segunda-feira, 29 de novembro de 2010

Ofes apresenta último concerto sinfônico do ano na próxima quinta (02) – ES

A Orquestra Filarmônica do Espírito Santo (Ofes), sob a regência de Helder Trefzger, maestro titular, fará a última apresentação da série “Concertos Sinfônicos”, da temporada 2010. O concerto será realizado na quinta-feira (02), às 20 horas, no Theatro Carlos Gomes, no Centro de Vitória.

A entrada é franca, mas os ingressos devem ser retirados na bilheteria do Theatro, uma hora antes do início do espetáculo.

A apresentação contará também com a participação do pianista Marcelo Verzoni, que tem uma intensa carreira internacional e que já se apresentou por países como Finlândia, Alemanha, Argentina e Hungria.

Beethoven e Bramhs

O concerto terá obras dos compositores alemães Beethoven (1770-1827) e Bramhs (1833-1897). De Beethoven será apresentado o “Concerto para piano e orquestra nº 4”, completado em 1806.

O crítico alemão Paul Bekker (1882-1937) escreveu que esse concerto é caracterizado “pela gravidade meditativa, por uma energia latente, capaz de expressar, de tempos em tempos, intensa vitalidade, mas preservando usualmente uma atmosfera de tranqüilidade”.

Uma coincidência histórica de datas marca a apresentação da segunda obra, a “Sinfonia nº 3”, de Johannes Brahms, estreada em 02 de dezembro de 1883, em Viena; e que, 127 anos depois, será apresentada pela primeira vez em Vitória.

Reconhecida principalmente pela melancólica melodia do terceiro movimento, tocada inicialmente pelos violoncelos e depois pela trompa, essa sinfonia obteve sucesso imediato. A obra é marcada pelo conflito e pela ambigüidade tonal e traz uma poderosa carga emocional que lhe rendeu o título de “Sinfonia Heróica de Brahms”, uma comparação direta com a “Sinfonia nº 3” de Beethoven, denominada Heróica.
Série “Concertos Sinfônicos” – da Orquestra Filarmônica do Espírito Santo
- Obras de: Beethoven e Brahms
- Regência: Maestro Helder Trefzger
- Solista: Marcelo Verzoni, piano

Local: Theatro Carlos Gomes
Data: quinta-feira (02)
Horário: 20 h oras
Entrada franca: Os ingressos podem ser retirados na bilheteria do Theatro, a partir das 19 horas, no dia do concerto. Telefone: 3132-8396

Nenhum comentário: