terça-feira, 17 de janeiro de 2012

A Secretaria de Cultura de São Paulo cria Sistema Paulista de Música.

A similaridade do nome do novo projeto da Secretaria de Cultura de São Paulo com o El Sisteja Venezuelano, que descobriu talentos como o maestro Gustavo Dudamel, não parede se mera coincidência. Para o ambicioso objetivo do sistema Paulista de Música, que acaba de ser criado em São Paulo, a integração dos diferentes equipamentos culturais ligados à música, já mantidos pelo estado, é a chave para uma nova era na formação musical do Brasil.
Pelo projeto, diretrizes abrangentes conduzirão a atuação das diferentesa escolas e orquestras de maneira que o Projeto Guri (grande base do sistema) deve ser ampliado epara quatrocentos municípios do interior e passará a ter, além da missão social, um objetivo de iniciação e de ”peneira” que irá preparar os alunos para o Conservatório de Tatuí, Emesp Tom Jobim e, em segundo momento, para a Academia da Osesp, além de formar instrumentistas e cantores para as orquestras, os coros e bandas jovens a essas instituições.
O passo seguinte do sistema é a integração dos grupos jovens com as orquestras profissionais mantidas pelo estado, incluindo a Osesp, a Jazz Sinfônica, a Banda Sinfônica e o Coro da Osesp,e a realização de uma programação coordenada que amplie o alcance e a popularidade das apresentação para o público paulista.
Para a coordenadora da Unidade de Formação Cultural da Secretaria, Ana Paulo Souza Leite, essa política de gestão integrada aprimora resultados e otimiza recursos aplicados em músicas, com o intuito de ampliar os horizontes profissionais dos jovens que começam a ter o primeiro contato com música pelo Projeto Guri.
Para os alunos, há a esperança animadora de ter um certificado de conclusão dos cursos de nosso programa educacional além da chance de ser apoiado por bolsas de estudo do projeto e de ser descobertos nos programas de valorização dos jovens talentos que se destacarem-no “El Sistema” paulista.

Nenhum comentário: