, no entanto este número não chegava a 40% do total de cantores. Houve grande estardalhaço e cantores revoltados ocuparam a mídia especializada para manifestar grande indignação e anunciar que entrariam com recurso júridico a fim de garantir o emprego.

Já no caso do Coral Paulistano a situação é bem mais delicada, notícias extra-oficiais apontam para um altíssimo número de reprovados, cerca de 80% número que, se confirmado, gera incomodo generalizado.

Este tipo de teste em nosso entendimento é necessário, principalmente em um primeiro momento, porque serve, além de tantos outros fatores, para que o regente recem chegado consiga determinar, por exemplo, quais deficiências ele terá que saldar. Outro fato que devemos considerar é que alguns cantores de corpos estáveis tem como certo que o seu cargo é vitalício e acabam por relaxar os necessários estudos que um cantor profissional deve manter ininterruptamente, prejudicando com esta atitude o resultado técnico/artístico do grupo. Isto é bastante comum.

Não passa por nossa pretensão julgar comportamento de comandados e da atual liderança do grupo, o que aqui pretendemos é noticiar. Apontamos como positiva a reformulação do Coral Sinfônico quanto passou a ser o COSESP, Coro da Orquestra Sinfônica do Est. de São Paulo, o nível do grupo subiu a tal ponto que hoje é, sem dúvida, o grupo de cantores mais importante do Brasil. Mas para que isto acontecesse alguns cuidados foram tomados como , por exemplo, os cantores são avaliados periodicamente (de 3 em 3 anos). O teste é sério e o cantor que não for aprovado será afastado do grupo, ou seja, quem não passa no teste é despedido. Este modo de proceder certamente é um dos fatores que determinou o atual lugar ocupado pelo grupo. Toda esta estratégia foi antecipadamente planejada.

No entanto, não sabemos o que o Maestro Thiago Pinheiro pretende ao reprovar 80% dos cantores, se é que esta informação procede, ficaremos na espectativa de informações oficiais sobre o fato para que possamos noticiar. Por agora temos duas certezas; desde que o Maestro Samuel Kerr se aposentou o grupo não se estabilizou mais, a maestrina Mara Campos, que assumiu o cargo após a aposentadoria do Mestro Samuel Kerr, também passou por sérias crises dentro do grupo, crises que acabaram por afastá-la da frente do coro. Importante lembrar que o atual maestro era seu assistente. A segunda certeza é que o grupo passsa por profunda crise. Esperamos que em breve tudo seja esclarecido, e a situação se normalize pois trata-se, sem dúvida, de tradicional e importantíssimo grupo de cantores.

7 comentários:

Anônimo disse...

Comemorando a postagem desta VOZ ATIVA MADRIGAL, comunico que:

1 - É fato que a avaliação periódica é necessáriia e importante, mas a forma como as audições estão sendo realizadas é que são questionadas.

2 - Cantores com voz formada estão obrigados a despreparar a voz.
A cantar menos, com vibrato zero.

3 - Todos os cantores terão que cantar fora de suas tessituras.

4 - Quando 80% dos cantores é reprovado, o problema não é dos cantores, passa a ser da direção, pois este mesmo coro, composto pelos mesmos profissionais, já realizou espetáculos aplaudiíssimos e premiados. São os mesmos cantores que agora não servem mais.

5 - 9 dos 11 aprovados têm trabalhos paralelo fora do teatro junto com o regente.

Mais informações ou para acompanhar as discussões:
http://commuitovibrato.blogspot.com

Obrigado por também das voz a este fato.

Anônimo disse...

Comemorando a postagem desta VOZ ATIVA MADRIGAL, comunico que:

1 - É fato que a avaliação periódica é necessáriia e importante, mas a forma como as audições estão sendo realizadas é que são questionadas.

2 - Cantores com voz formada estão obrigados a despreparar a voz.
A cantar menos, com vibrato zero.

3 - Todos os cantores terão que cantar fora de suas tessituras.

4 - Quando 80% dos cantores é reprovado, o problema não é dos cantores, passa a ser da direção, pois este mesmo coro, composto pelos mesmos profissionais, já realizou espetáculos aplaudiíssimos e premiados. São os mesmos cantores que agora não servem mais.

5 - 9 dos 11 aprovados têm trabalhos paralelo fora do teatro junto com o regente.

Mais informações ou para acompanhar as discussões:
http://commuitovibrato.blogspot.com

Obrigado por também das voz a este fato.

Anônimo disse...

Vale lembrar que o maestro Tiago Pinheiro não é recem-chegado. Está lá há cerca de 8 anos, conhece todos os integrantes do coro, a ponto de ter entre seus 10 aprovados, 8 cantores que cantam com ele fora do teatro, em seus projetos particulares. Lembrando também que o maestro tiago Pinheiro desdenho seus colegas de trabalho dentro do coro, não convidando nenhum maestro da casa na banca, somente o maesto da OSM (este sim, recem chegado) Vale lembrar também que os cantores aprovados que participam com Tiago Pinheiro de seus projetos extra-Coral Paulistano, recebem orientação vocal dos dois integrantes da banca convidados. Haja imparcialidade..., e quando houver, tomara que ela aporte no Teatro Municipal

Anônimo disse...

Olá, excelento o texto, só há um equívoco. Ninguém foi demitido. Todos passaram por uma primeira avaliação e quem não teve um bom desempenho vai ser orientado sobre os aspectos que precisa melhorar e terá a chance de fazer nova audição em três meses. Todos os contratos estão renovados até lá.

Anônimo disse...

Um colega cantor profissional e maestro me chamou atencao para a questao que este blog levantou, ou seja, a re avaliacao dos cantores do coral paulistano.Com relacao aos pontos levantados , ou seja, a banca e ao teste propriamente dito, tenho algumas considerações pessoais. Numa pesquisa rapida para embasar mais fortemente o meu pensar, listei uma serie de qualidades que o cantor profissional deve demonstrar. Vamos encontrar nesta lista de qualidades, varios quesitos que o maestro Tiago Pinheiro se refere como pontos essenciais e por isso, avaliados. Leiam por favor abaixo, depois de cada ponto farei minha consideracao:
-to sing precisely in tune (on the correct pitch) and with a vocal timbre (or color) which complements the other singers; ( O timbre e a afinacao devem ser avaliados e sao fundamentais na formacao de um coro profissional de sucesso - isso se refere a mescla do som )
-to sing at precisely controlled levels of volume, matching the dynamics marked in the score or prescribed by the conductor, and not sing so loudly as to be markedly detectable as an individual voice within the section; ( isto se refere a tipos de som solicitados pelo maestro, dinamicas e individualidade - por exemplo cantores que nao conseguem controlar o vibrato ou o volume de voz, nao sao grandes cantores de coro porem podem ser excelentes cantores solistas (o que nao estah sendo discutido neste blog)
-to sight-read music fluently; ( indiscutível e parte de qualquer teste para coro profissional)
-to read and pronounce the text accurately and in the pronunciation style specified by the leader, whatever the language may be. This includes correct diction, proper vowels and timing of diphthongs, and correct placement of consonants;
-to understand and interpret the music and to reflect that understanding in the vocal production of the music; ( acredito que isto reflita uma flexibilidade do cantor de coro para se adequar a todos os tipos de repertorio, caso exijam vibrato ou voz branca, volume ou controle total de um pianissimo )
-to monitor one's own singing and detect errors, correcting them as they go along,( sugerindo um forte senso de auto -correcao)
-to accept direction from others for the good of the group as a whole, even when the singer disagrees aesthetically with the instructions; ( aceitar a posicao do maestro e saber receber instrucoes eh uma importante condicao de ser cantor profissional de coro - me parece que isto tambem eh colocado no blog como uma postura negativa do maestro, porem , a meu ver, o maestro deve ter o controle absoluto do coro )
-to produce a healthy and pleasing tone through the use of proper vocal technique; ( tambem me parece que isto foi avaliado pela banca do teste e que , caso existam determinadas vozes que nao produzem sons saudaveis ou que nao exibam correto preparo vocal, estas seriam desqualificadas )
Em resumo, ao meu ver, o maestro decidiu por uma reavaliacao de todos os cantores pois possivelmente ele nunca ouviu alguns ou muitos dos cantores individualmente. Ouvi sim que a o indice de reprovacao foi grande mas tambem ouvi que a banca examinadora era formada por lideres do teatro e pessoas independentes. Infelizmente , nao existe outra maneira de avaliacao. Todos os coros profissionais dos quais eu participei, usam o mesmo sistema. Eh essencial que os cantores possuam a qualidade de timbrar num conjunto. Nao vejo nenhuma irregularidade nesta reavaliação. Como comprovamos a nossa competencia? sendo testados a todo momento, audicionando, etc. Esta eh a vida de um cantor profissional, se isto eh inconcebivel para algum cantor, esta pessoa deve reavaliar se estah na profissao correta. Sinto muito pelos cantores que nao foram bem sucedidos na reavaliacao, mas me parece que mesmo assim eles tem uma segunda chance para demonstrar os quesitos falhos apontados pelo maestro. Porem, parabenizo os que fizeram um excelente teste e que irao fazer uma excitante temporada do paulistano em 2011.

Anônimo disse...

Recebi um comentario interessante sobre o tema "Crise do Coral Paulistano" . Seria interessante avaliarmos do ponto de vista de diversos cantores profissionais e maestros de coro, se a "crise" originou agora por que muitos (alguns) dos integrantes nao foram considerados aptos a cantar no Coral, ou serah que a crise se refere ao fato do coro ter sofrido uma degradacao vocal ao longo dos anos, sem a renovacao necessaria para se comparar tecnicamente principalmente a OSESP, que estah ha anos luz a frente do Paulistano ? Essa pseudo crise nao seria apenas um descontentamento dos cantores que nao passaram no teste e que agora devem passar por outro exame dentro de 3 meses? Uma crise de auto comiseracao? Todos concordam que o coro precisava de uma revitalizacao. Faltava forca politica e lideranca para se tomar essa iniciativa. Parabens ao Maetro Tiago, que se mostrou forte a frente de ameacas e picuinhas de certos membros do coro que se dizem cantores e que na verdade nao fazem juz a profissao. Vamos esperar felizes, se deus quiser um coro renovado e com olhos para o futuro e nao para o passado. Queremos cantores com muita competencia em TODOS os coros profissionais do Brasil. Todos, inclusive os coros profissionais de casamentos que tem melhorado a cada ano e pagando melhor a seus cantores e retribuindo com uma excelente organizacao e qualidade de orquestra. Parabens a todos que estao dando o sangue , suor e lagrimas para seguir em frente.

Com muita Competencia disse...

com relacao ao assunto da "crise" do coral Paulistano, concordo com anonimo. Desta forma convido a voces a participarem do novo blog "Com muita competencia". Este blog visa estancar esta onda de negatividade trazida por certas entidades e mostrar e felicitar as pessoas que fazem sucesso com arte e que nem sempre recebem o merito que deveriam. Meu blog eh dedicado a qualquer historia de sucesso, de qualquer profissao. Temos muitos exemplos brilhantes de brasileiros que deixaram sua terra natal para trabalhar como cantores profissionais no exterior e que com alto grau tecnico, receberam criticas vibrantes e convites para turnes pelo ministerio da cultura e relacoes exteriores. Muitos casos bem sucedidos. Cantores de coro que ingressaram em corpos estaveis de qualidade incrivel, e que merecem os meritos de todos nos. Nao vamos valorizar aquele profissional que tem pena de si mesmo e acha que deve ser tratado com regalias. Moralizacao , competencia e qualidade eh o que vai levar o Brasil pra frente. Abraco a todos.