terça-feira, 17 de janeiro de 2012

Voz Ativa Madrigal 2011 / 2012

Voz Ativa Madrigal e Danseurs Performeurs

A exemplo do que vem acontecendo todo final e/ou início de ano, estamos hoje com a missão de transmitir aos nossos colegas, amigos e pessoas que acompanham nosso trabalho uma pequena exposição do de importante aconteceu em 2011 e como esse ano foi realizado dentro das atividades do VAM.
Este foi um ano absolutamente atípico, no início, mais precisamente no mês de abril, nosso regente, Ricardo Barbosa, foi diagnosticado com câncer no reto. O estado em que se apresentou a doença determinou que a cirurgia teria que ser feita imediatamente, o que aconteceu e, dado às complicações apresentadas em sua recuperação, seu estado de saúde não permitiu que ele voltasse a assumir suas atividades durante praticamente todo o ano. Este fato fez com que nossa preparadora vocal Regiane Martinez, assumisse, além de suas atividades, a regência em certos concertos, mas também outras regentes foram convidados e, atendendo nossa solicitação, estiveram à frente do grupo. Exemplo foi a estreia da obra de Amaral Vieira, encomendada pela Paulistur intitulada “Missa Paschalis” para coral e orquestra que foi apresentada na Catedral da Sé, São Paulo, sob a batuta de Naomi Munakata.
Neste ano o Voz Ativa, por intermédio de sua parceria com a Faro Produções de Eventos, participou de Circuito Cultural Paulista, que também contou com a parceria do SESI São Paulo. Foram mais de doze concertos no decorrer do ano, concertos que aconteceram em diversas cidades do interior e grande São Paulo.
A atuação do grupo nos dois principais ofícios da Opus Dei e a participação do VAM nos principais ofícios da Comunidade Luterana Igreja da Paz, completou respectivamente 6 e 10 anos consecutivos, o que confirma a confiança em nosso trabalho e nosso compromisso em atender nossos contratantes com um trabalho de nível.
A participação do grupo em diversas unidades do SESC também marcou o ano. Destacamos o concerto dedicado aos 200 anos do nascimento de Franz Liszt, encomendado pelo SESC do Carmo e apresentado na Igreja da Boa Morte.
A participação do grupo na Virada Cultural Paulista, foi marcada pela insuficiência de espaço em atender o público interessado em assistir o Voz Ativa e o grupo Andino Palimpsesto interpretar a “Misa Criolla” de Ariel Ramirez, várias pessoas não conseguiram lugar.
O espetáculo Multimídia “Natureza”, apresentado no Sesc Pinheiros chamou a atenção da mídia não só por sua proposta, mas também pela apresentação performática do grupo de bailarinos da Danseurs Performeurs e das elogiadas intervenções dos cantores do Voz Ativa. A orquestra Filarmônica de São Paulo, sob a batuta do maestro Rodrigo Vitta, que também assinava a direção artística do show, norteou com competência o espetáculo que contou com a participação da soprano Tais Bandeira, Composições de Flavio Romano, imagens da natureza de Mônaco e do Brasil produzidas por Antoine Loudot (artista residente em Mônaco), iluminação de Silvestre Jr e figurinos de Úrsula Felix conferem ao espetáculo ineditismo. O espetáculo foi fruto do intercambio entre o Brasil e o Principado de Mônaco. Uma bela estruturação que, infelizmente, proporcionou apenas um espetáculo, fato lamentado por muitos.
Em 2011 acrescentamos mais 01 título a nossa discografia, trata-se do cd intitulado “Cantarei ao meu Senhor” produzido pela Paulus editora. As músicas de autoria da Ir. Miriam tiveram a interpretação exclusiva do VAM.
Fizeram parte da agenda do grupo oficinas e workshops, relacionados à música. Tais trabalhos contavam, por vezes, com a participação dos cantores e em outras ocasiões eram ministrados pelo maestro Ricardo Barbosa e pela Preparadora Vocal Regiane Martinez.
Durante o ano a média de apresentação contratadas do grupo foi de 3,5 por mês. Importante salientar que não foram consideradas as apresentações de caráter filantrópico ou outras não renumeradas.
Para o ano que se inicia, novas parcerias estão sendo negociadas e certamente renderão bons frutos.
A Komedi Produções, empresa sediada em Campinas e com escritório no Alphaville, propõe uma parceria não só voltada para apresentações e concertos, mas também, e principalmente, focada em disponibilização de conhecimentos relativos à música. Neste sentido, oficinas estão sendo formatadas a fim de atender a esta demanda.
Já a Artemosfera é uma empresa especializada na produção de DVDs, Cds e outras mídias. Um audacioso projeto foi apresentado ao VAM. O projeto tem como principal objetivo a popularização da música erudita e profundos estudos estão sendo realizados, não só no campo artístico, mas também com foco em canais que promovam aproximação entre a produção artística erudita e a população em geral.
É pretensão de o grupo retomar o Projeto Dominus – Composições Brasileiras dos séculos XX e XXI, cujo registro fonográfico foi indicado para o Prêmio Tim de música erudita e seu lançamento fez parte das comemorações dos 10 anos do Voz Ativa Madrigal. No entanto, dado as intensas atividades do grupo logo após o lançamento do cd, afastamento prematuro do projeto foi promovido, fazendo com que este não recebesse o tratamento merecido. Com esta análise a liderança do VAM optou por retomar o projeto e reparar tais fatos.
Outros projetos estão sendo negociados, como é o caso da parceira com a APAA (Associação Paulista Amigos da Arte), projeto que prevê a democratização dos espaços administrados pela Associação promovendo locais de aprendizado e convivência artística.
Ainda em janeiro o grupo abrirá inscrições para testes para cantores interessados em participar de nossos trabalhos em 2012, as inscrições e testes serão anunciados oportunamente.
O ano de 2012 certamente será melhor do que 2011. Esta certeza nos faz caminhar com firmes e seguras passadas para o futuro, que nos acena com muitas realizações e alegrias, alegrias que certamente compartilharemos com você, que dá sentido e significância ao nosso trabalho.
Obrigado por sua companhia.
Ricardo Barbosa
Regente  
Postar um comentário